Campanha da Fraternidade 2022

Campanha da Fraternidade 2022

Tema: Fraternidade e Educação

Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26)

A proposta da CF 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.

A ANEC, em consonância com a CNBB, e acreditando na educação de qualidade social e na importância de estarmos em sinergia para que haja o fortalecimento das ações de incidência que potencializarão as instituições educacionais católicas no cenário político brasileiro, colocou a Campanha da Fraternidade 2022 como centro de suas discussões, reflexões e mobilizações que no planejamento estratégico em 2022.

Objetivos da CF 2022:

  • Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia. 
  • Verificar o impacto das políticas públicas na educação. 
  • Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
  • Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino. 
  • Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum. 
  • Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino. 
  • Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Formação:

Ao longo de 2022, todos os eventos da ANEC tangenciam as problemáticas abordadas pela CF 22:

  • Encontro Nacional da Campanha da Fraternidade – assista aqui.
  • Dia ANEC – em cada estado do Brasil, um tema voltado para a CF 2022
  • Fórum Nacional de Educação Católica – junho de 2022 – inscreva-se aqui.
  • Seminário Nacional de Educação Católica – setembro de 2022

Cartaz da CF 2022

No cartaz, diante da mulher, surpreendida em flagrante adultério, e que está prestes a ser apedrejada, Cristo, Divino Mestre e Educador, apresenta um novo ensinamento que se revela como um verdadeiro ato de esperança no ser humano. Jesus educa de maneira pedagógica, integral e a partir de uma ação repleta de sabedoria e amor. Este é o único momento em que o Evangelho mostra Jesus escrevendo. Não se sabe o que Ele escreveu. Sob a luz da espiritualidade quaresmal, o autor apresenta uma releitura da cena com uma possível escrita sobre o chão: AMOR E SABEDORIA palavras retiradas do lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).

As pedras espalhadas pelo chão resumem parte do desfecho daquilo ensinado por Jesus. “Vai e não peques mais.” Palavra que inaugura um novo estilo de vida marcado pela conversão. O cartaz direciona o interlocutor ao Mestre Jesus, o centro da fé. Convertidos pela Palavra e comprometidos com a vida, dom e compromisso, nosso olhar se dirige a Jesus que é mostrado em perfil, em pé e com disposição corporal curva em direção a mulher posta a juízo. A cabeça de Jesus, emoldurada por um círculo, auréola, é o eixo do cartaz, lugar onde parte a inteligência, a sabedoria e por consequência, a “Palavra de vida eterna.” (Jo 6.68).

A disposição da mulher, também curva no cartaz, se coloca a ouvir, aprender e percorrer uma nova vida que brota da Cruz. Sua cabeça é aparelhada com os pés da Santa Cruz, esta que aparenta suave como marca d’água ao fundo do cartaz. Duas cores predominam no Cartaz, verde e Laranja. A cor verde a lembrar o que é vivo e a cor laranja a instigar a fidelidade criativa, própria do seguimento. Estas duas cores darão a qualidade visual de todo material da CF, a fim de induzir a lembrança ao tema e ao lema escolhidos para o ano de 2022. Tanto a mulher, quanto Jesus tem-se na área peitoral, o repouso da mão, gesto que reflete a interação pedagógica de quem ensinou e de quem aprendeu.

Sobre o peitoral de Jesus, um pequeno coração em cor vermelha, este, a comprimir o gesto misericordioso e educador refletido nesta arte. Inspirados por Ele, todos são convocados a pensar a integralidade da educação. Ela perpassa todos os aspectos da vida humana. “Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!”.

Ouça o hino da CF 2022

 

Materiais para download:

Texto-base – para adquirir.

Cartaz da CF 2022 – PDF

Slide – Introdução à CF – PDF

Caderno de partituras, cifras e letras de músicas – PDF

Cartaz da CF 2022 para colorir – PDF

Slide – Indicações Pedagógicas para trabalhar a CF na escola PDF

Slide – CF 2022 e o Pacto Educativo Global – PDF

Oração Inicial do Encontro Nacional da Campanha da Fraternidade 2022 

Propor e agir – Pe. Eutrópio Aécio de Carvalho Souza – Setor Universidades (CNBB)

Propor e agir – Pe. Júlio César Evangelista – Setor Educação (CNBB)

Notícias relacionadas

ver todas as notícias

Eventos relacionados

ver todos os eventos

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”