Mês da Bíblia 2023

Mês da Bíblia 2023

Por que setembro?

Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da memória de São Jerônimo, celebrada no dia 30/9. São Jerônimo foi o encarregado por traduzir a Sagrada Escritura para o latim. Essa versão latina recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular” em latim. Essa versão é referência nas traduções da Bíblia até os dias de hoje.

Por que celebrar o Mês da Bíblia?

A Bíblia contém o que Deus quis comunicar aos povos em relação ao seu plano de salvação para a humanidade. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja propõe o convite a aprofundar nosso conhecimento em relação a esse plano e ao centro da nossa fé: Jesus Cristo. Em Jesus, podemos contemplar o verdadeiro Deus e o verdadeiro Homem, Messias anunciado durante o Antigo Testamento para o povo que caminhava nas trevas. Nesse contexto, nós também somos chamados a redescobrir a manifestação de Deus na história por meio do seu Filho, para o qual as Sagradas Escrituras sempre apontam.

Um dos Pilares da Igreja no Brasil é o Pilar da Palavra de Deus, incluído nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), aprovadas pelo episcopado brasileiro em sua 57ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP).

Texto-base

O material procura explorar o sentido da unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Essa unidade, segundo o texto, significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade.

As páginas do texto-base são dedicadas ao povo que quer alimentar e realimentar a sua fé no Senhor Jesus Cristo, “àqueles que querem crer com a Igreja”.

O subsídio Encontro Bíblicos

O subsídio de “Encontros Bíblicos” para o Mês da Bíblia 2023 propõe roteiros para a realização de encontros em grupos que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e intensificar a sua formação bíblica, abrindo-se ao diálogo e anunciando Jesus Cristo de forma missionária.

Encontros

O subsídio de “Encontros Bíblicos” para o Mês da Bíblia 2023 propõe roteiros para a realização de encontros em grupos que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e intensificar a sua formação bíblica, abrindo-se ao diálogo e anunciando Jesus Cristo de forma missionária.

Dom José Antônio Peruzzo explica que o estudo da Carta aos Efésios proposto para o Mês da Bíblia deste ano procura, primeiro, explicitar a temática central da carta, que é a unidade do corpo de Cristo para, em segundo lugar, refletir sobre o lema: “vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24).

O material é composto por roteiros para quatro encontros e para a celebração de encerramento:

  • 1. Conhecer o amor de Cristo (Ef 3, 14-21)
  • 2. A unidade da Igreja (Ef 4, 1-16)
  • 3. Procedei como filhos da luz (Ef 5, 6-20)
  • 4. Honra teu pai e tua mãe (Ef 6, 1-9)
  • Celebração de encerramento do Mês da Bíblia – “Vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4, 24)

Para adquirir os materiais do Mês da Bíblia 2023, acesse aqui o site da Edições CNBB.

Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia 2023

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia 2023. A formação está disponibilizada abaixo:

Dia 1

https://www.youtube.com/watch?v=UD6e6z5a7EU

Dia 2

https://www.youtube.com/watch?v=0m5gZm_bAIg

Dia 3

https://www.youtube.com/watch?v=NTj7kKYP2hI

 

Outras dicas

Pensando com a  sagrada tradição da Igreja, voltamos nosso olhar para o contexto social e educativo que vivemos e nos perguntamos: qual a atualidade da Palavra de Deus? Sabemos que a Sagrada Escritura sempre tem algo a dizer para os homens e mulheres de todas as épocas, mas por que tem sido tão difícil trazer este livro de forma assertiva para nossos contextos escolares?

  • Conduzir um processo de adequação das linguagens para dar acesso à Palavra de Deus às crianças e jovens hiperconectados.
  • Formar os agentes de pastoral para que tenham conhecimentos teológicos que auxiliem na interpretação da Palavra de Deus.
  • Sempre partir do texto bíblico e não utilizá-lo apenas como ilustração de um tema maior.
  • Utilizar sempre o livro físico, especialmente nos momentos de oração, para que haja uma experiência mistagógica (os app de Bíblia são bem-vindos, mas a materialidade do livro também é importante).

Fonte: com CNBB

Notícias relacionadas

ver todas as notícias

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”