Notícias

ANEC participa de reunião com Ministro da Educação

29/01/2021
Por  ANEC Comunicação

A ANEC, articulada com outras associações, após reuniões junto à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação (Seres) e Secretaria de Educação Superior (Sesu), reuniu-se com o Ministro da Educação Milton Ribeiro com o objetivo de apresentar algumas sugestões em relação ao sistema regulatório educacional nacional. Além disso, aproveitou a oportunidade para tratar da possibilidade de simplificação dos atos regulatórios. 

A ANEC foi representada pelo Diretor-Presidente da Associação, Paulo Fossatti. Participou também da reunião o Secretário Executivo da ANEC, Guinartt Diniz, bem como, os representantes do  Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e do Fórum Nacional das Rádios Comunitárias (FORCOM). 

As instituições apresentaram sua colaboração para que o Poder Público enfrente os desafios educacionais de nosso tempo, principalmente ao que cerne o setor da educação superior. A pauta é complexa e exige reflexões sistemáticas e contínuas e colaborativas. Sendo assim, as associações presentes se colocaram à disposição para que as conversas, reuniões e contribuições sejam contínuas, gerando ainda mais benefícios para a educação do país.  

Entre as questões abordadas durante a reunião estão: a superação da categorização do ensino como presencial ou não presencial (a distância, ou EAD) e sua substituição pelo instituto jurídico do “ensino híbrido” o que possibilitaria, ainda, tornar menos burocrático o processo de recredenciamento; o aperfeiçoamento dos fluxos regulatórios e da aprovação tácita. 

A ANEC tem estado, junto às demais instituições, à frente das discussões a respeito, não apenas da educação superior, mas também da educação básica do país. 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”