A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizou, no dia 9 de fevereiro, o 1º diálogo de 2026 com os integrantes do GT Pedagógico Nacional. Conduzido pela gerente da Câmara de Educação Básica (CEB), Meily Cassemiro, o encontro foi um marco fundante para o desenho dos novos mapas da educação católica no país.
O encontro teve início com “Oração dos Cartógrafos da Esperança”. Em seguida, os integrantes apresentaram-se como um corpo consciente de que a educação é a trama onde o Evangelho se faz gesto e cultura. A prece, que clamou por discernimento em um mundo fragmentado e digital, estabeleceu os pilares do agir para 2026: articular com inteligência; congregar com hospitalidade; representar com fidelidade. Ao final, sob a intercessão de Nossa Senhora Educadora, o grupo reafirmou seu papel como “âncoras de salvação” para as novas gerações.
Inspirados pela Carta Apostólica “Traçar Novos Mapas de Esperança” do Papa Leão XIV, o objetivo do grupo foi evidenciado: transformar desafios comuns em uma jornada de significado, onde cada membro siga atuando como protagonista da esperança. A missão da Câmara de Educação Básica da ANEC para este ciclo é operacionalizar projetos que garantam que a escola católica construa pontes.
A estrutura estratégica apresentada foi organizada por meio de ações da Câmara de Educação Básica da ANEC, como as que podem ser conferidas abaixo.
Antes e durante o diálogo, o GT Pedagógico Nacional elegeu temas essenciais por meio de uma sondagem e da análise do mapa mental, que guiará as ações estratégicas do ano.
Ser GT Pedagógico Nacional ANEC neste ano é, portanto, aceitar o convite para ser ponte e farol. É compreender que, ao unir vozes e saberes, a ANEC responde aos desafios do presente e protagoniza a construção de um futuro em que a educação católica continua a ser o selo distintivo da excelência e da humanização no Brasil.
“A presença ativa de cada “cartógrafo” neste GT é o que garante que a “vela desdobrada” da missão permaneça inflada pelo sopro da inovação e da fidelidade ao Evangelho. Sem a entrega voluntária e a expertise desses profissionais, os “novos mapas” seriam apenas desenhos estáticos. Com eles, tornam-se rotas vivas que conduzem as comunidades educativas ao encontro de uma formação integral e esperançosa”, comenta a gerente Meily, complementando que “o convite está renovado: sigamos esperançando e futurando, pois, quando caminho é “com-PAR-trilhado”, a educação católica realmente faz ‘todas as coisas novas’”.
Próximos passos e convocação
A ANEC convidou todos os integrantes do GT a acessarem a Agenda de Incidência Política da ANEC para fortalecer o braço institucional das associadas. Os próximos diálogos já têm datas marcadas nos meses de maio, agosto e novembro/2026, com a promessa de uma pauta construída de forma colaborativa.
A educação católica brasileira, por meio do GT Pedagógico Nacional ANEC, reafirma que desenha o futuro com as cores da esperança e a firmeza da fé.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”