No dia 18 de setembro, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) promoveu uma reunião ampliada do Fórum de Inteligência Estratégica (Intelligens) com pró-reitores das Instituições de Ensino Superior Católicas, reunindo lideranças para analisar o desempenho do setor e discutir os impactos do novo marco regulatório da educação.
Bruno Barreto, CEO do Grupo Crátilo, apresentou uma pesquisa trimestral que reúne dados sobre os principais grupos educacionais privados do país. O estudo apontou um crescimento de 11% em EBITDA e avanço na captação de alunos no primeiro semestre de 2025. Além dos resultados positivos, Barreto destacou os desafios que ainda se impõem, como a baixa taxa de escolaridade entre jovens e a concentração de matrículas em poucas instituições. Ele reforçou a importância de um planejamento estratégico eficaz e de uma gestão financeira sustentável para a longevidade das instituições.
Durante sua fala, Bruno ressaltou as oportunidades para as IES Católicas, em especial sua forte conexão com as comunidades locais e a excelência de seus corpos docentes. Segundo ele, a valorização da pessoalidade, aliada a uma infraestrutura de qualidade, pode ser um diferencial competitivo relevante. A construção de marcas com propósito e a implementação de políticas sustentáveis de captação também foram apontadas como caminhos estratégicos.
Complementando o debate, o gerente da Câmara de Ensino Superior, Gregory Rial, alertou sobre o risco da crescente concentração do ensino superior no Brasil em poucas empresas privadas, incentivando as instituições católicas a refletirem sobre sua trajetória e estratégias para manter a relevância no mercado. Como proposta, sugeriu a criação de uma rede colaborativa de comunicação e marketing entre as IES Católicas, fortalecendo sua presença e identidade no cenário educacional.
Os pró-reitores e especialistas presentes também apresentaram sua visão sobre como as IES Católicas podem ser mais proativas na gestão educacional, pensando, sobretudo, no diálogo com as escolas de educação básica, na exploração de um marketing mais assertivo e na criação de estratégias em rede para ampliar o alcance das IES.
O encontro fortalece o compromisso das instituições católicas em atuar de forma integrada à ANEC, buscando soluções conjuntas para os desafios do setor e reforçando sua missão de oferecer uma educação de qualidade, com valores cristãos e impacto social positivo.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”