Entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro de 2025, a ANEC integrou a programação do Jubileu do Mundo Educativo, em Roma — um encontro internacional que reafirmou a educação como ato de esperança e reforçou a missão da Igreja como formadora integral da pessoa humana.

Com o tema “Constelações de Esperança”, o evento reuniu mais de 20 mil participantes de mais de 50 países, promovendo momentos de reflexão, espiritualidade e intercâmbio de experiências educacionais. A delegação brasileira contou com cerca de 60 representantes de escolas, universidades, mantenedoras e parceiros institucionais.
A ANEC teve papel de destaque na Aldeia da Educação, espaço expositivo do evento. No dia 30/10, Irmã Iraní Rupolo apresentou as boas práticas brasileiras, ressaltando o impacto e a abrangência da educação católica no país; a contribuição das instituições associadas à ANEC no Pacto Educativo Global e os projetos e experiências inovadoras que integram fé, cultura, ciência e compromisso social.

A apresentação recebeu grande acolhida dos participantes e reforçou o protagonismo do Brasil no cenário educativo católico internacional.
Ainda no dia 30, ocorreu o relançamento do Pacto Educativo Global, em uma cerimônia marcada por espiritualidade, escuta e compromisso com o futuro da humanidade. Foram anunciadas três novas prioridades para o Pacto:
educação para a interioridade,
educação para um digital humano,
educação para a paz desarmante e desarmada.

O chamado central do encontro ecoou para todo o mundo educacional: “apaixonem-se novamente pela missão de educar”.
O ápice da participação da ANEC ocorreu na manhã de 31 de outubro, durante a audiência com o Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro.
A diretora-presidente, Irmã Iraní Rupolo, o presidente do Conselho Superior, Pe. Sérgio Mariucci, o secretário-executivo, Guinartt Diniz, puderam cumprimentar pessoalmente o Santo Padre, em um encontro marcado por forte emoção e profundo simbolismo para a educação católica brasileira.

Na ocasião, o Papa abençoou a réplica do ícone “Jesus Mestre da Esperança”, que peregrinará pelas instituições associadas à ANEC a partir de 2026 — gesto que expressa o reconhecimento do Vaticano à missão educativa desenvolvida no Brasil.
Diálogos que conectam
Além desses momentos significativos, a Irmã Iraní Rupolo participou de um encontro com Dom José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Na ocasião, a presidente da ANEC apresentou a trajetória da Associação nos últimos anos e o convidou oficialmente para participar do VIII Congresso Nacional de Educação Católica, que será realizado em 2027, na cidade do Rio de Janeiro. O convite foi prontamente aceito por Dom Tolentino, o que fortaleceu os laços entre a ANEC e o Dicastério e reafirmou o papel da Educação Católica na promoção de uma cultura de encontro, diálogo e esperança.

A agenda institucional também incluiu um momento de diálogo com a rádio Vaticano, no qual a Irmã Iraní Rupolo, acompanhada de representantes da FTD Educação e do Marista Brasil, concedeu uma entrevista ao renomado jornalista Silvonei José sobre os desafios e as perspectivas da Educação Católica no contexto atual e a participação no Jubileu do Mundo Educativo. O espaço de visibilidade internacional destacou o compromisso da ANEC com uma educação humanista, solidária e inovadora, capaz de formar pessoas para a transformação social e a construção da paz.

Acesse e ouça a entrevista na íntegra.
A agenda da delegação incluiu momentos de espiritualidade em Roma e Assis, visitas às basílicas maiores e aos principais espaços da tradição cristã — uma experiência que fortaleceu o sentido de missão e renovou o compromisso de educar para a paz, a fé e a fraternidade.

Créditos foto Papa Leão XIV e ANEC: Vatican Media
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”