A Campanha da Fraternidade (CF) 2025 nos convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental. No contexto de 10 anos de promulgação da Encíclica Laudato Si’, dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, do ano da COP-30 no Brasil e inspirado pelas realidades locais que tanto nos desafiam, a CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à sociedade caminhos para uma conversão integral.
A CF 2025 e a educação católica
A educação católica desempenha um papel essencial na promoção dos valores da Campanha da Fraternidade. Escolas e universidades católicas são chamadas a serem espaços de diálogo e formação para a sustentabilidade, estimulando práticas educativas e pastorais que integrem a fé e o cuidado com a criação. De acordo com dados levantados pela ANEC, 99% das escolas católicas utilizam a CF como recurso pedagógico-pastoral. Nesse sentido, a CF 2025 propõe que educadores e gestores promovam iniciativas pedagógicas inspiradas na Ecologia Integral, fomentando o compromisso com a justiça socioambiental e a dignidade da vida humana.
Objetivo Geral da CF 2025
Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
Objetivos Específicos
Reconhecer as ações da Encíclica Laudato Si’ e do Sínodo da Amazônia.
Denunciar os impactos negativos do estilo de vida atual no planeta.
Identificar as causas da crise climática e as “falsas soluções”.
Valorizar o “Evangelho da Criação” e a Aliança universal.
Assumir o compromisso com a conversão integral.
Viver as propostas do Ano Jubilar em novas relações.
Promover a Ecologia Integral como eixo transversal cristão.
Apoiar pastorais e movimentos socioambientais em articulação.
Estimular mudanças no modelo econômico destrutivo.
Defender vítimas de desastres naturais e crimes ambientais.
Celebrar 10 anos da Laudato Si’ com avanços nas temáticas abordadas.
Explicação do cartaz
O cartaz da CF 2025 apresenta elementos visuais que remetem à integração entre a criação divina e o cuidado humano. A imagem central destaca a Terra como um presente de Deus, cercada por figuras humanas em atitudes de cuidado e preservação. A composição gráfica inclui elementos naturais, como árvores e rios, e representações culturais, valorizando a diversidade. O lema “Deus viu que tudo era muito bom” reforça a mensagem de que a criação é sagrada e merece respeito.
São Francisco de Assis: em destaque no cartaz, São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. Esta reconciliação universal ganha sua maior expressão no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco há precisos 800 anos. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera.
A cruz: no centro, a Cruz é um elemento importante na espiritualidade quaresmal e franciscana. No cartaz, ela recorda a experiência do Irmão de Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. No início, Francisco entendeu que era a pequena Igreja de São Damião. Mais tarde, compreendeu que se tratava de algo bem maior, a Igreja mesma de Deus. A Quaresma é este tempo de reconstrução de cada cristão, cada comunidade, a sociedade e toda a Criação, porque somos chamados à conversão.
A natureza: a araucária, o ipê amarelo, o igarapé, o mandacaru, a onça pintada e as araras canindés, representam a fauna e a flora brasileiras em toda a sua exuberância, que ao invés de serem exploradas de forma predatória, precisam ser cuidadas e integradas pelo ser humano, chamado por Deus a ser o guarda e o cuidador de toda a Criação.
As cidades: os prédios e as favelas refletem o Brasil a cada dia mais urbano, onde se aglomeram verdadeiras multidões num estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida. Cada um de nós, seres humanos, o campo, a cidade, os animais, a vegetação e as águas fomos criados para ser, com a nossa vida, um verdadeiro “louvor das criaturas” ao bom Deus.
A colagem: o uso do estilo de colagem é uma escolha artística e simbólica. A técnica possibilita a união de elementos diferentes em uma única composição, refletindo a diversidade e a interligação entre tudo o que existe, entre toda a Criação. A escolha do estilo também faz referência à Ecologia Integral, onde todos os aspectos da vida – espiritual, social, ambiental e cultural – são considerados e valorizados. Cada pedaço na colagem, apesar de único, contribui para a totalidade da imagem, assim como cada pessoa e cada parte do meio ambiente tem um papel crucial na criação de um mundo sustentável e harmonioso.
Indicações pedagógico-pastorais para a CF 2025
Usar a temática da CF nas atividades e avaliações de todas as áreas do conhecimento.
Promover rodas de conversa e debates sobre ecologia e fé nas escolas.
Desenvolver projetos interdisciplinares que abordem a Ecologia Integral.
Incentivar práticas sustentáveis no cotidiano escolar.
Realizar momentos de espiritualidade focados na criação, como celebrações e retiros.
Mobilizar a comunidade escolar para ações concretas de cuidado com o meio ambiente.
CF 2025 e a BNCC
A Campanha da Fraternidade se alinha aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente na formação integral dos estudantes. Valores como sustentabilidade, ética, responsabilidade social e cidadania global estão diretamente conectados à Ecologia Integral proposta pela CF 2025, promovendo a construção de competências para a convivência e o cuidado com o próximo e com a natureza.
Conhecimento: A reflexão sobre a Ecologia Integral incentiva a compreensão da interconexão entre o mundo físico, social e cultural, estimulando os estudantes a colaborar para a construção de uma sociedade sustentável e inclusiva.
Pensamento Científico, Crítico e Criativo: A CF 2025 fomenta a investigação e a criatividade para resolver problemas socioambientais, incentivando a análise crítica das causas da crise ecológica e a criação de soluções práticas, inovadoras e éticas.
Repertório Cultural e Comunicação: Por meio de práticas pedagógicas e pastorais, a CF valoriza as manifestações culturais e artísticas relacionadas ao cuidado com a criação, ao mesmo tempo em que promove o uso de linguagens diversas para expressar ideias e sensibilizar a sociedade.
Cultura Digital e Argumentação: A campanha promove o uso ético e crítico das tecnologias digitais para disseminar informações, criar campanhas de conscientização e argumentar em defesa do consumo responsável e da preservação ambiental.
Empatia, Cooperação e Cidadania: As ações propostas pela CF estimulam a cooperação, o diálogo e a empatia, preparando os estudantes para agir com responsabilidade e ética em relação ao próximo, às futuras gerações e ao planeta.
CF 2025 e as áreas de conhecimento
1. Linguagens e suas Tecnologias
Estimula o uso de diversas linguagens para conscientizar sobre a Ecologia Integral e expressar o cuidado com a Casa Comum.
Ações pedagógicas:
Produção textual (poemas, crônicas, artigos) sobre a crise socioambiental e soluções sustentáveis.
Atividades artísticas (teatro, música, pintura) que representem o cuidado com a criação. O trabalho com colagem é um excelente recurso.
Uso de mídias digitais para criar campanhas de conscientização sobre sustentabilidade.
O trabalho de leitura e interpretação de textos pode ser muito útil, especialmente com textos da própria Laudato Si’, do Texto-base e de outras literaturas paradidáticas que provoquem a reflexão.
2. Matemática e suas Tecnologias
Permite a análise de dados ambientais e a proposição de soluções práticas.
Ações pedagógicas:
Estudos estatísticos sobre desmatamento, emissão de gases e consumo de recursos.
Planejamento de projetos sustentáveis, como hortas ou sistemas de energia renovável.
Atividades sobre cálculos de pegada ecológica e consumo consciente.
3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Aborda a relação entre ciência, meio ambiente e sociedade, promovendo soluções para a crise ecológica.
Ações pedagógicas:
Projetos sobre a conservação da biodiversidade e o impacto das ações humanas no ambiente.
Experimentos sobre sustentabilidade, como compostagem e reaproveitamento de água.
Estudos sobre mudanças climáticas e análise crítica de “falsas soluções”.
Combate ao negacionismo científico pela apresentação de argumentos, teorias e pesquisas científicas.
4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Reflete sobre as causas sociais e históricas da crise ambiental e propõe práticas baseadas na justiça socioambiental.
Ações pedagógicas:
Discussões sobre o impacto do modelo econômico atual e a desigualdade ambiental.
Entendimento do conceito de ecologia integral e sua relação com elementos históricos e geográficos.
Valorização dos saberes indígenas e tradicionais no cuidado com a natureza: exploração de filósofos do sul global, indígenas e orientais.
Atividades que envolvam a COP-30 – saber o que é, simulação da COP na escola etc.
5. Ensino Religioso
Entendimento de como a cultura religiosa do povo brasileiro se relaciona com o meio ambiente em suas contribuições teológicas, sociais e políticas.
Ações pedagógicas:
Pesquisa sobre como as religiões lidam com o meio ambiente no âmbito dos textos sagrados, práticas e costumes.
Conhecer e debater as iniciativas das religiões no combate à emergência climática.
Trabalhando a CF 2025 na Pastoral Escolar
A pastoral escolar desempenha um papel privilegiado nas escolas católicas para abordar e aprofundar os temas propostos pela Campanha da Fraternidade 2025. A partir da temática “Fraternidade e Ecologia Integral”, ela pode atuar como um espaço de formação espiritual, conversão ecológica e compromisso social, integrando fé, educação e responsabilidade socioambiental.
Eixo Espiritualidade Ecológica: a dimensão espiritual da Ecologia Integral oferece uma oportunidade única de reler os textos bíblicos sob uma perspectiva ecológica, conforme inspira o texto-base da campanha. Essa releitura ajuda a conectar a espiritualidade cristã com o cuidado com a criação, um aspecto muitas vezes negligenciado, mas fundamental para a fé cristã.
Além disso, o magistério da Igreja, especialmente documentos como a Encíclica Laudato Si’, a Laudate Deum e as discussões do Sínodo para a Amazônia, podem ser aprofundados em momentos formativos com educadores, estudantes e famílias. Esses textos iluminam a relação entre a fé cristã e a responsabilidade com a Casa Comum, promovendo uma espiritualidade que transcende práticas individuais e se conecta com a justiça ecológica. Muitas pessoas não sabem o que são esses documentos – este é o momento de dar visibilidade!
Um recurso particularmente rico é o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, que pode ser trabalhado de maneira criativa e inspiradora:
Celebrações litúrgicas: O cântico pode ser cantado ou meditado em celebrações e momentos de oração desde o início do ano letivo.
Formação de educadores e famílias: Pode ser tema de espiritualidade em encontros com professores e pais, despertando uma conexão mais profunda entre fé e natureza.
Atividades culturais: Representações teatrais ou artísticas baseadas no Cântico podem envolver os estudantes e a comunidade escolar, promovendo a integração entre espiritualidade, arte e cultura.
Eixo Conversão Ecológica: a conversão ecológica começa pela formação de consciência sobre o impacto de nossas ações no mundo. Isso inclui uma reflexão sobre a pegada ecológica que deixamos, convidando estudantes, professores e famílias a reconhecerem suas responsabilidades individuais e coletivas no cuidado com o planeta. Para fomentar essa conversão, algumas práticas podem ser implementadas:
Exame de consciência ecológica: realizar celebrações penitenciais que incluam reflexões específicas sobre atitudes de consumo, desperdício e desrespeito à criação. Essa prática pode ser integrada à espiritualidade quaresmal.
Atividades de conexão com a natureza: organizar retiros, caminhadas ecológicas e visitas a ONGs ou projetos que atuam na conservação ambiental. Essas experiências podem despertar nos participantes uma maior sensibilidade ecológica e um desejo de agir concretamente.
Projetos coletivos: implementar ações práticas na escola, como programas de reciclagem, compostagem, plantio de árvores e reflorestamento. Esses projetos, além de conscientizar, ajudam a criar uma cultura de sustentabilidade na comunidade escolar.
Eixo Compromisso Social: no âmbito do compromisso social, a pastoral escolar pode engajar os estudantes em iniciativas que promovam a justiça climática e social. Isso exige um equilíbrio entre ação concreta e formação crítica, garantindo que os projetos tenham uma base pedagógica sólida. Sugestões incluem:
Engajamento em movimentos e Projetos Sociais: incentivar os estudantes a conhecer e participar de ações de voluntariado relacionadas à justiça climática, como apoio a comunidades afetadas por desastres ambientais ou iniciativas que promovam a agricultura familiar sustentável.
Projetos de pesquisa e análise crítica: trabalhar com temas como mineração, grilagem de terras, impacto do agronegócio e alternativas sustentáveis como a agricultura familiar. Estimular a análise de propostas legislativas e políticas públicas também é uma forma de evangelização, pois promove a conscientização política e social alinhada aos valores cristãos.
Parcerias com organizações locais: desenvolver ações em conjunto com pastorais sociais, ONGs ou movimentos ambientais que já atuam em defesa do meio ambiente e das populações vulneráveis.
Todas essas ações devem estar integradas ao projeto pedagógico da escola, valorizando o conhecimento científico e prático como ponto de partida. Dessa forma, a pastoral escolar pode transformar a temática da CF 2025 em um eixo transversal do ano letivo, promovendo não apenas a formação espiritual, mas também uma cidadania consciente e comprometida com a Ecologia Integral. Essas iniciativas, vividas ao longo do ano pastoral, criam um movimento contínuo de formação, reflexão e ação, preparando os estudantes para serem protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e em comunhão com a criação.
Ações da gestão educacional para a CF 2025
Incorporar os princípios da CF 2025 nos planos pedagógicos das instituições.
Promover formações para educadores sobre Ecologia Integral e sustentabilidade.
Apoiar projetos que fortaleçam a conexão entre a fé e o cuidado com o meio ambiente.
Estimular parcerias com organizações sociais e ambientais para ações conjuntas.
Garantir que a infraestrutura escolar seja sustentável, com práticas como economia de recursos e redução de resíduos. Para isso pode ser muito útil o Programa Casa Mae desenvolvido pela ANEC. Veja aqui.
Oração da CF 2025
Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.
Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.
Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.
Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!
Materiais, subsídios e iniciativas das empresas parceiras da ANEC
Em breve.
Remodal
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