Eventos

Encontro de PI’s e CPA’s 2022: O ENADE como bússola para o Ensino Superior

09 de Ago.
15h às 17h
Online

Sobre o evento

Em 2022, o ENADE irá avaliar os concluintes e importantes cursos das IES católicas, Nesse sentido, o evento quer promover uma reflexão sobre como a operacionalização do ENADE e as estratégias de motivação e envolvimento da comunidade acadêmica podem ser úteis para que a IES, para além do instrumento avaliativo e legal que ele representa, pense o seu presente e o seu futuro. Em outras palavras, o ENADE pode ser uma bússola para a gestão acadêmica e até mesmo financeira das instituições.

Palestrante

Img

Rodrigo Capelato

Diretor Executivo e Assessor para Assuntos Econômicos do SEMESP. Sócio da Expertise Educação. Possui Graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), MBA em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da USP, e em Administração pela Fundação Armando  Álvares Penteado (FAAP). Coordenador do Sistema de Informações do Ensino Superior Privado (SINDATA). Membro da Comissão de Aperfeiçoamento do FIES. Professor de pós-graduação em Gestão Universitária e autor de livros e artigos sobre educação superior. Autor dos livros Novos Desafios no Ensino Superior, da Ensinamento Editoras, Administração de Instituições de Ensino Superior, da Editora Alínea, Destruição Criativa na Educação Superior, da Editora Cultura e Redes de Cooperação no Ensino Superior: Sinergia e Sustentabilidade, pela Penso Editora. Coordenador de diversos estudos e pesquisas como Mapa do Ensino Superior no Brasil, A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho, Panorama dos Concluintes do Ensino Superior, Perfil do Aluno de Iniciação Científica, entre outras. Foi pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo. Autor de diversos artigos na área de potencial de mercado e ensino superior, como Três desafios à gestão do ensino no século 21, pela Harvard Business Review, Ranking das regiões paulistas segundo o potencial de mercado, pela revista Economia & Empresa, Perfil econômico-financeiro do setor e Características gerais do setor – Evasão, pela Análise Setorial do Ensino Superior Privado – Hoper Estudos de Mercado, Panorama sobre a educação superior no Brasil e o impacto do financiamento estudantil na expansão das matrículas, pela publicação La Universidad Privada en América Latina y el Caribe, A relevância do ensino superior privado no Brasil, pela Revista de Educación Superior en América Latina, Diagnóstico das pequenas e médias instituições de ensino superior: indicações para a melhoria da competitividade, pela ABMES Cadernos, Brazil: Family-Founded Higher Education Institutions, pelo The Global Phenomenon of Family-Owned or Managed Universities – Global Perspectives on Higher Education, entre outras.

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”