Notícias

ANEC participa de solenidade de posse do novo presidente da CAPES

13/02/2020
Por  ANEC Comunicação

O Diretor Presidente da ANEC Ir. Paulo Fossatti, o Secretário executivo James Pinheiro, a Gerente da Câmara de Ensino Superior Fabiana Deflon e o Gerente da Câmara de Mantenedoras Guinartt Diniz participaram, na tarde desta terça (11/2), da posse do novo presidente da CAPES o professor Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Em discurso durante a cerimônia de transmissão de posse, Benedito Aguiar, novo presidente da CAPES, reforçou que, em sua gestão, a prioridade será investir em pesquisa, inovação e na formação de recursos humanos: “O fomento à apropriação e ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico para soluções de problemas nacionais serão prioridades em minha gestão”.

Engenheiro eletricista, mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor pela Universidade de Berlim e pós-doutor pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, Aguiar é o 22º presidente da CAPES. Entre outras condecorações recebidas ao longo de sua trajetória acadêmica, foi agraciado com os títulos de Doutor Honoris Causa pelo Gordon College (EUA).

A solenidade contou também com a participação de Abraham Weintraub, ministro da Educação, do ex-presidente da CAPES, Anderson Correia, que reassumiu a reitoria do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e de representantes da comunidade acadêmica.

Weintraub elogiou o trabalho do ex-presidente da CAPES e destacou a sua trajetória: “Anderson foi um prazer trabalhar com você! Foi uma grande surpresa! ” E continuou: “Um ano difícil e contas estouradas não inibiram o Anderson. Buscamos o resultado, salvamos o que era importante e os números estão aparecendo. Terminamos melhor que imaginávamos! Desejo sucesso no ITA! ”.

Ao final da solenidade, Benedito Aguiar falou sobre o desafio que terá pela frente e as metas da sua gestão: “Assumo a CAPES num momento estratégico, com importantes desafios a serem vencidos. Os mais relevantes são o reequilíbrio de distribuição de bolsas, com mais meritocracia e diminuição de assimetrias, a avaliação do Plano Nacional de Pós-graduação (2011 a 2020) e o cumprimento dos principais eixos estabelecidos, bem como a criação de novas metas para a próxima década e a implementação da nova metodologia de avaliação dos programas de pós-graduação, por meio de cinco dimensões”.

Investimentos
A CAPES é responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. É a mais importante agência brasileira de fomento à formação de recursos humanos.

São 100 mil bolsas voltadas para a formação de professores da educação básica. Na pós-graduação brasileira, há 95,4 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de 8,7 mil no exterior oferecidas graças aos 70 acordos firmados com instituições internacionais. O número de eventos científicos apoiados pela Coordenação chega a 800 por ano.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”