A Campanha da Fraternidade (CF) 2025 nos convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental. No contexto de 10 anos de promulgação da Encíclica Laudato Si’, dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, do ano da COP-30 no Brasil e inspirado pelas realidades locais que tanto nos desafiam, a CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à sociedade caminhos para uma conversão integral.
A CF 2025 e a educação católica
A educação católica desempenha um papel essencial na promoção dos valores da Campanha da Fraternidade. Escolas e universidades católicas são chamadas a serem espaços de diálogo e formação para a sustentabilidade, estimulando práticas educativas e pastorais que integrem a fé e o cuidado com a criação. De acordo com dados levantados pela ANEC, 99% das escolas católicas utilizam a CF como recurso pedagógico-pastoral. Nesse sentido, a CF 2025 propõe que educadores e gestores promovam iniciativas pedagógicas inspiradas na Ecologia Integral, fomentando o compromisso com a justiça socioambiental e a dignidade da vida humana.
Objetivo Geral da CF 2025
Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
Objetivos Específicos
Reconhecer as ações da Encíclica Laudato Si’ e do Sínodo da Amazônia.
Denunciar os impactos negativos do estilo de vida atual no planeta.
Identificar as causas da crise climática e as “falsas soluções”.
Valorizar o “Evangelho da Criação” e a Aliança universal.
Assumir o compromisso com a conversão integral.
Viver as propostas do Ano Jubilar em novas relações.
Promover a Ecologia Integral como eixo transversal cristão.
Apoiar pastorais e movimentos socioambientais em articulação.
Estimular mudanças no modelo econômico destrutivo.
Defender vítimas de desastres naturais e crimes ambientais.
Celebrar 10 anos da Laudato Si’ com avanços nas temáticas abordadas.
Explicação do cartaz
O cartaz da CF 2025 apresenta elementos visuais que remetem à integração entre a criação divina e o cuidado humano. A imagem central destaca a Terra como um presente de Deus, cercada por figuras humanas em atitudes de cuidado e preservação. A composição gráfica inclui elementos naturais, como árvores e rios, e representações culturais, valorizando a diversidade. O lema “Deus viu que tudo era muito bom” reforça a mensagem de que a criação é sagrada e merece respeito.
São Francisco de Assis: em destaque no cartaz, São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. Esta reconciliação universal ganha sua maior expressão no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco há precisos 800 anos. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera.
A cruz: no centro, a Cruz é um elemento importante na espiritualidade quaresmal e franciscana. No cartaz, ela recorda a experiência do Irmão de Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. No início, Francisco entendeu que era a pequena Igreja de São Damião. Mais tarde, compreendeu que se tratava de algo bem maior, a Igreja mesma de Deus. A Quaresma é este tempo de reconstrução de cada cristão, cada comunidade, a sociedade e toda a Criação, porque somos chamados à conversão.
A natureza: a araucária, o ipê amarelo, o igarapé, o mandacaru, a onça pintada e as araras canindés, representam a fauna e a flora brasileiras em toda a sua exuberância, que ao invés de serem exploradas de forma predatória, precisam ser cuidadas e integradas pelo ser humano, chamado por Deus a ser o guarda e o cuidador de toda a Criação.
As cidades: os prédios e as favelas refletem o Brasil a cada dia mais urbano, onde se aglomeram verdadeiras multidões num estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida. Cada um de nós, seres humanos, o campo, a cidade, os animais, a vegetação e as águas fomos criados para ser, com a nossa vida, um verdadeiro “louvor das criaturas” ao bom Deus.
A colagem: o uso do estilo de colagem é uma escolha artística e simbólica. A técnica possibilita a união de elementos diferentes em uma única composição, refletindo a diversidade e a interligação entre tudo o que existe, entre toda a Criação. A escolha do estilo também faz referência à Ecologia Integral, onde todos os aspectos da vida – espiritual, social, ambiental e cultural – são considerados e valorizados. Cada pedaço na colagem, apesar de único, contribui para a totalidade da imagem, assim como cada pessoa e cada parte do meio ambiente tem um papel crucial na criação de um mundo sustentável e harmonioso.
Indicações pedagógico-pastorais para a CF 2025
Usar a temática da CF nas atividades e avaliações de todas as áreas do conhecimento.
Promover rodas de conversa e debates sobre ecologia e fé nas escolas.
Desenvolver projetos interdisciplinares que abordem a Ecologia Integral.
Incentivar práticas sustentáveis no cotidiano escolar.
Realizar momentos de espiritualidade focados na criação, como celebrações e retiros.
Mobilizar a comunidade escolar para ações concretas de cuidado com o meio ambiente.
CF 2025 e a BNCC
A Campanha da Fraternidade se alinha aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente na formação integral dos estudantes. Valores como sustentabilidade, ética, responsabilidade social e cidadania global estão diretamente conectados à Ecologia Integral proposta pela CF 2025, promovendo a construção de competências para a convivência e o cuidado com o próximo e com a natureza.
Conhecimento: A reflexão sobre a Ecologia Integral incentiva a compreensão da interconexão entre o mundo físico, social e cultural, estimulando os estudantes a colaborar para a construção de uma sociedade sustentável e inclusiva.
Pensamento Científico, Crítico e Criativo: A CF 2025 fomenta a investigação e a criatividade para resolver problemas socioambientais, incentivando a análise crítica das causas da crise ecológica e a criação de soluções práticas, inovadoras e éticas.
Repertório Cultural e Comunicação: Por meio de práticas pedagógicas e pastorais, a CF valoriza as manifestações culturais e artísticas relacionadas ao cuidado com a criação, ao mesmo tempo em que promove o uso de linguagens diversas para expressar ideias e sensibilizar a sociedade.
Cultura Digital e Argumentação: A campanha promove o uso ético e crítico das tecnologias digitais para disseminar informações, criar campanhas de conscientização e argumentar em defesa do consumo responsável e da preservação ambiental.
Empatia, Cooperação e Cidadania: As ações propostas pela CF estimulam a cooperação, o diálogo e a empatia, preparando os estudantes para agir com responsabilidade e ética em relação ao próximo, às futuras gerações e ao planeta.
CF 2025 e as áreas de conhecimento
1. Linguagens e suas Tecnologias
Estimula o uso de diversas linguagens para conscientizar sobre a Ecologia Integral e expressar o cuidado com a Casa Comum.
Ações pedagógicas:
Produção textual (poemas, crônicas, artigos) sobre a crise socioambiental e soluções sustentáveis.
Atividades artísticas (teatro, música, pintura) que representem o cuidado com a criação. O trabalho com colagem é um excelente recurso.
Uso de mídias digitais para criar campanhas de conscientização sobre sustentabilidade.
O trabalho de leitura e interpretação de textos pode ser muito útil, especialmente com textos da própria Laudato Si’, do Texto-base e de outras literaturas paradidáticas que provoquem a reflexão.
2. Matemática e suas Tecnologias
Permite a análise de dados ambientais e a proposição de soluções práticas.
Ações pedagógicas:
Estudos estatísticos sobre desmatamento, emissão de gases e consumo de recursos.
Planejamento de projetos sustentáveis, como hortas ou sistemas de energia renovável.
Atividades sobre cálculos de pegada ecológica e consumo consciente.
3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Aborda a relação entre ciência, meio ambiente e sociedade, promovendo soluções para a crise ecológica.
Ações pedagógicas:
Projetos sobre a conservação da biodiversidade e o impacto das ações humanas no ambiente.
Experimentos sobre sustentabilidade, como compostagem e reaproveitamento de água.
Estudos sobre mudanças climáticas e análise crítica de “falsas soluções”.
Combate ao negacionismo científico pela apresentação de argumentos, teorias e pesquisas científicas.
4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Reflete sobre as causas sociais e históricas da crise ambiental e propõe práticas baseadas na justiça socioambiental.
Ações pedagógicas:
Discussões sobre o impacto do modelo econômico atual e a desigualdade ambiental.
Entendimento do conceito de ecologia integral e sua relação com elementos históricos e geográficos.
Valorização dos saberes indígenas e tradicionais no cuidado com a natureza: exploração de filósofos do sul global, indígenas e orientais.
Atividades que envolvam a COP-30 – saber o que é, simulação da COP na escola etc.
5. Ensino Religioso
Entendimento de como a cultura religiosa do povo brasileiro se relaciona com o meio ambiente em suas contribuições teológicas, sociais e políticas.
Ações pedagógicas:
Pesquisa sobre como as religiões lidam com o meio ambiente no âmbito dos textos sagrados, práticas e costumes.
Conhecer e debater as iniciativas das religiões no combate à emergência climática.
Trabalhando a CF 2025 na Pastoral Escolar
A pastoral escolar desempenha um papel privilegiado nas escolas católicas para abordar e aprofundar os temas propostos pela Campanha da Fraternidade 2025. A partir da temática “Fraternidade e Ecologia Integral”, ela pode atuar como um espaço de formação espiritual, conversão ecológica e compromisso social, integrando fé, educação e responsabilidade socioambiental.
Eixo Espiritualidade Ecológica: a dimensão espiritual da Ecologia Integral oferece uma oportunidade única de reler os textos bíblicos sob uma perspectiva ecológica, conforme inspira o texto-base da campanha. Essa releitura ajuda a conectar a espiritualidade cristã com o cuidado com a criação, um aspecto muitas vezes negligenciado, mas fundamental para a fé cristã.
Além disso, o magistério da Igreja, especialmente documentos como a Encíclica Laudato Si’, a Laudate Deum e as discussões do Sínodo para a Amazônia, podem ser aprofundados em momentos formativos com educadores, estudantes e famílias. Esses textos iluminam a relação entre a fé cristã e a responsabilidade com a Casa Comum, promovendo uma espiritualidade que transcende práticas individuais e se conecta com a justiça ecológica. Muitas pessoas não sabem o que são esses documentos – este é o momento de dar visibilidade!
Um recurso particularmente rico é o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, que pode ser trabalhado de maneira criativa e inspiradora:
Celebrações litúrgicas: O cântico pode ser cantado ou meditado em celebrações e momentos de oração desde o início do ano letivo.
Formação de educadores e famílias: Pode ser tema de espiritualidade em encontros com professores e pais, despertando uma conexão mais profunda entre fé e natureza.
Atividades culturais: Representações teatrais ou artísticas baseadas no Cântico podem envolver os estudantes e a comunidade escolar, promovendo a integração entre espiritualidade, arte e cultura.
Eixo Conversão Ecológica: a conversão ecológica começa pela formação de consciência sobre o impacto de nossas ações no mundo. Isso inclui uma reflexão sobre a pegada ecológica que deixamos, convidando estudantes, professores e famílias a reconhecerem suas responsabilidades individuais e coletivas no cuidado com o planeta. Para fomentar essa conversão, algumas práticas podem ser implementadas:
Exame de consciência ecológica: realizar celebrações penitenciais que incluam reflexões específicas sobre atitudes de consumo, desperdício e desrespeito à criação. Essa prática pode ser integrada à espiritualidade quaresmal.
Atividades de conexão com a natureza: organizar retiros, caminhadas ecológicas e visitas a ONGs ou projetos que atuam na conservação ambiental. Essas experiências podem despertar nos participantes uma maior sensibilidade ecológica e um desejo de agir concretamente.
Projetos coletivos: implementar ações práticas na escola, como programas de reciclagem, compostagem, plantio de árvores e reflorestamento. Esses projetos, além de conscientizar, ajudam a criar uma cultura de sustentabilidade na comunidade escolar.
Eixo Compromisso Social: no âmbito do compromisso social, a pastoral escolar pode engajar os estudantes em iniciativas que promovam a justiça climática e social. Isso exige um equilíbrio entre ação concreta e formação crítica, garantindo que os projetos tenham uma base pedagógica sólida. Sugestões incluem:
Engajamento em movimentos e Projetos Sociais: incentivar os estudantes a conhecer e participar de ações de voluntariado relacionadas à justiça climática, como apoio a comunidades afetadas por desastres ambientais ou iniciativas que promovam a agricultura familiar sustentável.
Projetos de pesquisa e análise crítica: trabalhar com temas como mineração, grilagem de terras, impacto do agronegócio e alternativas sustentáveis como a agricultura familiar. Estimular a análise de propostas legislativas e políticas públicas também é uma forma de evangelização, pois promove a conscientização política e social alinhada aos valores cristãos.
Parcerias com organizações locais: desenvolver ações em conjunto com pastorais sociais, ONGs ou movimentos ambientais que já atuam em defesa do meio ambiente e das populações vulneráveis.
Todas essas ações devem estar integradas ao projeto pedagógico da escola, valorizando o conhecimento científico e prático como ponto de partida. Dessa forma, a pastoral escolar pode transformar a temática da CF 2025 em um eixo transversal do ano letivo, promovendo não apenas a formação espiritual, mas também uma cidadania consciente e comprometida com a Ecologia Integral. Essas iniciativas, vividas ao longo do ano pastoral, criam um movimento contínuo de formação, reflexão e ação, preparando os estudantes para serem protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e em comunhão com a criação.
Ações da gestão educacional para a CF 2025
Incorporar os princípios da CF 2025 nos planos pedagógicos das instituições.
Promover formações para educadores sobre Ecologia Integral e sustentabilidade.
Apoiar projetos que fortaleçam a conexão entre a fé e o cuidado com o meio ambiente.
Estimular parcerias com organizações sociais e ambientais para ações conjuntas.
Garantir que a infraestrutura escolar seja sustentável, com práticas como economia de recursos e redução de resíduos. Para isso pode ser muito útil o Programa Casa Mae desenvolvido pela ANEC. Veja aqui.
Oração da CF 2025
Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.
Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.
Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.
Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!
Hino da CF 2025 (partitura abaixo)
Materiais para download gratuito
Guia da CF 2025 para as escolas católicas com sugestões pastorais e pedagógicas – por área de conhecimento – em breve
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”