Biblioteca

Linhas de Ação Pastoral

Img

O documento foi elaborado a partir de generosidade de diversos corações e mãos. Estruturado em três partes, ele tem como objetivo oportunizar às instituições de ensino católicas algumas Linhas de Ação Pastoral.

A ilustração da capa (imagem do Bom Pastor) nos inquieta e mobiliza sob diferentes aspectos. Inquieta-nos a enunciar nas instituições de ensino católicas a boa notícia de que Ele, o Bom Pastor, todos os dias continua a doar “a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10,12). Incita-nos a considerar o quanto Ele, o Bom Pastor, “conhece as suas ovelhas” (Jo 10,15), cuida de cada uma delas e as conduz com amor único e sem medidas. Mobiliza-nos, por sua vez, a escutar a voz Dele, o Bom Pastor, a deixar transparecer em nossas palavras e em nossos gestos os mesmos sentimentos de Bom Pastor, bem como, em cada processo e ação pastoral: sentimentos de acolhida, amor, compaixão, cuidado, zelo, carinho, encantamento, atenção, partilha, doação, ternura, simpatia, bondade, perdão, alegria, perspicácia, sabedoria e transcedência.

Reconhecemos e nos identificamos com a centralidade da pessoa de Jesus na vida pessoal e na ação pastoral das instituições católicas. É Jesus representado e descrito como Bom Pastor presente nas passagens bíblicas, nas imagens encontradas junto às primeiras comunidades cristãs, especialmente Roma, na Tradição da Igreja, que perpassa os tempos e chega até nós como fonte de Fé, de Esperança e de Caridade. É Ele quem nos ama, chama e envia em missão! Jesus, o Bom Pastor, é nossa inspiração para a Igreja em Saída, nas comunidades educativas em pastoral.

Se até então, a elaboração desse documentos era um sonho, agora é realidade. A ANEC conta com você para fazer ecoar da melhor maneira possível, na sua instituição de ensino católica e na sociedade em que vivemos, o que, nas páginas desse documento, apresenta-se como Linhas de Ação Pastoral. Seu empenho no trabalho Pastoral dará continuidade a obra do Bom Pastor e, por meio de sua cooperação, Ele continuará a conduzir todos do espaço escolar e universitário no caminho das bem-aventuranças. Vamos?…

 

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”