Notícias

Papa Leão XIV envia mensagem à Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum

21/05/2025
Por  Gregory Rial

Na manhã desta segunda-feira, 20 de maio de 2025, foi divulgado uma videomensagem do Papa Leão XIV dirigida à Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), por ocasião do II Encontro Sinodal de Reitores Universitários, que ocorre entre os dias 20 e 24 de maio na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento marca os 10 anos da encíclica Laudato Si’ e prepara o caminho das universidades rumo à COP30, que será realizada em Belém do Pará em novembro deste ano. A ANEC é uma das apoiadoras do evento.

No vídeo, o Papa Leão XIV manifesta seu apoio e proximidade espiritual com os mais de 200 representantes de universidades da América Latina, Caribe, Espanha, Portugal e Estados Unidos reunidos no Rio de Janeiro, incentivando-os em sua missão. “Quero animar-lhes a serem construtores de pontes de integração entre as Américas e com a Península Ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental”, afirma o pontífice.

O Pontífice destacou o valor do discernimento sinodal que marca o espírito do encontro, e saudou de modo especial o debate em torno da proposta de remissão da dívida pública em relação à dívida ecológica, tema evocado pelo Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2025. Leão XIV concluiu sua saudação com uma bênção apostólica, confiando o evento à graça de Deus.

Promovido pela RUC e pela Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), com apoio da Associação de Universidades Jesuítas da América Latina (AUSJAL), o encontro dá continuidade à iniciativa “Organizando a Esperança”, que teve sua primeira edição em 2023, no Vaticano, com a presença do Papa Francisco.

A programação segue a estrutura do método sinodal e inspira-se nos quatro sonhos da Exortação Apostólica Querida Amazônia: o comunitário, o cultural, o social e o ecológico. Os painéis e mesas redondas abordam temas como:

  • Coordenação continental de ações educativas frente à crise climática;
  • Biodiversidade, tecnologia e o cuidado da Casa Comum;
  • Justiça ecológica e o papel do diálogo social;
  • Arquiteturas financeiras e remissão de dívidas públicas e ambientais.

O encontro culmina com uma ação pública no Cristo Redentor, celebrando os 10 anos da Laudato Si’, com a presença de lideranças religiosas, acadêmicas, políticas e da sociedade civil. São aguardadas também as presenças da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.

A Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum reúne universidades católicas, públicas e privadas comprometidas com a ecologia integral e com a construção de uma agenda universitária latino-americana baseada nos princípios do magistério social da Igreja, especialmente da encíclica Laudato Si’. “A missão das universidades não é apenas formar profissionais, mas formar consciências comprometidas com a transformação do mundo” — ressaltou Leão XIV, reiterando o legado educativo de seu predecessor, Papa Francisco.

A mensagem pontifícia e o evento no Rio de Janeiro reiteram o protagonismo das instituições de ensino superior na luta por justiça climática, cuidado com os territórios e dignidade humana.

Transcrição da mensagem do Papa Leão

Estimados irmãos e irmãs,

Quero enviar esta saudação — uma grande saudação — à Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum. Sei que estão reunidos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e que o motivo é este belo aniversário de 10 anos do documento do Santo Padre Francisco, a Encíclica Laudato Si’.

Sei que vocês farão um trabalho sinodal de discernimento como preparação para a COP30. Vão refletir juntos sobre uma possível relação entre a dívida pública e a dívida ecológica, uma proposta que o Papa Francisco havia sugerido em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz.

E neste ano jubilar, ano da esperança, essa mensagem é ainda mais importante.

A vocês, reitores universitários, quero animá-los nesta missão que assumiram: serem construtores de pontes de integração entre as Américas e com a Península Ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental.

Agradeço todos os seus esforços e o seu trabalho. Encorajo-os a continuarem construindo pontes.

E gostaria de concluir dando a bênção, confiando sempre na graça de Deus que nos acompanha: a bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vocês e os acompanhe sempre.

Amém.

Imagem: Vatican Media


Remodal