Notícias

120 anos de presença marista no Sul do Brasil

02/08/2020
Por  ANEC Comunicação

Há 120 anos, desembarcavam, no povoado de Bom Princípio, os primeiros Irmãos Maristas missionários no sul do Brasil. Foi o início de uma grande obra que hoje chega a 16 cidades do Rio Grande do Sul, além de Brasília e da região amazônica. A inspiração dos três Irmãos que pisaram em solo gaúcho no dia 2 de agosto de 1900, hoje é seguida por 10 mil colaboradores, entre Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas.

O trio pioneiro formado pelos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici chegou ao Rio Grande do Sul depois de mais de 30 dias de uma viagem longa e desgastante, desde a França até o Brasil. Eles atendiam ao chamado do Bispo, Dom Cláudio Ponce de Leon, que tinha como objetivo qualificar a educação na região, com a instalação de uma Escola Católica.

Embarcaram no navio chamado Guahyba, no Porto de Le Havre, em Paris, no dia 18 de junho, rumo ao desconhecido. O Irmão Alfredo Henz, no livro Maristas no Brasil Meridional, narra que, por não saberem o que iriam encontrar no Brasil, trouxeram uma bagagem muito grande – tanto que o agente alfandegário do Rio Grande do Sul interpelou o trio como sendo caixeiros-viajantes disfarçados, querendo comercializar na América e confiscou a bagagem.

Mesmo assim, os Irmãos não desanimaram e começaram a trabalhar quase que imediatamente, em uma pequena escola paroquial em Bom Princípio. A primeira turma, com 40 alunos, iniciou seus estudos em duas salas instaladas nas dependências da igreja matriz da cidade. Dez anos depois, já em um prédio próprio, os Irmãos atendiam 120 alunos no Colégio batizado de Sagrado Coração de Jesus.

A fundação de novas escolas gerou um cenário de otimismo para a educação católica e, ainda hoje, os Colégios Maristas seguem sendo instituições de referência no estado do Rio Grande do Sul e em todo o Brasil.

Celebração em tempos de pandemia

As comemorações dos 120 anos serão realizadas de forma virtual para cumprir os protocolos de distanciamento social. No domingo, 2/8, às 16h, será transmitida, pelo facebook, a missa comemorativa que será realizada na Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Bom Princípio. Na mesma data, a Rede Marista irá lançar no seu canal do youtube um mini-documentário falando sobre a trajetória dos primeiros Irmãos em Bom Princípio.


Leituras relacionadas

Remodal