A Irmã Iraní Rupolo, presidente atual da ANEC, destacou Padre Marinoni como uma das lideranças mais significativas na reflexão e fusão das três instituições antecessoras (AEC, ANAMEC e ABESC), um processo que, apesar de desafiador, “organizou a esperança na educação” e lançou as bases para a continuidade do trabalho da ANEC. Irmã Iraní relembrou ainda a característica do Padre Marinoni, expressa em suas próprias palavras, de unir “amor e firmeza” no trato das questões, uma postura essencial para o sucesso da união.
Em reconhecimento formal, o Padre Sérgio, presidente do Conselho Superior da ANEC, outorgou a Padre Marinoni o Prêmio de Mérito Educacional Católico, por seus “relevantes serviços em prol do Pacto Educativo Global em nosso país” e por sua atuação fundamental na união das instituições.
Em seu discurso, Padre Marinoni compartilhou o mérito da homenagem com outros importantes líderes, como o reitor Prof. Wolmir e a Irmã Olmira, e relembrou os intensos esforços de articulação que envolveram a busca por apoio da CNBB, por meio de Dom Geraldo Magela, e a visita a 17 AECs Estaduais para construir o consenso e o estatuto da nova associação católica de educação.
Marinoni destacou o esforço em conservar a sede da antiga AEC como um símbolo de união e reforçou que a construção da ANEC foi marcada por “amabilidade, amor e firmeza”, superando dificuldades para alcançar a posição de destaque que a Associação ocupa hoje. Padre Marinoni finalizou com um agradecimento emocionado e um apelo à unidade, traço distintivo da ANEC.
“Permaneçamos sempre unidos, porque é a união que é a característica e aquilo que distingue a ANEC”, concluiu.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”