Notícias

ANEC promove formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022

21/01/2022
Por  ANEC Comunicação

Na última quarta-feira (19/1), a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizou o Encontro Nacional da Campanha da Fraternidade 2022. O Diretor-Presidente da ANEC, Pe. João Batista, esteve presente para cumprimentar todos os participantes do primeiro encontro do ano de atividades da ANEC. “Temos alegria em refletir sobre o tema da campanha e falar sobre a importância da educação para a formação da sociedade brasileira”, afirmou. Reunindo representantes das associadas da ANEC, Gregory Rial, Coordenador do Setor de Animação Pastoral ANEC, trouxe para o início da reunião uma reflexão religiosa com a oração da campanha deste ano cujo tema é Fraternidade e Educação: fala com sabedoria, ensina com amor.

Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e representante da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional de Bispos no Brasil (CNBB) aproveitou a oportunidade para falar sobre o objetivo da Campanha da Fraternidade. “A Campanha da Fraternidade é uma proposição pastoral da Igreja no Brasil há quase 60 anos. Ela acontece durante o período quaresmal com o apelo de que nós possamos encarar a conversão a partir das realidade em que estamos inseridos. Por isso, a cada ano, temos um novo tema”.

Ao iniciar o debate sobre o tema escolhido para 2022 pela CF, Gregory Rial explicou o porquê de se fazer uma Campanha da Fraternidade sobre educação. “O processo educativo faz parte da vida de todos. É importante superarmos algumas visões reducionistas da educação. Sabemos que educar não é só formar para o mercado ou para uma determinada profissão. Educar é uma tarefa com potencial para transformar a sociedade”, concluiu. 

A Irmã Adair Aparecida Sberga, Vice-Presidente e Presidente da Câmara de Educação Básica da ANEC, realizou uma análise das duas primeiras partes do texto-base da Campanha da Fraternidade que aborda o Escutar e Discernir. “Escutar é uma condição para falar com sabedoria e ensinar com amor. Devemos escutar a realidade e escutar o todo, sem se perder diante de tudo, filtrando e focando no que precisamos”, afirmou. De acordo com a educadora, o texto-base aborda que escutar a realidade é uma condição para construir o projeto de humanidade a partir dos sinais de Deus na história. A importância de alinhar o projeto de vida a um projeto de sociedade para nos reconstruirmos, também é citada no documento. “Todo projeto de vida deve fortalecer um tipo de projeto de sociedade para nos tornarmos mais livres, humanos, iguais e irmãos”, afirmou.

Em sua participação, o Pe. Júlio Resende, Assessor Nacional da Pastoral da Educação da CNBB, buscou fazer uma reflexão sobre o texto-base da campanha com a educação básica. Para o religioso, não é possível pensar em educação e não associá-la à compreensão que temos do ser humano, pois esta visão orienta para a criação de processos educativos que promovam a formação da pessoa humana em sua totalidade. Pe. Júlio explanou sobre as maneiras que as instituições católicas podem estar inseridas diante do contexto da CF. “Não podemos pensar nossas escolas de forma isolada. Como os projetos da escola impactam a vida da comunidade que está à sua volta? A instituição de ensino deve estar de portas abertas para ir ao encontro e se fazer presente em outros ambientes comunitários”, lembrou. 

Representando o Setor de Universidades da CNBB, Pe. Eutrópio de Souza, abordou os pontos do texto-base da Campanha da Fraternidade que já eram temas prioritários no setor universitário, como a saúde mental na Educação Superior, estudantes refugiados e internacionais e novos ensinos e tecnologias aliados às práticas pedagógicas. O departamento do CNBB preparou um documento próprio a partir de um grupo de estudos com reflexões sobre a CF no contexto da Educação Superior. A proposta foi elaborada de modo que possa ser desenvolvida pelos diferentes atores da Educação Superior e por diferentes expressões eclesiais. 

No site da ANEC estão disponíveis materiais da Campanha da Fraternidade 2022 para download. É possível encontrar o texto-base, o cartaz e outros arquivos. Para acessar: https://anec.org.br/acao/campanha-da-fraternidade-2022/


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”