Notícias

Educadores debatem perfil do educador da escola católica no Dia ANEC Espírito Santo 2026

03/02/2026
Por  ANEC Comunicação

Foi realizado, na última sexta-feira (30) o Dia ANEC Espírito Santo 2026. O evento, realizado pela coordenação do Conselho Estadual da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) no Espírito Santo, reuniu educadores de escolas confessionais católicas de todo o estado. O evento teve como tema “O Perfil do educador da Escola Católica: Identidade e Missão”, e a programação aconteceu no CECATES – Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian, em Vitória, capital do Espírito Santo. 

Ao todo, o evento reuniu mais de 450 educadores de instituições confessionais católicas de educação na educação básica, ensino superior e aprendizagem profissional, de diversas regiões do estado. Participaram do evento educadores do Colégio Agostiniano, CESAM Vitória, Colégio Sagrado Coração de Maria, Colégio Salesiano Vitória, Colégio São José, Escola Santa Catarina, Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), Escola São Francisco de Assis (ESFA) e Centro Universitário Salesiano.

Em sua fala de abertura, o Padre Geraldo Adair da Silva, Diretor 1º Secretário da Diretoria Nacional da ANEC e Coordenador Estadual da ANEC, destacou a importância da comunhão entre as instituições. Ele ressaltou que o encontro é um tempo de renovação de propósitos para o ano letivo, focado na formação integral à luz dos valores cristãos.

“Reafirmamos nossa missão de educar e evangelizar, conscientes de que cada instituição é uma comunidade eclesial. Queremos fortalecer nossa identidade como educação católica e missionária”, afirmou o Padre Geraldo.

O ponto alto da manhã foi a participação do Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, que em sua palestra magna reforçou que a escola é, muitas vezes, o principal ponto de contato de jovens e crianças com a Igreja. “As instituições educativas católicas estão frequentemente em contato com pessoas que não participam de outros ambientes eclesiais. Isso não é apenas um desafio, mas uma grande oportunidade missionária”, afirmou o arcebispo.

Laboratório de Fraternidade e Formação Integral


Dom Ângelo enfatizou que a educação católica deve atuar como um “laboratório de relações fraternas, participativas e sinodais”. Segundo ele, o papel das instituições vai além do conteúdo acadêmico, sendo um serviço ao Evangelho que oferece uma alternativa aos modelos marcados pelo individualismo e pela lógica de mercado. “Educar é um ato de amor e um compromisso com a construção do Reino de Deus”, concluiu.

Para a Profa. Cristina Vargas, diretora do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e coordenadora dos workshops do evento, a fala do arcebispo ressoa com o cotidiano escolar. “O evento reforça nossa responsabilidade de formar pessoas abertas ao bem e à verdade, promovendo uma educação que prepara para a vida e para o compromisso com o próximo”, destacou a diretora.

Conhecimento e Prática Pedagógica

Além das reflexões teológicas, o evento promoveu a troca de experiências práticas por meio de workshops. Profissionais levaram ao debate temas como Saúde Mental, Inteligência Artificial e Gestão Pedagógica, buscando alinhar a inovação tecnológica aos valores humanistas e cristãos.

O encontro foi encerrado com uma homenagem especial à Ir. Rita Cola, por sua trajetória dedicada à educação no Espírito Santo, e a entrega de uma placa de agradecimento a Dom Ângelo, simbolizando o reconhecimento da ANEC ao seu pastoreio e incentivo à missão educativa.

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis, também esteve presente.

Texto: Gislan Vitalino Ferreira
Imagens: Salesianos ES


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”