Notícias

ANEC promove encontros de Gestão e Pastoral do Rio de Janeiro e empossa novos conselheiros

13/11/2023
Por  ANEC Comunicação

A coragem do diálogo: um caminho de evangelização para as escolas católicas. Esse foi o tema que reuniu representantes de instituições educacionais católicas associadas à ANEC no dia 30/10, na PUC-Rio, para debater sobre o Ensino Religioso e o futuro da educação, durante o Seminário Estadual de Pastoral do Rio de Janeiro. O seminário, mediado pelo gerente da Câmara de Ensino Superior e coordenador do Setor de Animação Pastoral da ANEC, Gregory Rial, contou com a participação da vice-presidente da ANEC, Ir. Adair Aparecida Sberga, e do Pe. José Abel como facilitadores. 

Para Ir. Adair, o principal objetivo do encontro foi incentivar o diálogo e fortalecer o desenvolvimento da Educação Católica na vida dos estudantes, como ensinar as pessoas a dialogarem e de uma forma cada vez mais qualificada para que haja harmonia, empatia e crescimento entre as pessoas. “O diálogo precisa ser bem compreendido. Ele é um desafio para todos nós e, quando ele é bem feito, ele envolve a escuta, a acolhida o bem do outro e a busca conjunta para que a gente aprenda a viver de uma forma mais verdadeira”, completa.

Os participantes, como Wilton Machado, coordenador de Pastoral dos Salesianos de Rio das Ostras, destacaram a importância do diálogo. “Traçar estratégias para que o diálogo seja essa ferramenta e essa habilidade importantes no dia a dia do fazer na escola é fundamental. A Pastoral, esse coração da escola, é uma ferramenta importante para que nós possamos trazer as famílias para dentro da nossa escola para poder dialogar para apresentar as dificuldades do tempo presente e pedir também ajuda a eles”, afirma o coordenador. 

Na programação, foi instituído o Fórum de Gestores da ANEC do Rio de Janeiro. Durante a abertura da reunião, o reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antônio Pedroso, destacou a necessidade de diálogo entre todas as instituições e reforçou três principais pontos que norteiam a universidade que estava acolhendo o evento: seguir o pensamento neste ano, 

valorizar o serviço de qualidade, além de incentivar a comunhão entre as pessoas. Após a reunião do fórum, aconteceu a posse do Novo Conselho ANEC RJ, em que seis gestores de instituições associadas foram empossados. Na ocasião, eles apontaram os desafios da educação católica e a necessidade de valorizar a identidade católica nas escolas e universidades. 

A diretora da Congregação de Irmãs São João Batista, Irmã Roseni, reforçou a busca por novos modelos de gestão. Já o coordenador do Conselho ANEC, Irmão Wagner Cruz, disse que é preciso se posicionar a favor do diálogo. “Os desafios, primeiro, são os desafios da educação pós-pandêmico. Rearticular, animar, esperançar são verbos que a gente pretende fazer congregando com que todos possam participar desse espaço gestor da ANEC. Os gestores pensando e planejando as escolas e as universidades, juntos, em sintonia com as mantenedoras. A gente tem um potencial de transformação muito grande, então, só esse momento na comunhão, na sintonia, na sinergia e organizando o calendário 2024 já é um avanço muito grande”, completa. 

A gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes, destacou a excelência como obrigação e a articulação como essencial para a atuação. “A gente precisa encarar como desafio a posição da nossa educação católica nesse mercado educacional: quem somos, o que representamos, defender a excelência da educação católica, tanto nos seus princípios quanto na formação da excelência acadêmica”, afirma. 

 

Para encerrar o dia significativo para as instituições, foi realizada uma Celebração Eucarística, que reuniu os gestores e os representantes da Pastoral das associadas. 

 

Confira o vídeo da matéria, na íntegra, produzido pela TV PUC-Rio. 

Texto adaptado: PUC-Rio

Imagens: Comunicar Jornalismo/ PUC-Rio


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”