O Fórum de Reitores da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) é um encontro anual que reúne reitores, vice-reitores, diretores e vice-diretores das universidades, centros universitários e faculdades católicas de todo o país. Este evento tem como objetivo principal promover o alinhamento estratégico entre as instituições participantes, fortalecendo a identidade católica e comunitária dessas instituições. Além disso, busca unificar pautas e estratégias institucionais, demonstrar a força e a influência do ensino superior católico perante os órgãos governamentais e proporcionar uma reflexão sobre o cenário da educação superior brasileira e o papel das IES Católicas.
Em 2025, a temática proposta para o encontro é: Esperançar o futuro do Brasil: a contribuição das IES Católicas. Em sintonia com o Jubileu da Esperança que a Igreja celebra em 2025, o Fórum de Reitores da ANEC propõe um encontro de memória e profecia, enraizado na tradição cristã e voltado para os desafios contemporâneos da educação superior. Celebrar o jubileu é reconhecer a graça de uma caminhada histórica — marcada pelo compromisso com a justiça, a dignidade e a paz — e, ao mesmo tempo, renovar a missão evangelizadora e transformadora das Instituições Católicas de Ensino Superior (IES).
Inspirado pelo verbo “esperançar”, o tema deste ano convida reitores, dirigentes e lideranças acadêmicas a refletirem sobre a contribuição concreta das IES Católicas na construção de um futuro possível para o Brasil. Em um cenário de incertezas políticas, desigualdades sociais crescentes e fragilidade das políticas públicas, o Fórum propõe uma escuta crítica e solidária da realidade, aliando inteligência estratégica, responsabilidade institucional e fidelidade ao Evangelho.
Neste tempo jubilar, a esperança não é apenas um sentimento, mas um horizonte de ação. As IES Católicas são chamadas a reacender a confiança social na educação como caminho de transformação, a oferecer pensamento crítico a partir da fé e a exercer com coragem seu papel de mediadoras do diálogo entre a Igreja, a sociedade e o Estado. O Fórum de 2025 será, assim, um espaço privilegiado para discernir rumos, fortalecer alianças e reafirmar o compromisso com uma educação universitária que seja fermento de esperança para o Brasil e para o mundo.
Marta Abramo – Secretária de Regulação (SERES/ MEC)
Mudanças no Sinaes – Ulysses Teixeira – Diretor de Avaliação da Educação Superior do INEP
Luís Antonio Pessan – diretor de bolsas da CAPES
Pe. Sérgio Mariucci – reitor da Unisinos
Elizabeth Guedes – conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE)
Márcia Serra Ferreira – diretora de Formação de Professores (CAPES)
Haroldo Corrêa Rocha – movimento profissão docente
Dom Joaquim Hudson – bispo auxiliar de Manaus, diretor da Faculdade Católica de Manaus
A perspectiva das políticas públicas (Prouni e Fies) – Marcus Vinicius David (Secretário de Educação Superior)
A perspectiva da gestão – Marcos Kutova (PUC Minas – secretário de planejamento)
A perspectiva macro do mercado educacional – Leonardo Galvani (pró-reitor da UCB)
14h – A agenda política – Gregory Rial
14h30 – A agenda latino-americana – Pe. Anderson Pedroso – Reitor da PUC Rio e presidente da Oducal
15h – A agenda pastoral-identitária – Pe. Isaac Celestino Assis – pró-reitor da UCB
SHN Q. 4 Bloco E – Asa Norte, Brasília – DF, 70704-050
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”