A Semana Laudato Si’ teve início como uma forma de celebrar o primeiro aniversário da encíclica transformadora do Papa Francisco, “Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum.” Desde então, essa celebração anual tornou-se uma forma de todos os católicos se unirem e se alegrarem com o progresso que fizemos em dar vida à Laudato Si’, além de nos comprometermos com mais oração e ação pela nossa casa comum. Este ano, com o tema “Escutando e Caminhando Juntos”, católicos dos seis continentes trabalharão para “unir toda a família humana” para “proteger nossa casa comum” (LS 13) – uma citação norteadora da Laudato Si’ – para uma semana de celebração. Católicos de todo o planeta unirão suas comunidades em ação e aprenderão mais sobre como a Laudato Si’ oferece um plano para enfrentarmos a crise climática. Por todo o mundo, os católicos vão se unir como família em oração e ação.
O Dicastério elencou 7 objetivos concretos para guiar as iniciativas por todo o mundo. São eles:
1. Resposta ao clamor da terra – ações para mitigar as mudanças climáticas, estimular a adoção de energias renováveis e medidas de suficiência energética, alcançar a neutralidade do carbono, proteger a biodiversidade, promover a agricultura sustentável e garantir o acesso à água potável para todos.
2. Resposta ao clamor dos pobres – ações para promover a solidariedade, com atenção especial aos grupos vulneráveis, como comunidades indígenas, refugiados, migrantes e crianças em risco, análise e melhoria dos sistemas sociais e programas de serviço social.
3. Economia ecológica – ações para promover o consumo sustentável, estimular investimentos éticos, desinvestimento em combustíveis fósseis e qualquer atividade prejudicial ao planeta e às pessoas, apoiar economias circulares, priorizar o trabalho de cuidado e proteger a dignidade dos trabalhadores.
4. Adoção de estilos de vida sustentáveis – ações contra o desperdício e para favorecer a reciclagem, estimular a adoção de hábitos alimentares sustentáveis (optando por uma alimentação à base de plantas e reduzir o consumo de carne), maior uso de transporte público, mobilidade ativa (caminhada, bicicleta) e evitar itens de uso único (por exemplo, plástico, etc.)
5. Educação ecológica – ações para garantir o acesso equitativo à educação para todos e a promoção dos direitos humanos, fomentar os temas da Laudato Si’ na comunidade, incentivar a liderança ecológica (alunos, professores) e atividades de restauração ecológica.
6. Espiritualidade ecológica – ações para celebrar o dom da criação e criar uma consciência ecológica mais profunda e conectada com os valores cristãos, desenvolvimento de catequese ecológica, retiros e programas de formação e orações na natureza.
7. Envolvimento da comunidade e ação participativa – ações para promover a defesa de direitos e o desenvolvimento de campanhas populares, o envolvimento com os tomadores de decisão e o incentivo ao enraizamento e um sentimento de pertencimento às comunidades locais e aos ecossistemas vizinhos.
Toda a sociedade é convidada a engajar-se na promoção dos objetivos Laudato Si’. Para isso, o Dicastério organizou a ação em setores. São eles:
Instituições de ensino, grupos, comunidades eclesiais e religiosas e até mesmo pessoas individualmente podem se inscrever na plataforma. Ao acessar, preencherá dados, fará a escolha de ações concretas e se comprometerá pelo período de 7 anos a implementar as iniciativas escolhidas. A plataforma oferece indicadores para o acompanhamento do progresso. Cria-se assim uma comunhão mundial em torno da Laudato Si’ por meio de ações de impacto.
Todos sentem que a Laudato Si’ trouxe luzes importantes para renovar nosso modo de estar no mundo. Infelizmente, temos a tendência de permanecer nas belas palavras. A Plataforma de Ação é um esforço de traduzir estas palavras em gestos concretos. Sua escola/universidade/congregação/paróquia, ao abraçar um ou mais objetivos concretos da plataforma, estará dando um testemunho concreto de ação.
Basta acessa o site https://plataformadeacaolaudatosi.org/ e clicar em Registrar. Acesse a aba Recursos no site da plataforma para obter os Guias Específicos para Escolas e Universidades.
A ANEC participou do processo de construção e implementação da plataforma por meio da participação no Group of Work Schools do Dicastério para Pr0moção do Desenvolvimento Humano Integral. E também abraçou os seguintes compromissos:
Materiais de apoio
Folheto – Plataforma Laudato Si’ (em português)
Slides – Síntese da Laudato Si’
Slides – Objetivos Laudato Si’ e a ANEC
E-book “Agenda Universidades e Amazônia”
Artigo “Tudo está interligado: e a escola é o ponto de conexão”
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”