Em um momento de articulação institucional, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, recebeu, nesta semana, representantes da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) para a apresentação oficial do VII Congresso Nacional de Educação Católica, que acontecerá de 2 a 4 de julho de 2025, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.
O encontro contou com a presença da vice-presidente da ANEC e reitora da UFN, Irmã Iraní Rupolo; do membro do Conselho Superior e reitor da UCSal, prof. Deivid Lorenzo, e da gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes. Durante a reunião, a ANEC destacou a importância do congresso, que é o maior evento de educação católica do país, reunindo educadores, gestores, pesquisadores e lideranças para refletir sobre os desafios e as possibilidades da educação no contexto atual.
Na ocasião, foi reforçado o convite para que a CAPES participe do evento com um estande institucional, iniciativa que visa fortalecer o vínculo entre as instituições e ampliar o diálogo entre políticas públicas e a rede de ensino católica. A proposta foi bem recebida pela presidente Denise, que destacou a relevância de espaços como o congresso para fomentar a cooperação, a pesquisa e a formação docente. A presidente confirmou a presença no evento e comprometeu-se em participar de um encontro exclusivo com reitores e membros das IES no primeiro dia do Congresso.
Com o tema “Educação Católica que transforma vidas: educar, cuidar e esperançar!”, o Congresso promoverá debates sobre comunicação da fé, governança das instituições católicas, educação inclusiva, sustentabilidade, inovação pedagógica, entre outros eixos fundamentais para o futuro da educação no Brasil.
IES Católicas em pauta
Além disso, a ANEC levou algumas preocupações das IES Católicas para a CAPES, como a falta de reajuste no valor das taxas escolares repassadas aos Programas de Pós-graduação que contam bolsistas, a publicação do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) e os programas de fomento às licenciaturas como Pibid, Parfor e Pé-de-meia.
A presidente Denise convidou, então, a ANEC para compor os Grupos de Trabalho da CAPES que estudam essas questões para que as IES Católicas possam contribuir com sua expertise na discussão de tais políticas públicas.
A ANEC segue firme em sua missão de construir pontes e promover o diálogo entre diferentes atores do cenário educacional.
Imagem: (Ana Paula Corrêa – CGCOM/CAPES)
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”