Notícias

‘A vida em primeiro lugar!’

21/08/2020
Por  ANEC Comunicação

Em primeiro lugar, como cidadão, e, sobretudo, como cristão, afirmo que o nosso maior compromisso é com a defesa, a proteção e a promoção da vida e da dignidade humana.
Temos várias dimensões deste compromisso, individual e coletivo: Garantia da sobrevivência, seja no que se refere à geração de postos de trabalho, seja com medidas que visem
a combater a precarização das relações trabalhistas. Pela primeira vez em nossa história, pelos dados oficiais, o número de desocupados é maior do que o de ocupados.

Cuidado mútuo: cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros, com muita solidariedade, seguindo o que diz a ciência para conter o avanço desta pandemia, que tem trazido tanta dor a nosso povo.

No Brasil, as vítimas já ultrapassaram 110 mil pessoas, sendo mais de 27 mil em nosso estado. Exigir dos empregadores – público e privado – o cumprimento dos protocolos de garantia de saúde e segurança dos trabalhadores.

Cobrar do poder público a adoção de medidas para garantir o bem comum. Isso, neste momento, significa saneamento básico, isolamento social, manutenção da suspensão das aulas, renda mínima para todos não terem que sair de casa, despejo zero, veto a corte de energia e água durante a pandemia, em resumo, o que for necessário para a preservação da
vida, em especial a dos mais vulneráveis, dado que a COVID-19 atinge e é mais letal, sobretudo, entre os mais pobres, que são negros e moram nas periferias, em sua grande maioria. O índice de contágio na periferia é quatro vezes maior do que em regiões de maior poder aquisitivo. Todas as vidas importam. Que o Deus da vida e da esperança nos fortaleça e nos encoraje para que possamos, juntos, superar este momento tão difícil de tanta dor e morte. Afinal, quantas famílias neste momento estão chorando seus entes queridos…

Paulo Cesar Pedrini, Coordenador da
Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”