Notícias

ANEC participa do 1º Seminário Nacional sobre Políticas Públicas para a Primeira Infância

26/06/2026
Por  ANEC Comunicação

Evento promovido pelo MEC reuniu representantes de todo o país para fortalecer a implementação da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e impulsionar ações voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC participou, nos dias 22 e 23 de junho, do 1º Seminário Nacional sobre Políticas Públicas para a Primeira Infância, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Subsecretaria Nacional Integrada da Primeira Infância. Meily Cassemiro, gerente da Câmara de Educação Básica representou a ANEC neste encontro.

O seminário constituiu-se como um importante espaço de articulação, diálogo e construção conjunta em torno da implementação da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI), instituída pelo Decreto nº 12.574/2025. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos, por meio da integração de ações nas áreas de educação, saúde, assistência social, direitos humanos, gestão e inovação, com atenção especial às crianças em situação de maior vulnerabilidade.

Durante o evento, foi lançado o Guia para Elaboração de Planos Intersetoriais pela Primeira Infância, desenvolvido em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). O documento oferece subsídios para que estados e municípios possam estruturar, implementar e monitorar seus planos voltados à primeira infância, fortalecendo a atuação integrada entre diferentes setores e esferas governamentais. Acesse o documento, clicando aqui. 

O encontro reuniu cerca de 500 participantes, entre representantes do governo federal, gestores estaduais e municipais, especialistas, organismos internacionais e organizações da sociedade civil. 

Ao participar desse debate nacional, a ANEC soma sua experiência educacional e sua presença capilar em todo o país a um esforço coletivo que reconhece a primeira infância como etapa decisiva para o desenvolvimento humano. Para a Associação, investir na infância é reafirmar o compromisso com a formação integral, com a proteção, com o cuidado e com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e humanizadora.

 


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”