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ANEC divulga dados do Censo das IES Católicas de 2023 e debate os avanços no ensino católico no Brasil

12/12/2024
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) realizou, na última quinta-feira (5), um evento online de divulgação do Relatório Anual da Câmara de Ensino Superior da ANEC sobre o Censo das Instituições de Ensino Superior (IES) de 2023, oferecendo às instituições associadas um panorama específico e estratégico sobre a educação católica no Brasil. 

Com a contribuição do grupo Intelligens, fórum de Inteligência Estratégica da ANEC, que homologou os dados e validou as análises, o relatório reflete o esforço colaborativo para entender as realidades e particularidades do setor, oferecendo subsídios para a tomada de decisões e planejamento institucional.

O encontro online, que contou com a participação do presidente da instituição, Padre João Batista, e de Gregory Rial, gerente da Câmara de Ensino Superior, debateu todas as metas alcançadas pela associação no período de 2023.

No início da live, o Pe. João Batista destacou os resultados positivos do ano e exaltou  a atuação da ANEC na promoção do ensino católico no país. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela associação elevou diversas instituições de ensino a boas colocações nos rankings.

“Temos muito a comemorar, pois os resultados foram extremamente positivos. Eu posso citar aqui, por exemplo, os avanços observados na prova do ENADE e, sobretudo, no ensino à distância, que demonstraram o quanto nossos alunos e nossas instituições foram bem ranqueados no Folha RUF. Podemos observar claramente os resultados positivos desse trabalho”, afirma Pe. João Batista.

Para detalhar os dados, Gregory iniciou o painel mostrando um panorama geral sobre a presença das instituições católicas no Brasil. Atualmente, existem 98 instituições católicas no Brasil, sendo 57 faculdades e 7 universidades pontifícias. As IES Católicas estão presentes em 24 estados e no Distrito Federal, atuando em 73 municípios brasileiros.

Em outro painel, ele destacou que o corpo docente das instituições católicas é, majoritariamente, composto por profissionais mais velhos, especialmente nas universidades. Segundo Gregory, mais de 30% dos professores têm acima de 55 anos, o é avaliado positivamente, mas pode ter impactos na diversidade de ensino. 

“Um corpo docente mais maduro reflete, naturalmente, em maior qualidade, maturidade e produção de conhecimento. No entanto, também implica em desafios relacionados à diversificação de métodos, algo que deve ser observado com atenção”, destacou Gregory.

Outro padrão identificado foi a diferença no número de ingressantes entre o ensino à distância (EaD) e a modalidade presencial. Em comparação com 2022, houve uma discreta redução no número de Licenciaturas, com cerca de 31 cursos encerrando suas atividades. Em contrapartida, registrou-se um aumento de quase 100 novos cursos tecnológicos e mais de 100 bacharelados. Segundo os dados, a maioria desse crescimento ocorreu no EaD.

Além disso, as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas com fins lucrativos oferecem 84% de suas vagas na modalidade EaD. Já as privadas sem fins lucrativos disponibilizam 65%, enquanto as comunitárias apresentam uma oferta de 61%. Ou seja, no setor privado, as IES Católicas têm a menor oferta em EaD e a maior em cursos presenciais.

A ANEC também se destacou pelo aumento no número de ingressantes no ensino superior, que registrou um crescimento de 15%. Gregory parabenizou as instituições e afirmou que o investimento em marketing foi um dos principais fatores que contribuíram para esse resultado. 

“Nossas instituições estão de parabéns. Esse aumento reflete o nosso investimento em marketing, que fortaleceu nosso posicionamento institucional. Eu também atribuo esse sucesso à nossa caminhada coletiva”, destacou Gregory.

A pesquisa ainda revela que, utilizando o corte de 4 anos, que é o tempo médio de um curso de graduação, as IES Católicas registraram a maior taxa de sucesso em relação à conclusão de seus cursos, com 51%. Seguidas das IES federais, com 42%, e das IES privadas com fins lucrativos, cuja taxa de sucesso é 35%. 

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de realizar perguntas sobre os dados do Censo.

Confira o censo na íntegra em https://anec.org.br/biblioteca/relatorio-censo-das-ies-catolicas-2023/

Imagem: INEP


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