O projeto Olimpíadas Solidárias na Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora teve como objetivo principal ampliar os conhecimentos sobre a riqueza da história antiga e atual e promover a solidariedade entre os alunos, o respeito aos outros, conviver fraternalmente com todos, respeitar as diferenças e aprender a desenvolver a tolerância, o espirito esportivo.
O projeto objetivou também estabelecer a socialização através de jogos e brincadeiras, e assim superar desafios, demonstrar força e coragem, adquirir senso crítico, competir entendendo os resultados (ganhar ou perder),respeitar regras de uma competição.
Foram contempladas várias habilidades:
ORALIDADE: desenvolver a compreensão, utilizando a fala no diálogo, escutando os demais falantes em uma conversa coletiva e participar de situações coletivas mediadas pelo professor.
MÚSICA: participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos, vivenciar experiências que integram: música, movimento e demais expressões: corporal e visual.
MOVIMENTO: reconhecer movimentos do próprio corpo por meio de exploração, das brincadeiras e da interação com os outros.
-desenvolver uma atitude positiva em relação ao próprio corpo, do corpo do outro e o prazer de movimentar-se. Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral.
-reconhecer de forma positiva os limites e as possibilidades do próprio corpo.
MATEMÁTICA: utilizar diferentes instrumentos para medição, convencionais e não convencionais a fim de estabelecer: distância, comprimento, capacidade e massa, para comparar grandezas.
-observar formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem.
NATUREZA E SOCIEDADE: conhecer a si mesmo, reconhecendo sensações, sentimentos, interesses, preferências, limitações e as possibilidades de movimento.
-conhecer o ambiente físico e social através das brincadeiras.
-participar de jogos e brincadeiras interagindo com adultos e crianças.
-formular hipóteses debatê-las e confrontá-las.
As atividades desenvolveram-se no período de 15 a 19/08, nos espaços da escola.
A primeira conversa sobre as Olimpíadas aconteceu junto com a montagem de um varal na varanda da educação infantil: nele havia vários uniformes simbolizando algumas modalidades olímpicas como: judô, Ginastica Rítmica, Basquete, futebol e Natação.
No dia seguinte as crianças foram ao cineminha da escola junto com a professora de Psicomotricidade e assistiram alguns filminhos do Chaves. De forma divertida e lúdica as crianças puderam conhecer e tirar dúvidas sobre as olimpíadas e suas modalidades.
O terceiro dia começou com a apresentação da tocha olímpica e da Mascote Tom e a professora falou sobre a simbologia e significado deles. Neste dia também tiveram a oportunidade de conhecer a Mascote das Paralimpíadas, Vinicius. Em seguida começaram o revezamento da tocha pela escola.
No quarto dia e o mais esperado pelas crianças, a Professora preparou várias modalidades olímpicas adaptadas ao tamanho das crianças, atividades como: Natação no seco, Levantamento de peso, Corrida de revezamento, Futebol e Vôlei. Após as provas, como nas olimpíadas oficiais, aconteceu a cerimônia de entrega das medalhas e todas as crianças da educação infantil receberam uma medalha. A mensagem que todos os educadores transmitiram é que não precisa sempre ganhar, o mais importante é competir.