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Inclusão na escola básica foi tema de formação virtual promovida pela ANEC

04/03/2023
Por  ANEC Comunicação

Inclusão: orientações pedagógicas para atuar com crianças com altas habilidades na escola básica foi o tema da formação virtual promovida pela ANEC exclusivamente às instituições associadas na última quarta-feira, 1°/3. 

Conduzida por Aline Ximenes, que é pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, Educação Sexual e Orientação Familiar, mestre em Educação e especialista em Educação Inclusiva, a formação trouxe abordagens significativas sobre o assunto, como diferenciação entre TEA e Altas Habilidades, origem da política de inclusão, superdotação e outras.

Durante o diálogo, Aline também trouxe situações concretas do dia a dia escolar e frisou a importância de se desenvolver a equidade para além da igualdade na inclusão. “O direito de inclusão perpassa o direito de igualdade, que vem supracitado na Constituição Federal, porque não adianta o sujeito ter o direito igual, ele precisa ter um processo de desenvolvimento igualitário”, pontua. 

O encontro foi um importante momento voltado para educadores, orientadoras educacionais e outros profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes.


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