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ANEC inicia curso e fortalece políticas de Inclusão Educacional nas instituições

17/10/2023
Por  ANEC Comunicação

A inclusão é um dos pilares fundamentais da educação, e a busca por práticas inclusivas nas salas de aula tem se tornado uma prioridade em muitos sistemas educacionais ao redor do mundo. No contexto dessa crescente demanda, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lançou, em outubro, a primeira edição do curso Educação Inclusiva na Prática: das normativas legais ao atendimento educacional, com o objetivo de fortalecer as políticas de inclusão educacional nas instituições de ensino do Brasil. O curso acontece no formato on-line e ao vivo, e disponibiliza ferramentas valiosas para profissionais da Educação Básica e Superior em todo o país. 

O curso está dividido em quatro módulos abrangentes, com um total de 40 horas de aprendizado. Cada módulo é ministrado pelas especialistas da área de inclusão educacional: Adriane Melo de Castro Menezes, professora doutora da Universidade Federal de Roraima com doutorado em Educação Especial, e Suely Melo de Castro Menezes, pedagoga, com habilitação para Administração Escolar e Orientação Educacional, mestra em Desenvolvimento Regional.

“O curso foi desenvolvido com o propósito de estruturar e implementar ações de apoio pedagógico, tornando-se um eixo fundamental nas políticas institucionais de inclusão educacional”, afirma a prof. Roberta Guedes, gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC. Voltado para profissionais da Educação Básica e Superior, o programa aborda uma variedade de tópicos relacionados à inclusão, considerando aspectos conceituais, normativos e legais, bem como estratégias práticas para atender às necessidades de diversidade nas escolas.

Os módulos seguem até o mês de novembro e têm como foco explorar a parte conceitual e legal da Educação Especial e Educação Inclusiva, destacando as responsabilidades e desafios relacionados à diversidade nas escolas; a organização de Serviços e Atendimento Educacional Especializado, considerando as realidades das Redes Privadas de Ensino e as necessidades únicas de seus estudantes; perfil dos diferentes profissionais de apoio, como cuidadores, apoio escolar e acompanhantes especializados, abordando as regulamentações e leis relacionadas ao atendimento educacional especializado; e a acessibilidade curricular, estratégias e instrumentos para implementação, bem como os benefícios dessa perspectiva para todos os alunos.


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