Notícias

Dia ANEC Fortaleza (CE)

10/04/2019
Por  Verlindo

UM SÁBADO DE CONHECIMENTO, ENCONTROS E REENCONTROS.

Ver o teatro lotado de educadores em uma manhã de sábado é renovar as esperanças no futuro. As Escolas Católicas do Ceará realizaram um belo encontro de formação no último sábado, dia 6 de abril, no Theatro Via Sul.

Espiritualidade, cultura, arte e conhecimento. Os ensinamentos de São Francisco de Assis marcaram a abertura do evento promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, uma aposta que a educação passa pela solidariedade e pela empatia.

Irmã Patrícia, Diretora do Santa Cecília e Presidente da ANEC Ceará, abriu a manhã de formação ressaltando a importância das escolas estarem irmanadas, em rede, fortalecendo ainda mais as escolhas pedagógicas que buscam o equilíbrio entre um ensino de excelência e a formação humana.

A palestrante, Katia Stocco Smole, uma das maiores especialistas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) subiu ao palco reforçando justamente a importância do equilíbrio entre os conteúdos e a formação humana, fórmula que as escolas católicas equilibram tão bem.

Katia discorreu com muita propriedade sobre os princípios que norteiam a nova BNCC, de como foi estruturada no sentido de priorizar a experiência, a exemplo da Educação Infantil. Partiu de sua vivência pessoal: a menina nascida no bairro pobre de São Paulo, estudante de escola pública, que recebeu da zeladora a concessão da chave da biblioteca fechada e percorreu o mundo através dos livros. Ela hoje é Diretora do Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC e Doutora em Educação pela FEUSP.

Entre encontros e saberes, a música fechou a programação. Alunos e professores dividindo o palco, muitas vozes fazendo coro na plateia. Dia para ser lembrado.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”