Notícias

ANEC contribui para a construção do novo Plano Nacional de Educação

14/05/2025
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), representando o Fórum Nacional de Educação (FNE) e na pessoa da gerente da Câmara de Educação Básica, Roberta Guedes, participou na manhã de terça-feira, 13 de maio, de reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024–2034.

Durante o encontro, foram apresentados os objetivos, metas e estratégias que compõem a proposta do novo plano, atualmente em discussão no âmbito legislativo. A professora Roberta Guedes destacou a importância de uma construção democrática e participativa do PNE, ressaltando o papel do Fórum Nacional de Educação (FNE) como espaço de escuta, articulação e pactuação entre sociedade civil e poder público.

Para a gerente, o novo plano precisa representar mais do que um conjunto de diretrizes. “É preciso que o novo plano se constitua como um pacto nacional em torno do direito à educação com qualidade social, equidade, justiça e financiamento adequado, superando os desafios enfrentados na vigência do PNE 2014–2024”, afirmou.

Ela também chamou atenção para os eixos estruturantes do novo PNE, entre eles, a valorização dos profissionais da educação, a superação das desigualdades, a ampliação do acesso e da permanência em todos os níveis e modalidades de ensino, o fortalecimento da gestão democrática e o financiamento público da educação.

A ANEC segue comprometida com a construção de políticas públicas que garantam uma educação de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada, contribuindo ativamente para os debates e proposições que visam o desenvolvimento educacional do país.

 


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”