Notícias

ANEC promove debate de associadas com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior

12/11/2021
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) promoveu nesta quinta-feira um encontro virtual entre suas associadas e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). O encontro foi realizado para que os integrantes da Secretaria pudessem mostrar o trabalho que vem sendo feito para as instituições superiores e para aproximar as associadas da ANEC do MEC, além de esclarecer os principais questionamentos dos centros acadêmicos. 

Ao abrir o evento, o Diretor Presidente da ANEC, Pe. João Batista, reconheceu o trabalho desenvolvido pela SERES. “Este encontro é de muita relevância pois estamos com responsáveis por nossos cursos e nossas instituições de ensino exercerem suas funções educacionais dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério. Agradecemos o esforço que a Secretaria tem feito para atender às nossas demandas.”, declarou. 

Paulo Roberto Almeida, Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, apresentou os resultados dos trabalhos da Secretaria e do Ministério da Educação direcionados à Educação Superior. “Estamos trabalhando de uma forma bem forte e consistente”, afirmou. Segundo ele, foram publicadas 1231 portarias em 2021. Foram protocolados mais de 25 mil de novos processos de regulação, destes, 74% já foram concluídos. O Diretor de Regulação  afirmou ainda que, apenas neste ano, mais de 356 mil vagas de cursos EAD foram autorizadas e mais de 90 mil vagas autorizadas em cursos presenciais. Entre os resultados, também está o reconhecimento de mais de 850 cursos de instituições de ensino superior.

Após a apresentação, o Diretor de Supervisão da Educação Superior, Rodrigo Augusto Rodrigues, exibiu o trabalho da Seres em relação à excelência dos serviços prestados pelas IES. “Nosso trabalho é realizado com foco em qualidade e correção de irregularidades. Realizamos a regulação, a supervisão e a avaliação da educação superior. Utilizamos a penalidade de IES como último recurso na esfera administrativa”, explicou. O Diretor afirmou ainda que a conversão do acervo acadêmico para o meio digital tem sido realizado em sintonia com as IES de forma que a integridade e a autenticidade das informações dos documentos originais estejam  seguras e protegidas. O representante lembrou que o prazo para conversão se encerra em abril de 2022. Representando a Secretaria, estavam também presentes a Diretora de Política Regulatória, Marilise Rosa Guimarães e o Coordenador-Geral de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, Felipe dos Santos Borges.

Após as apresentações, as associadas da ANEC puderam participar e enviar suas dúvidas à equipe da secretaria. A mediação das perguntas foi feita pela Professora e Reitora da Universidade Católica de Salvador Silvana de Sá Carvalho. Guinartt Diniz, Secretário Executivo da ANEC foi o responsável pelo encerramento do evento. “Agradecemos a oportunidade de dialogar com o MEC. Isto é muito importante para que possamos ter uma educação de qualidade. Nosso trabalho é feito de forma a contribuir e apoiar as decisões da pasta”, afirmou. A Gerente da Câmara de Ensino Superior, Profa. Fabiana Deflon encerrou o evento convidando os presentes para participarem da próxima edição do Diálogos da Educação Superior no dia 16 de novembro com a presença do Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Conselheiro Joaquim Neto.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”