Para discutir a relação entre escolas e cidades, o papel do território no aprendizado escolar e os modelos de extensão da jornada escolar, será realizado nesta quarta-feira, 10, e na quinta, 11, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora. A participação do Ministério da Educação no seminário revela a importância dos debates sobre educação integral, que tratam não só da ampliação da jornada escolar, mas abrangem uma nova maneira de pensar a formação.
“O Ministério da Educação tem interesse em encontrar experiências inovadoras, promovê-las, dar-lhes visibilidade e fortalecê-las; isso é lançar um olhar para a inovação”, afirma Helena Singer, assessora especial do ministro Renato Janine Ribeiro. “A educação integral é a fronteira da educação; os debates mais avançados em educação acontecem nessa área.”
Helena Singer participará como debatedora da conferência Territórios Educativos. Será a primeira conferência de nível internacional sobre o assunto no Brasil. Para Helena, o tema cidades educadoras faz parte de uma agenda que interessa à educação em todos os níveis e esferas, da federal à municipal. Sob essa visão, as pessoas são o objetivo final da gestão das cidades e de seus planos diretores, que devem dialogar com todas as áreas, visando ao ser humano integral. “Para educar de forma integral, é preciso a cidade inteira”, diz.
Promovido pelo Movimento de Ação e Inovação Social (Mais) e pelo Centro de Referências em Educação Integral, oSeminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora tem patrocínio da Petrobras e do governo federal. Conta ainda com o apoio do Movimento Down, do Observatório de Favelas e da Associação Cidade Escola Aprendiz. Junto a painéis de debates, oficinas de experimentação e vivências e palestras, a programação inclui duas conferências internacionais sobre a integração entre escolas e territórios.
Fonte: Portal MEC