Notícias

ANEC pede a governantes que priorizem a imunização de professores contra a covid-19

11/02/2021
Por  ANEC Comunicação

O Brasil ultrapassou a marca dos 4 milhões de vacinados contra a covid-19, de acordo com o levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, com base nos números informados pelas secretarias estaduais de saúde. O plano de imunização dos estados e do Distrito Federal prevê, neste momento, a vacinação apenas de profissionais de saúde e idosos.

Na última semana, a Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), enviou, a governadores de todo o país e também ao Governo Federal, uma carta aberta pedindo a inclusão de professores e trabalhadores da educação na segunda fase de vacinação contra a covid-19, que hoje incluem, pessoas com idade entre 60 a 74 anos. O plano nacional de imunização, divulgado pelo governo federal em dezembro/2020, prevê a imunização de professores apenas na 4ª fase de vacinação, juntamente com integrantes das forças de segurança e salvamento e de funcionários do sistema prisional. 

Com a retomada das aulas presenciais, definidas em cada unidade da federação, os professores estão mais expostos ao novo coronavírus. Ainda que as instituições de ensino tomem todos os cuidados para evitar a propagação do vírus, com adoção das aulas híbridas para diminuição da circulação nas escolas, álcool em gel e máscaras, os docentes e os colaboradores de apoio estarão ainda vulneráveis, inclusive no trajeto escola/residência, dado que boa parte utiliza transportes coletivos”, explica o presidente da ANEC, Ir. Paulo Fossatti. 

Diferente do Brasil, a Rússia incluiu os professores no primeiro grupo para imunização junto com médicos, profissionais da área de saúde e assistentes sociais.

Além da ANEC, assinaram a carta o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC), a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), a Associação Nacional de Universidades Particulares (ANUP), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), o Conselho de Reitores das  Universidades Brasileiras (CRUB), e o Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM). 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”