Notícias

ANEC e CNBB unidas pela educação: sinodalidade e compromisso

23/05/2022
Por  ANEC Comunicação

Na última sexta-feira (20/5), representantes da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram um encontro em que a educação foi o assunto principal. Da CNBB estiveram presentes Dom Joel Portela Amado, bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, Pe. Patriky Samuel Batista, secretário adjunto e Pe. Danilo Pinto, responsável pelo setor Universidades. Pela ANEC, Gregory Rial, Gerente da Câmara de Ensino Superior e Gerson Dresch, Coordenador do Setor de Animação Pastoral marcaram presença.

Durante o encontro, foram feitas muitas partilhas sobre o atual cenário das políticas educacionais, o compromisso da Igreja com a Educação e o trabalho das escolas e universidades católicas. Além disso, delineou-se mais alguns passos na parceria entre as instituições. Foi apresentado o trabalho que a ANEC vem desenvolvendo em todo país, de articular, representar e congregar as instituições católicas de educação, com especial atenção para a atuação social e política, na defesa dos mais pobres e da educação de qualidade para todos.

O diálogo entre as instituições cumpre um importante passo na construção do Pacto Educativo Global e alimenta o espírito de sinodalidade, que a Igreja tem redescoberto mais recentemente. Existem muitas propostas e horizontes comuns para ANEC e CNBB, especialmente para que a obra apostólica das escolas e universidades católicas seja cada vez mais reconhecida e apoiada pelas comunidades de fé, pelas paróquias, dioceses e pelos bispos brasileiros.

Ao final, Gerson entregou um exemplar impresso do Dicionário do Pacto Educativo Global, obra cuja produção a CNBB participou com a CRB. Também foram reforçados os convites para outras ações conjuntas e eventos nos próximos meses, como o fórum Nacional de Educação Católica, que ocorrerá em junho de 2022 em Brasília e o Congresso Nacional de Educação Católica, que terá lugar em Salvador no ano de 2023.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”