O Dia Internacional da Educação Católica, instituído pela Organização Internacional da Educação Católica (OIEC) em 2002, é celebrado anualmente na quinta-feira que antecede a Solenidade da Ascensão do Senhor. Em 2026, a data será comemorada no dia 14 de maio, constituindo-se como uma ocasião especial para evidenciar o impacto e a relevância da educação católica no Brasil e no mundo.
Neste ano, a celebração será orientada pelo tema:
EDUCAÇÃO CATÓLICA: tecendo redes de esperança para a fraternidade e o bem comum
O tema nos convida a reconhecer a educação católica como uma rede viva de comunhão, comprometida com a formação integral da pessoa humana, a promoção da fraternidade e a construção do bem comum. Inspiradas pelo Pacto Educativo Global, nossas instituições são chamadas a fortalecer vínculos, promover o encontro e tornar visível, em suas práticas, uma educação que integra fé, cultura e vida.
Assim, esta celebração nos impulsiona a reafirmar, em rede, nossa missão educativa e o compromisso com a transformação da sociedade à luz da esperança cristã.
Objetivos
- Dar visibilidade ao trabalho das escolas católicas brasileiras como propulsoras dos valores do Reino.
- Divulgar o papel social das escolas católicas do Brasil, enfatizando sua contribuição para a formação integral do ser humano.
- Celebrar a confessionalidade nas escolas católicas, reafirmando seu compromisso com a missão evangelizadora da Igreja.
Público-alvo
- Comunidade educativa das escolas e IES católicas (estudantes, educadores, gestores e funcionários).
- Famílias dos estudantes.
- Comunidades paroquiais e diocesanas.
- Sociedade em geral.
Como viver o DIEC 2026 na sua escola ou IES
- Ação de mídia coordenada, com participação nas redes sociais e canais institucionais, utilizando o media kit disponibilizado pela ANEC. As peças são desenvolvidas para facilitar a adaptação pelas instituições, valorizando testemunhos, imagens reais e o sentido de pertencimento em rede.
- Campanha de testemunhos, dando voz a estudantes, educadores e famílias, evidenciando, na prática, a formação integral promovida pela educação católica.
- Realização da “Hora da Esperança”, no dia 14 de maio, às 10h, em sintonia nacional, como expressão de comunhão e compromisso. Este momento poderá incluir oração, reflexão e um gesto simbólico que represente a construção coletiva da missão educativa.
- Anúncio de uma ação concreta (“Frutos da Esperança”), que expresse o compromisso da instituição com a transformação social, ambiental ou educativa.
- Divulgação na imprensa local, a partir do release-base fornecido, contribuindo para dar visibilidade à contribuição da educação católica na sociedade.
Recursos e subsídios
-
- Media Kit – materiais gráficos e digitais para divulgação da campanha, incluindo artes para redes sociais, banners, vídeos institucionais e textos promocionais. Acesse aqui a partir de 5 de maio.
- Manifesto da Esperança – O manifesto expressa, de forma simples e inspiradora, os princípios que orientam a educação católica, podendo ser lido coletivamente ou utilizado em vídeo pelas instituições. Acesse aqui.
- Videomensagem da Presidência da ANEC para ser compartilhado em momentos de oração, preparação para a data ou celebração – Acesse aqui a partir de 7 de maio.
- Release de imprensa, para envio a veículos de comunicação, destacando os diferenciais da educação católica e a celebração do Dia Internacional da Educação Católica. As escolas e universidades podem alterá-lo para enriquecê-lo e divulgar na imprensa local, basta criar uma cópia do documento e personalizá-lo com as informações necessárias. Acesse aqui.
Ao compartilhar as ações da sua instituição, marque a ANEC nas redes sociais @anecbrasil e utilize as hashtags da campanha para fortalecermos nossa presença em rede.