Notícias

ANEC fortalece articulação pastoral e retoma formações do PastoLAB

02/10/2026
Por  ANEC Comunicação

Diálogos com universidades e conselhos estaduais se somam aos fóruns nacionais e à formação das equipes de pastoral.

O Setor de Animação Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), por meio do  coordenador, Walberson Martins, está ampliando os diálogos com universidades associadas e retomando a interlocução com os conselhos estaduais da ANEC. Esse movimento de escuta e aproximação acompanha a articulação dos fóruns nacionais de pastoral e o retorno das formações do PastoLAB.

Diálogo com as universidades associadas

Entre as instituições com as quais o setor já dialogou estão a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A aproximação busca conhecer as experiências institucionais, escutar as equipes e identificar possibilidades de colaboração.

No diálogo com a União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da UCB, e sua equipe de pastoralidade, Walberson Martins pôde conhecer processos pastorais relacionados à Educação Básica e ao Ensino Superior. 

Walberson Martins em encontro com a equipe de pastoralidade da UBEC, mantenedora da UCB.

Fórum Nacional Permanente de Pastoral

Reunião on-line do Fórum Nacional Permanente de Pastoral da ANEC

A articulação também acontece no Fórum Nacional Permanente de Pastoral da ANEC, que reúne representantes para dialogar sobre a missão pastoral nas instituições católicas. O espaço amplia a escuta e a partilha, conectando experiências e desafios presentes nas comunidades educativas.

A aproximação entre o fórum nacional, os conselhos e as instituições favorece o trabalho em rede e a construção de caminhos compartilhados para a pastoral educacional.

Fórum de Pastoralidade Universitária

No Ensino Superior, o Fórum de Pastoralidade Universitária da ANEC integra esse percurso de diálogo. O encontro reuniu representantes das instituições em um espaço de escuta e partilha sobre a presença da pastoral na vida universitária, fortalecendo a aproximação entre as equipes.

Encontro on-line do Fórum de Pastoralidade Universitária da ANEC.

Retorno das formações do PastoLAB

Ao lado dos espaços de articulação, a ANEC retomou as formações do PastoLAB. A primeira atividade desse retorno contou com Irmão Paulinho e abordou o cuidado pastoral das famílias na escola católica, colocando em reflexão a relação entre escola e famílias e o acompanhamento pastoral no cotidiano educativo.

Primeira formação da retomada do PastoLAB, com Irmão Paulinho,
sobre o cuidado pastoral das famílias na escola católica.

Com os diálogos institucionais, os fóruns e as formações, o Setor de Animação Pastoral segue fortalecendo a cooperação e apoiando a missão evangelizadora na Educação Básica e no Ensino Superior das instituições católicas associadas.


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”