Notícias

ANEC participa de reunião sobre Novo Enem

17/03/2022
Por  ANEC Comunicação

No último dia 15 de março, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) participou da reunião da Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação que abordou sobre a Avaliação da Educação Básica e tratou sobre o Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Câmara de Educação Básica encaminha abaixo os principais pontos de atenção no que será alterado no Novo Enem.

 

APLICAÇÃO

Enem em 2 etapas:

O Enem é composto por áreas do conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) e dividido em dois dias. Aplicação era dividida em dois domingos; os estudantes precisavam responder 180 questões objetivas e desenvolver uma redação do gênero dissertativo-argumentativo. No primeiro domingo é feita a prova de Linguagens e Ciências Humanas, cada uma com 45 questões e a redação. Já no segundo dia, os alunos respondem os itens de Matemática e de Ciências da Natureza, somando mais 45 itens de cada. Todos os alunos respondem as mesmas questões.

No NOVO ENEM:

O exame vai ser dividido em duas etapas, uma por dia. A 1ª será única e obrigatória para todos os estudantes com questões interdisciplinares que meçam a capacidade de raciocínio e argumentação do estudante, saindo do foco conteudista (com muita teoria). A quantidade de itens ainda não foi definida. A 2ª etapa vai fazer uma referência aos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, com provas de quatro áreas. O aluno escolherá uma delas de acordo com o curso de ensino superior que quer fazer. Serão elas:

  1. Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  2. Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  3. Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e
  4. Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
1º dia de prova: 45 questões de Linguagens e códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Educação); 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e redação.

Os estudantes têm no máximo 5h30 para resolver todas as questões.

2º dia de prova: 45 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e 45 questões de Matemática.

Os estudantes têm no máximo 5h para resolver todas as questões.

NOVO FORMATO

Ainda não foi definida a duração das provas e nem se serão aplicadas aos domingos, mas sabe-se que está organizado em 2 etapas:

1ª etapa: os candidatos responderão questões de formação básica geral, seguindo os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As questões terão um caráter interpretativo.

2ª etapa:  os estudantes responderão questões de acordo com a área de conhecimento escolhida no ato da inscrição. Nessa etapa serão cobradas questões mais específicas aos candidatos.

QUESTÕES DISCURSIVAS

Atualmente: Cada área do conhecimento que compõe o Enem atual tem 45 itens de múltipla escolha. Apenas a redação segue o modelo dissertativo argumentativo.

Novo Enem: Além da redação que vai ser cobrada na 1ª etapa do exame, questões discursivas devem passar a integrar o exame. Ainda não se sabe quantos itens subjetivos vão ser cobrados.

AVALIAÇÃO

A proposta é que, mesmo com questões discursivas, a nota final do candidato seja calculada de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), como já é feito nas edições atuais do exame. 

A correção de itens discursivos exige a implementação de um outro sistema de correção para estes casos. Especialistas consultados pelo CNE sugerem um sistema com inteligência artificial para garantir a divulgação dos resultados dentro de um prazo razoável.

Em relação ao uso da nota do exame pelas universidades, o CNE aponta que a decisão deve ser tomada pelo MEC e pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Por isso, as instituições deverão comunicar o quanto antes como será o seu processo seletivo. Elas poderão escolher apenas a nota da primeira etapa ou atribuir pesos diferentes para cada prova, por exemplo.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”