Notícias

Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba, sedia o Dia ANEC

04/04/2019
Por  Verlindo

Gestores e coordenadores de colégios e instituições católicas de ensino se reuniram na manhã desta quarta-feira (03) no Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Curitiba, para um encontro promovido pela ANEC, a Associação Nacional de Educação Católica no Brasil.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes. Os participantes ouviram a palestra da Professora Mestre Roberta Guedes, de Brasília/DF, sobre a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo das Escolas Católicas. A palestrante ressaltou que as instituições católicas de ensino precisam estar preocupadas com a essência, ou seja, com a transmissão de valores às crianças e jovens, especialmente por meio da valorização da individualidade e do conhecimento particular de cada um.

Guedes também falou aos educadores sobre as novidades relacionadas ao Ensino Médio, cujas escolas e colégios devem começar a planejar já no próximo ano. Para a professora, as gestões podem pensar a educação a partir de uma pedagogia integral transdisciplinar, ou seja, que faça com que os componentes curriculares dialoguem entre si e também com as aptidões dos educandos.

No início da manhã, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba esteve no encontro e direcionou uma palavra aos diretores e coordenadores. Dom Peruzzo fez questão de falar do diferencial das instituições católicas de ensino, que é justamente a formação de pessoas com valores cristãos, pautados no Evangelho e conscientes de seu papel na sociedade. “Se for pra educar, qualquer um educa com dinheiro e mercado. Nós fazemos mais que educar, nós transmitimos valores”, disse ele. O Arcebispo pediu  também que os educadores continuem empenhados na importante missão de educar. “Sejamos orantes e até Deus nos daria um abraço de gratidão”, finalizou.

O Professor Nilson Izaias Pegorini, do Grupo Educacional Bom Jesus e integrante do Conselho da ANEC no Paraná informou que ainda no segundo semestre os coordenadores e diretores serão convidados para um novo encontro, ocasião em que deverá ser lançado o Projeto “Curta na Educação”, que tem como motivador a Campanha da Fraternidade 2020 cujo tema será “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”.

Pegorini falou a ANEC-PR também têm pensado meios de articular as instituições e colégios do interior do Paraná para que participem da Associação, fortalecendo ainda mais a educação católica no Estado. Atualmente, o conselho paranaense da Associação Nacional de Educação Católica é composto por: Irmão Vanderlei Siqueira – Grupo Marista; Irmã Vilma Ravazzoli –  SAGRADO – Rede de Educação; Padre José Neto – Colégio e Faculdade Bagozzi; Padre Marcelo Pereira da Costa – Colégio Medianeira; Irmã Edites Bet – Colégio e Faculdade Sagrada Família, de Ponta Grossa; Diácono Edilson da Costa – Pastoral da Educação da Arquidiocese de Curitiba; Professor Nilson Izaias Pegorini – Grupo Educacional Bom Jesus; Irmã Valéria Leal – Equipe de Pastoral e Gestora de Pastoral do SAGRADO – Rede de Educação e Lidiomar Alves Celestino – Gerente do Projeto “Curta na Educação”.

Os esforços são para que cada vez mais as instituições católicas de ensino estejam engajadas nas atividades da Associação para que, unidas, ofertem uma educação de qualidade para as crianças e os jovens paranaense, tendo como base a formação cristã que valoriza e personifica o ser humano e o torna protagonista de sua história e colaborador das vitórias do outro.

Texto: Serviço de Comunicação do Colégio Sagrado Coração de Jesus – Shaiane Ramão dos Santos.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”