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Lançamento Coletânea Inclusão

29 de Jul.
15h
Online

Sobre o evento

Relação Mini Currículos dos Autores da Coletânea sobre Inclusão 2020

1-  Adriane Menezes

Currículo: Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (Unitau). Professora na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Coordena grupos e projetos de pesquisa na área da Políticas Públicas e Povos Indígenas, Políticas Linguísticas, Línguas, Culturas e Educação Indígena (PLEI/ Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Povos, Línguas e Educação Indígena) e Educação Inclusiva (LinCID – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Línguas, Culturas, Inclusão e Diversidade). Seus estudos e pesquisas atuais estão voltados às áreas da Políticas Públicas, Povos e Educação Escolar Indígena, Formação Docente, Educação Especial, Inclusão Educacional, Educação Bilíngue e Políticas Linguísticas.

2 –  Aline Novaes Ximenes

Currículo: Possui graduação em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário de Brasília (1998), pós graduação em Psicopedagogia, Educação sexual e orientação familiar e Gestão de Processos Acadêmicos e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2008). Atualmente é professora e  coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário PROJEÇÃO do curso de Pedagogia. Orientadora Educacional, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Acompanhamento de crianças com necessidades especiais e práticas inclusivas. Trabalho de estimulação Cognitiva e motora com idosos. Atendimento clinico Psicopedagógico. Graduanda de Psicologia.

3 –  Andréa Poletto Sonza

Currículo: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (1994), especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNISUL (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Informática na Educação (Linha de Pesquisa: Informática na Educação Especial) pela mesma Universidade (2008). Atua como Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Inclusivas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS.

4 – Angela Virgolim

Currículo: Psicóloga, Doutora em Psicologia Educacional pela University of Connecticut. Especialista em Psicologia da Superdotação pelo Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development. Professora adjunta no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD. Pós-doutora pelo Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Escreve sobre temas relacionados à criatividade e superdotação.

5 –  Crisiane Nunes Bez Batti

Currículo: Mestranda em Linguística Aplicada (UFSC). Especialista em Formação Pedagógica em Educação especial, Língua Brasileira de Sinais e Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries iniciais (FUCAP). Graduada em Pedagogia (UNIASSELVI). Cursa Letras Libras (UFSC). É presidente da Associação de Surdos de Laguna (SC), membro efetivo Núcleo de Contadores de História da ALBSC. Atua na área de Libras e pesquisas em Linguística e História dos Surdos de Laguna (SC). Foi Coordenadora Geral de Política Pedagógica da Educação Bilíngue, e atual Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos DIPEBS/SEMESP/MEC.

6 – Cristina Maria Carvalho Delou

Currículo: Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais em Educação Especial do MEC,  Psicóloga, Licenciada em Psicologia, Especialista em Educação, em Deficiência Intelectual e Deficiência Visual, Mestre em Educação (Área: Educação Especial – Superdotados), Doutora em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade, Professora Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Orientadora de cursos de Mestrado e Doutorado, Pesquisadora Produtividade Nível 2 do CNPq.

7 – Eduardo Barbosa

Currículo: Graduado em Medicina, com especialidade em Saúde Pública e em Pediatria. Participa do Movimento das Apaes desde 1994. É Deputado Federal por 7 mandatos consecutivos. É Membro das seguintes Comissões: seguridade social, educação, pessoa com deficiência, além de presidir a subcomissão de Educação Especial. É ouvidor da Câmara dos Deputados.

8 –  Erenice Carvalho

Currículo: Psicóloga, fonoaudióloga, mestre e doutora em Psicologia (1975), especializada em Educação a Distância (2000). Fonoaudióloga. Mestre e doutora em Psicologia (1979, 2007). Professora de graduação e pós-graduação stricto sensu em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (1997-2013). Experiência em Educação Especial. Pesquisa o tema educação inclusiva e Educação Especial, com publicação na área. Consultora do MEC (1995-2003, 2019), INEP, Conselho Nacional de Educação, Secretaria de Educação do DF e Federação Nacional das Apaes. Editora da Revista Apae Ciência. Professora da Associação Objetivo Objetivo de Ensino Superior-ASSOBES.

9 – Fabiana Silva Zuttin Cavalcante

Currículo: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialização em Terapia Ocupacional aplicada a Neurologia (Unisalesianos) e em Planejamento, Implementação, Gestão em EAD  pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Pedagogia (UNIP) e em Terapia Ocupacional (UFSCar). Atualmente é docente do curso de Pós-Graduação da PUC Minas e Coordenadora da unidade de Ensino e Pesquisa do Instituto Darci Barbosa (IEP-MG).

10 –  Flávia Luciana Guimarães Marçal Pantoja de Araujo

Currículo: Doutorado em Ciências Sociais pela UFPA. Mestrado em Direito pela UFPA/UNB (2010) e Especialista em Direito do Estado pela UNAMA/EGPA (2008). Professora Adjunta da UFRA e Professora Formadora da ESAF e ENAP. Membro do Grupo de Trabalho do Estado do Pará para Políticas voltadas à Pessoa com Autismo. Membro do Grupo de Trabalho para atualização das Diretrizes Nacionais da Educação Especial (CNE/MEC). Vice Coordenadora da Pós-Graduação em Autismo pela UEPA/UFRA. Coordenadora do Projeto TEA – UFRA/MEC. Fundadora e Voluntária do Grupo Mundo Azul (PA).

11 –  Franclin Costa do Nascimento

Currículo: Possui graduação em História e em Estudos Sociais, especialização em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, mestre e doutor em Educação (linha de pesquisa: educação inclusiva). É Professor Titular aposentado do Instituto Federal de Brasília (IFB). Está Presidente da Associação Nacional de Educadores Inclusivos – ANEI Brasil. Tem experiência com formação em EAD na Educação Inclusiva e atua principalmente nos seguintes temas: Pessoas com Deficiência e outras Necessidades Específicas, Educação para as Relações Étnico-raciais, Políticas Públicas voltadas para a Inclusão, Gestão da Educação Profissional e Tecnológica e Projetos Educacionais Inovadores. Além disso, presta consultorias para instituições em inovação tecnológica e em conteúdos voltados para a inclusão social e produtiva.

12 – Ivan Cláudio Pereira Siqueira

Currículo: Doutor em Letras (FFLCH/USP). Especialista em Música e História da Arte (Berklee College of Music – EUA). Professor na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É também Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Foi professor visitante na Kyoto University of Foreign Studies (Japão) e professor na educação básica na rede pública em São Paulo. Suas pesquisas envolvem: Artes, Educação e Computação.

 

13 – Kátia Rosa Azevedo

Currículo: Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).  Tem graduação em Psicologia com especialização em Terapia Conjugal e Familiar. Tem, também, Graduação em Letras com especialização em Língua e Comunicação. Atua há 25 anos como professora de Inglês na SEEDF e há 18 anos como psicóloga em clínica particular.

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14 – Lucelmo Lacerda

Currículo: Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Aplicada em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências. É autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, 2018”.

 

15 – Mariuza Aparecida Camillo Guimarães

Currículo: Pedagoga; Especialização em Educação Especial, Mestrado e Doutorado em Educação; Docente do Curso de Pedagogia/FAED/UFMS; Conselheira Suplente do Conselho Estadual de Educação (CEE MS); Vice- Coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE MS); Membro do Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos. Pesquisadora da área de Educação Especial, Políticas Públicas e Legislação Educacional.

 

 

16 – Nilma Santos Fontanive

Currículo: Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), mestrado (1974) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1973 a 1995. É coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, onde atua desde 1994. É membro do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Básica no período de 2016 a 2020. É vice-presidente da Câmara de Educação Básica no período de 2018-2020. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação básica, capacitação de professores em avaliação, SAEB/Prova Brasil e ANA/Avaliação Nacional da Alfabetização.

 

 

 

17 – Rosana Cipriano

Currículo: Possui graduação em Letras/Língua Espanhola pelo Centro Universitário de Brasília, (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2010), especialista em Língua Portuguesa para surdos como segunda língua. Professora da Educação Básica do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. Professora da educação superior, pesquisadora em educação, em particular dedicada às questões relativas a aprendizagem do estudante surdo e à formação de professores.  Atuou na Coordenação de Programas Federais: Interiorizando Libras/MEC, na Coordenação Geral da Política Pública de Educação Especial, na tutoria do curso de Graduação em Letras/Libras (UFSC – polo UnB), como Coordenadora Geral do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CASDF/SEEDF/GDF).

 

18 – Suely Melo de Castro Menezes

Currículo: Formação em Pedagogia com foco em Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Diretoria do COFENEN (Confederação Nacional de Escolas Particulares de Ensino). Conselheira do Conselho Nacional de Educação. Relatora da Comissão de Revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial.

 

19 – Suely da Silva Rodrigues

Currículo: Doutora em Educação, PUC-Rio; Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde, NUTES/UFRJ; Licenciada em Matemática, UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio.Atua no Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio desde 2012, desempenhando recentemente a seguintes funções: Coordenadora de Capacitação do SAEB – MEC/INEP nas edições de 2013, 2015 e 2017 e da ANA- MEC/INEP nas edições de 2014 e 2016; Coordenadora Geral do Encceja – MEC/INEP nos anos de 2017 a 2019 e Coordenadora Geral do SAEB na edição de 2019.

 

20 – Vânia Elizabeth Chiella

Currículo: Doutora em Linguística Aplicada e Mestre Educação (UNISINOS). Especialista em Educação de Surdos, Licenciada em LETRAS. Foi docente no Programa de Aprendizagem Diferença Cultural, Educação e Inclusão Escolar e Coordenou o Programa de Aprendizagem em Libras (UNISINOS). Foi Diretora da FADERS Acessibilidade e Inclusão e FENEIS/RS. Atual é Dirigente da Divisão de Políticas para a Educação Especial na SEDUC/RS. Atua e pesquisa em Educação Bilíngue de Surdos, Educação Especial e Inclusão Escolar.

 

21  – Vera Lúcia Palmeira Pereira

Currículo: Graduada em Pedagogia, UNICEUB; Especialista em Psicopedagogia,  Universidade Católica de Brasília e Educação de Bem-Dotados e Talentosos, Universidade de Lavras/MG. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Sócia fundadora do Conselho Brasileiro para a Superdotação e Vice-Presidente na gestão 2019/2021.Conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia/DF na gestão 2020/2022. Proprietária do Espaço Atividade: mente, corpo e emoção em Brasília/DF. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial e Superdotação, Atendimento Psicopedagógico em Altas Habilidades/Superdotação, Inclusão Educacional, Avaliação e intervenção nas necessidades educacionais especiais de estudantes de Altas Habilidades / Superdotação.

 

 

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