Notícias

ANEC ACOMPANHA O LANÇAMENTO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

03/12/2025
Por  ANEC Comunicação

A gestão da educação no Brasil alcançou um marco que reverbera a missão central da escola católica: a formação integral do ser humano como agente transformador da sociedade. Foi nesse espírito de convergência de propósitos que a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) marcou presença, por meio de sua Gerente da Câmara de Educação Básica, Meily Cassemiro Santos, no lançamento oficial do Programa Educação para a Cidadania e para a Sustentabilidade, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília, no dia 28 de novembro. A Portaria nº 642/2025 que institui o programa é um reconhecimento da urgência em tecer uma cultura democrática sólida, ética e sustentável no tecido social brasileiro.

A presença da enviada da ANEC no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE) se configurou como a materialização ativa da liderança confessional, pronta para validar e enriquecer com o conhecimento especializado de uma rede que há séculos constrói o Humanismo Integral.

Como destacou o diretor Alexsandro Santos na cerimônia: o aprendizado da democracia não é genético, mas sim uma arte que se desenvolve na escola, exigindo o respeito à pluralidade, a convivência com a diferença e o domínio das regras. Esta é a mesma convicção que move o carisma das escolas associadas à ANEC, onde a cidadania sempre foi pilar irrenunciável.

O programa do MEC, ao focar na formação cidadã, no respeito aos direitos humanos e na promoção da sustentabilidade socioambiental, ressoa diretamente com a Ecologia Integral defendida pelo Papa Francisco e com o Princípio da Alteridade que orienta a pedagogia católica. O objetivo de apoiar as redes na elaboração de práticas planejadas, interdisciplinares e transversais para a valorização do Estado Democrático de Direito e o reconhecimento da diversidade humana, é o mesmo que mobiliza a ANEC em sua missão evangelizadora. O debate, que se estendeu ao longo do dia com exposições técnicas, partilhas de boas experiências e o detalhamento da minuta para 2026, demonstrou a complexidade de se construir uma cultura participativa e o papel insubstituível da escola como o primeiro laboratório de cidadania.

A ANEC (Associação Nacional de Educação Católica), representada por sua Gerente da Câmara de Educação Básica, Meily Cassemiro, sai do evento com o firme propósito institucional de que os três eixos cruciais do programa, que abrangem governança interfederativa, orientação curricular e formação de profissionais, e o acompanhamento de boas práticas, sejam potencializados pela riqueza e profundidade das ações já realizadas e consolidadas em suas instituições católicas. A participação ativa da ANEC neste lançamento reforça o seu compromisso inegociável com a incidência política qualificada e, sobretudo, permite agradecer a oportunidade e o convite de estar presente. A voz da Educação Católica continua a ser uma referência de responsabilidade cidadã e excelência pedagógica na construção de um futuro mais justo e humanizado para o Brasil.


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”