Notícias

ANEC integra proposta do CELAM pelo Pacto Educativo Global

02/09/2022
Por  ANEC Comunicação

Texto e imagens: ADN Celam

Sob o tema “Tecendo redes para a educação. O pacto educacional global na América Latina e no Caribe” de 29 a 31 de agosto de 2022, na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), em Bogotá, várias redes de educação do continente se reuniram para planejar ações conjuntas em favor do Pacto Educacional Global (PEG), convocado pelo Papa Francisco.

Assim, o Centro de Formação Cebitepal de Celam, a Confederação Latino-Americana e do Caribe de Religiosos e Religiosas (CLAR), a Cáritas América Latina e o Caribe, a Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL), a Confederação de Educação Católica (CIEC), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Rede de Universidades Católicas da América Central (RUCAC) e Conferência de Instituições Católicas de Teologia (CICT – COCTI), assinaram uma carta de intenções na qual comprometem-se a responder ao chamado do Santo Padre.

Uma das grandes apostas desta rede de redes será “a construção comum de um mapeamento inicial sobre as diversas iniciativas realizadas e planejadas em torno do PEG na América Latina e no Caribe que serão elaboradas a partir de um levantamento ao qual todos os signatários eles se comprometem a aplicar entre suas redes”.

Avaliar as ações realizadas

Nuin destacou que “esta proposta inicial foi cumprida pelo clima fraterno de profundo diálogo e sinodalidade, que permitiu cumprir os objetivos propostos e nos abrir a novas perspectivas e iniciativas”.

Por isso, um dos objetivos propostos como rede de redes será “compartilhar com os referentes das redes educativas eclesiais o caminho percorrido por cada uma delas em relação aos compromissos do PEG, valorizar a ações realizadas e enriquecem-se mutuamente”.

Além disso, buscar “acordar entre os participantes ações coordenadas para realizar o PEG em nossa região a fim de influenciar e transformar a realidade educacional de nosso continente”

Dias de intenso trabalho

“Como fato marcante, pudemos contar com o acompanhamento através de um vídeo de Dom Miguel Cabrejos, presidente do CELAM, com a presença do secretário geral da Universidade Javeriana, Dr. Jairo Cifuentes Madrid que informou sobre o andamento da a linha de investigação confiada àquela casa de estudos no âmbito do trabalho do PEG”, salientou.

Da mesma forma, Nuin sublinhou que “temos a participação do secretário do Departamento de Cultura e Educação, Monsenhor Vincenzo Zani, com quem estabelecemos um diálogo por videoconferência”.

 “No âmbito deste encontro, destaca-se o encontro virtual com 12 dos 22 departamentos de educação das Conferências Episcopais do continente em que puderam partilhar o serviço que estão a prestar na implementação do PEG”, disse. .

Luiz Fernando Klein, padre jesuíta e referência em educação no Brasil, também participou com uma breve palestra sobre os avanços e publicações do PEG na América Latina e Caribe.


Leituras relacionadas

Remodal