Notícias

Abertura Dia ANEC Caxias do Sul – Pronunciamento Diretora Colégio São José

07/03/2019
Por  Verlindo

 

O Colégio São Jose, 1ª Escola Católica de Caxias do Sul, com 118 anos gerando vida, construindo unidade e comunhão do carisma das Irmãs de São José, sente-se honrado em acolher as demais escolas co-irmãs para esse encontro. Sejam todos bem-vindos e sintam-se em casa.

Pensar na educação em nossas escolas católicas é algo sempre inovador e apaixonante, pois buscamos priorizar um saber que se baseia na arte de despertar nas crianças, adolescentes e jovens o desejo de aprender, desaprender e reaprender ou seja “aprender a aprender”. E isso é algo inesgotável. É para a vida! É sustentável e exige colaboração, capacidade de interação, habilidade de refletir e de criar jeitos novos de sermos seres humanos melhores, mais éticos, mais responsáveis e comprometidos com o processo de humanização das relações e do conhecimento. A paixão pela educação leva à humanização e à transcendência!

Nossas escolas, pioneiras na educação para valores e para as mais diversas competências, precisam continuar apresentando a transcendência como o grande referencial traduzido por palavras como Amor, Solidariedade, Inclusão, colaboração, Ética, Moral … além do desenvolvimento cognitivo nas mais diversas áreas do saber que visem à transformação social.   Só uma educação alicerçada e voltada para valores humanos e, porque humanos, cristãos é capaz de ajudar os jovens a desenvolverem atitudes e comportamentos que os capacitem a serem eternos aprendizes.

Nossa sociedade precisa de pessoas que tenham uma consciência desenvolvida e consigam sentir para poder interagir e ser feliz. Nas palavras do Papa Francisco, “A escola católica precisa abrir horizontes. Deve ensinar a linguagem da mente, do coração e das mãos…  ensinar a pensar, ajudar a ouvir bem e acompanhar no fazer…”.

Que nosso encontro seja uma oportunidade que nos ajude a refletir juntos como continuar criando e recriando o espaço da educação, não para competir com as máquinas, pois elas já superam em muito nossa capacidade de fazer análises, de resolver problemas técnicos, mas de refletir nossa missão de dialogar com a complexidade deste mundo cada vez mais compartilhado; de pensar juntos como podemos interagir e agir de forma mais colaborativa e compartilhar experiências que educam para dar um futuro para a vida e um valor para o futuro.

Bom encontro e que a benção de Deus nos acompanhe neste universo de oportunidades!

Que tenhamos coragem de amar e realizar os sonhos, mesmo que pareçam difíceis de concretizá-los.

 

Ir. Renata Anelda Segat
Diretora Colégio São José
Caxias do Sul – RS


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”