Notícias

Dia do Assistente Social: ANEC realiza o encontro para prestigiar profissionais e seu papel nas instituições de ensino

06/06/2024
Por  ANEC Comunicação

Em maio, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizou uma live em comemoração ao Dia do Assistente Social (15/5). O principal objetivo foi discutir a importância da conformidade e da mitigação de riscos nas instituições de ensino, abordando as exigências legais e regulamentares que essas instituições enfrentam. 

“É importante dizer que, por trás do belo trabalho das instituições católicas em todo o país, estão milhares de mãos de assistentes sociais que escutam, que atendem, que organizam, que lidam com aspecto burocrático, claro, da missão da filantropia, mas também estão os assistentes sociais que lidam com aspecto existencial da dinâmica do acolhimento das pessoas mais vulneráveis”, ressalta Gregory.

Dentre os assuntos tratados, destacou-se o papel fundamental dos assistentes sociais que estão na linha de frente da trágica situação do Rio Grande do Sul. Fabiana ainda ressaltou o trabalho que vem sendo feito nas escolas católicas do estado, das quais muitas estão servindo de abrigo para as vítimas e contando com o apoio destes profissionais.

Visando fornecer um entendimento mais profundo sobre a necessidade de compliance e transparência — essenciais para a sustentabilidade e eficiência das instituições educacionais católicas —, a ANEC convidou o Dr. Napoleão, advogado, contador e especialista em controladoria e tributos, que abordou temas relacionados à legislação tributária e a importância de uma equipe multidisciplinar nas instituições educacionais. 

A sessão foi coordenada por Cristiane Michette, assistente social, assessora e consultora em gestão pública da política de assistência social e beneficiência na área de educação, saúde e gestão do terceiro setor. A especialista foi a responsável por contextualizar o papel das assistentes sociais nesse processo e também conduzir as perguntas ao convidado.

“Parabéns a essa profissão tão nobre, tão bela, e às vezes tão machucada num país, é marcado por tantas diferenças sociais”, disse o Dr. Napoleão em sua fala inicial. “Muitas das vezes, a gente quer provocar as dúvidas, as reflexões, para que as instituições se fortaleçam cada vez mais, para que os profissionais e as profissionais que trabalham juntos às associadas da ANEC, possam caminhar nesse sentido.”

A live teve como objetivo trazer o lado legislativo desta profissão e destacou a relevância do trabalho conjunto entre advogados, contadores, administradores e assistentes sociais para garantir a conformidade e eficácia no processo de concessão/renovação do CEBAS – Educação. 

Os convidados enfatizaram a evolução das exigências legais desde 2009 e a crescente complexidade do ambiente regulatório, reforçando a necessidade de um compromisso contínuo com a conformidade e transparência nas instituições de ensino.


Remodal