Notícias

ANEC elege Diretoria Nacional e Conselho Superior em Assembleia Geral

10/03/2021
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizou no dia 9 de março, às 15h (horário de Brasília), as Assembleias Geral Ordinária e Eletiva. A eleição para composição dos representantes do ANEC para o próximo triênio (2021-2024) foi o principal ponto de pauta da reunião, que apresentou ainda o Relatório da Gestão da Diretoria a qual encerra seu mandato. Neste relatório foi apresentado todas as ações realizadas, além das contas da Associação. 

A presidente do Conselho Superior da ANEC, Ir Irani Rupolo, abriu os trabalhos da Assembleia em segunda convocação, às 15h30. Na oportunidade, Ir Irani destacou a importância da representatividade da ANEC no âmbito da pastoral e da educação. Além disso, apontou para a necessidade de momentos de reuniões como esta “para fortalecer os laços, criarmos e renovarmos as nossas crenças em nossa instituição. Mas sempre confiando em nossas lideranças”. De acordo com Ir Irani, este é o momento de revermos a rota, elaborarmos novas ações, novos indicadores e novos propósitos. Após a fala de abertura, Pe. José Marinoni fez a bênção para dar início aos trabalhos. 

Em seguida, o então diretor-presidente da ANEC, Ir Paulo Fossatti apresentou o Relatório de Gestão com todos os resultados do trabalho da Diretoria Nacional e do Conselhos Estaduais nas dimensões da Associação. Pe. Roberto Duarte Rosalino, então Diretor 2º Tesoureiro, iniciou a apresentação de como foram trabalhadas as contas da ANEC e como foi estruturada a gestão financeira da ANEC. O Professor Mauro Macedo, que estava à frente do CAEF, seguiu com a exposição das despesas e receitas da ANEC, destacando, inclusive, a importância da contribuição associativa. Foi apresentado ainda os gráficos com os indicadores de desempenho da financeiro e das ações planejadas para este triênio, explicou ainda que houve uma profissionalização da gestão da ANEC.

Após as apresentações, a Assembleia aprovou por unanimidade o Relatório e as Contas da Gestão que findou, foi dado prosseguimento para Assembleia Eletiva da chapa única para Diretoria Nacional e em seguida, da chapa única do Conselho Superior. Em ambas as votações, as chapas foram eleitas com 96% dos votos dos associados. 

Após eleito, Pe. João Batista, fez seu primeiro discurso como novo Diretor-Presidente da ANEC que começou cumprimentando as mulheres, em nome da Ir Irani Rupolo, por conta do Dia Internacional das Mulheres comemorado no dia anterior à Assembleia e agradecendo Ir Paulo Fossatti pelo excelente trabalho à frente da ANEC durante o período de sua gestão, pelo empenho e sabedoria para conduzir a ANEC pelos bons caminhos. Pe. João agradeceu ainda a presença de Padre José Magnoni, ex-Diretor-Presidente na época em que ANEC estava na fase de fusão com as demais instituições e hoje, já uma instituição consolidada. 

“Neste dia 9 de março de 2021, data que elegemos a nova Diretoria, gostaria de em meu nome e de todos os membros que a compõem a diretoria, agradecer a confiança em nós depositada. Nos comprometemos a zelar pela boa reputação da ANEC, por meio da observância das recomendações do Conselho Superior, por meio do trabalho integrado com os Conselhos Estaduais, por meio da valorização da equipe operacional da Associação. Além disso, nos comprometemos a zelar pelo trabalho em equipe, ouvir de forma atenciosa e respeitosa os pareceres de nossos pares,  e zelar ainda pelos recursos financeiros da ANEC”, disse Pe. João Batista, complementando que os trabalhos seguiram sempre regidos pela sabedoria, coragem e temperança. 

Com a posse da nova Diretoria, a sua primeira missão será promover a composição dos membros dos Conselhos Estaduais da ANEC, este processo deverá ocorrer até o fim de março, onde as instituições associadas em assembleia estadual,  indicarão 6(seis) representantes, os quais representarão o segmento da educação básica, ensino superior e mantenedoras, neste conjunto para cada segmento terá um titular e um suplente.

Após as falas e agradecimentos a assembleia foi encerrada, apresentamos a nova composição da Diretoria Nacional e do Conselho Superior.

Confira aqui as chapas completas.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”