Em função do Dia Nacional da Família na Escola e antecedendo o Dia da Educação, em 28 de abril, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) foi convidada a participar da audiência pública interativa do Ciclo de Debates sobre os Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens, realizada em Brasília, no dia 24 de abril, e que foi presidida pela senadora Damares Alves. A gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes, trouxe reflexões fundamentais sobre o papel das famílias e das escolas na garantia de uma formação integral.
O encontro reuniu secretários, gestores, especialistas em cultura de paz e nomes influentes do debate educativo – entre eles, o escritor Augusto Cury, o secretário-executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Paturi, e o conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, Dr. Douglas Roberto de Almeida Batista. Também se destacaram as contribuições sobre cultura de paz nas escolas pela pesquisadora Ana Beatriz Gold.
Antes de compartilhar sua visão, Roberta Guedes ressaltou a importância de resgatar histórias e recordações que moldam nossa trajetória educacional e social. Com base em décadas de experiência como professora e formadora de docentes, ela destacou como as vivências pessoais fortalecem o vínculo entre escola e família e pavimentam o caminho para práticas pedagógicas mais humanizadas. “A educação se constroi por meio de memórias e memórias afetivas, e falar de formação integral é falar de direitos iguais, independentemente de cor, origem ou condição social”, destaca Roberta Guedes.
Logo em seguida, ela enfatizou a necessidade de uma articulação duradoura entre os diversos atos educacionais, apontando que a colaboração entre lares e salas de aula vai além de iniciativas pontuais. Para Roberta Guedes, é fundamental construir alianças sólidas que fortaleçam as boas práticas em todas as modalidades de ensino. “Escola e família são instituições perenes e complementares; defendemos um Pacto Educativo Global que valoriza experiências exitosas em todas as redes de ensino”, afirma.
A audiência também destacou a urgência em fortalecer a parceria entre família e escola diante dos desafios atuais, como a sobrecarga de comunicação via aplicativos de mensagens e a necessidade de ações inclusivas para crianças atípicas.
Sobre a ANEC
A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural, representante da Educação Católica no Brasil, e unida em comunhão de fé com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
A instituição atua em favor de uma educação de excelência para promover uma educação cristã, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja.
A ANEC atua em 900 municípios do Brasil, realiza 172 obras sociais e tem como associadas 901 escolas, que incluem Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e 81 instituições de Ensino Superior, que atendem a mais de 1,5 milhão de alunos, além de 357 mantenedoras.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”