Objetivo Geral: 
Promover o debate e a troca de experiências entre os gestores de ensino superior sobre os novos caminhos para a educação católica do Brasil.
 
Objetivos específicos: 
– Fortalecer a identidade católica junto às Instituições de Ensino Superior católicas, em vista da consolidação do trabalho em rede;
– Orientar a reflexão sobre as práticas educativas dos profissionais que atuam em instituições de Ensino Superior católicas;
– Fomentar ações concretas que consolidem a temática discutida no âmbito das instituições católicas de Ensino Superior;
– Socializar práticas inovadoras no campo do Ensino Superior;
– Divulgar a ANEC, em vista de tornar conhecido o trabalho desta associação como representante da educação católica no Brasil;
– Debater temas pertinentes do cenário educacional brasileiro;
– Zelar pela excelência acadêmica e excelência evangelizadora;
 
Público-Alvo: 
Reitores(as) das Universidades e Centros Universitários, diretores(as) das Faculdades e demais gestores(as), pró-reitores(as), professores(as), alunos(as) das IES Católicas do Brasil e outras instituições interessadas.

Tema: Sistema de avaliação, acreditação e financiamento do Ensino Superior, educando ao Humanismo Solidário

Programação:

16/08/18 – quinta-feira

08:00 – Credenciamento

08:30 – Celebração Eucarística (Capela)

​09:30 – ​Painel de Abertura

10:00 – Palestra Magna (Sistema de Avaliação, Acreditação e Financiamento do Ensino Superior, educando ao Humanismo Solidário)  Prof. Dr. Frei Gilberto Garcia (CNE/USF);

11:30 – Espaço expositor

12:00 – Almoço  (Livre em restaurantes nos arredores)

13:45 – Painel (Financiamento) – Clayton Calixto, João Noronha e Steven Assis  (Banco Santander)

15:00 – Case sobre financiamento (FAE)

15:30 – Coffee Break

16:00 – Painel (Avaliação) – Profª Drª Cinthia Spricigo (PUCPR) e  Profª Mariângela Abrão (INEP)

17:00 – Cases sobre avaliação (FAE, GT de PI e CPA e PUC Minas)

19:​3​0 – Jantar por adesão (adesão no credenciamento)

21:00 – Encerramento das atividades do dia

 

17/08/18 – sexta-feira

08:00 – Momento de Espiritualidade

08:30 – Painel (Acreditação) – Profª Drª Fernanda Valdes Raczynski (PUC Chile) e Prof. Rogério Dentello (INEP)

09:30 – Cases sobre acreditação (PUCRS, ​PUCSP, ​ PUC Rio e ABIEE)

10:30 – Coffee Break

11:00 – Painel final (Contribuições das 3 temáticas para o futuro da Educação Superior Católica) – Prof. Dr. Everton Drohomeretski (FAE) e Prof. Dr. Hemerson Pistori (UCDB);

12:00 – Encerramento e Encaminhamentos

13:00 – Almoço (Livre em restaurantes nos arredores)

14:00 – Dispersão

– Gilberto Gonçalves Garcia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2007). Foi Reitor da FAE – Centro Universitário (1998-2007), Reitor da Universidade São Francisco – USF (2002-2009) e Reitor da Universidade Católica de Brasília – UCB (2015-2018). Atuou como presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias – ABRUC (2007-2009) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB (2008-2009).  Atua como Conselheiro da Câmara de Educação do Conselho Nacional de Educação – CNE desde 2010. Exerceu a vice-presidência da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE (2010-2011) e presidência da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE (2012-2014). Foi professor adjunto do Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO (2011 – 2018).  É membro do Conselho Editorial da Revista de Filosofia Scintilla do Instituto de Filosofia São Boaventura, da FAE – Centro Universitário, além de professor adjunto doutor da Universidade São Francisco. Participa em conselhos e comissões de educação superior em associações brasileiras de educação. Atualmente é Reitor da Universidade São Francisco – USF e Presidente da Editora Vozes (desde 2016). Possui experiência na área de gestão de instituições de ensino superior. Atua como professor em filosofia, principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia, filosofia contemporânea, antropologia e estudos medievais. É palestrante sobre assuntos de educação superior, principalmente nos seguintes temas: complexidade, extensão, educação superior comunitária, avaliação, regulação e gestão de ensino superior.
– Clayton Calixto

É economista e mestre em economia pela PUC-SP, atualmente é economista sênior do Santander Asset Management, atuou como estrategista de investimentos pessoais, anteriormente foi Sales-trade no mercado de ações Bovespa (ABN-Amro Real Corretora), foi analista de risco de mercado (Sudameris Asset Management). Colaborador do Jornal Valor Econômico.

– João Noronha

Formado em administração de empresas pela EAESP-FGV e possui certificação CFA (Chartered Financial Analyst). Participou de cursos executivos em Columbia e Universidade de Nebraska além de ter participado em diversos eventos de Value Investing no Brasil e exterior. Possui 10 anos de experiência no mercado de ações tendo atuado no buy side, em hedge funds locais, e sell side (7 anos de experiência). Durante os últimos 7 anos fez parte de times ranqueados na premiação Institutional Investor e em 2016 o time liderado por ele ranqueou como 3º melhor time em Bens de Capital no Brasil e 3º em América Latina.

– Steven Assis

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui MBA pela Columbia Business School. Integra a equipe do Banco Santander desde 2012. Possui 22 anos de experiência  no mercado financeiro, sendo atualmente responsável pela área comercial da divisão de Universidades. Possui experiência nos mercados financeiro local e internacional, tendo exercido diversas funções nas áreas de Equity Research e Corporate & Investment Banking, incluindo o assessoramento financeiro associado a mercado de capitais, empréstimos estruturados, project finance, ECAs e aircraft financing em diversos setores como Telecom, Elétrico, Industriais e Aviação & Logística. Antes de ingressar no Santander, trabalhou na Nomura Securities em Nova Iorque na área de Equity Research e no Citibank e Calyon na área de Corporate & Investment Banking.

– Fernanda Valdés Raczynski

Licenciada en Educación, Profesora y Consejera Educacional de la Pontificia Universidad Católica de Chile, con especialización en evaluación educativa por el Centro de Altos Estudios Universitarios de la OEI. Cuenta con más de 20 años de trayectoria profesional en el sistema educativo chileno. Ha ocupado cargos directivos en establecimientos educacionales y ha trabajado en el área de Desarrollo Profesional Docente del Ministerio de Educación de Chile. Desde el año 2013 al 2016 fue Secretaria Ejecutiva del Consejo Nacional de Educación (https://cned.cl/), actuando, entre otras materias, como coordinadora de los distintos organismos que componen el sistema de aseguramiento de la calidad de la educación superior chilena: Comisión Nacional de Acreditación (https://www.cnachile.cl/Paginas/Inicio.aspx), División de Educación Superior del Ministerio de Educación (https://divesup.mineduc.cl/) y Consejo Nacional de Educación. En la actualidad es miembro del directorio del Foro de Educación Superior Aequalis (http://www.aequalis.cl/), consultora del Grupo de Estudios Avanzados Universitas y Directora de Aseguramiento de la Calidad de la Universidad de los Andes (www.uandes.cl/).

 

– Rogério Dentello

Mestre em composição pela Hochschule für Musik Köln – Colônia. ​Bacharel em música pela Universidade São Judas Tadeu – São Paulo.​ Pesquisador-Tecnologista em assuntos educacionais no INEP-MEC, na Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep, onde ocupa atualmente a função de Coordenador de Avaliação na Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Educação Superior.​ Assessor para o sistema de acreditação de cursos de graduação do MERCOSUL – sistema ARCU-SUL.​Secretário da Rede de Agências Nacionais de Acreditação – RANA.​ Assessor da presidência da Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior (Riaces).

 

 

– Cinthia Bittencourt Spricigo
Possui graduação em Engenharia de Alimentos (1994), mestrado e doutorado em Engenharia Química (1998 e 2002), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Extração Supercrítica de Produtos Naturais,tendo atuado principalmente nos seguintes temas: segurança alimentar, extração supercrítica, projetos industriais, membranas poliméricas e sistemas da qualidade. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desde 2012 vem trabalhando com inovação no ensino superior, tendo participado de diversas atividades de formação na área (como participante e ministrante) e estabelecido contato com diversas instituições de ensino superior que atuam como protagonistas na necessária mudança de paradigma na educação superior brasileira. Atua desde 2014 como Diretora de Suporte à Graduação, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da PUCPR, no setor responsável pela condução dos processos de inovação pedagógica na instituição, que são centrados em currículos e avaliação por competências e na incorporação de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa.
– Mariângela Abrão
Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – área: Avaliação.​ Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp) – área: currículo.​ Servidora pública federal do INEP/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, carreira de Pesquisadora Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais.​ Atualmente, ocupa o cargo de Diretora de Avaliação da Educação Superior no Inep.
– Everton Drohomeretski
Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR, especialista em Logística Empresarial pela FAE/CDE e em Administração Estratégica pelo CEDAEM. Possui bacharelado em Administração pela FAE Centro Universitário. Atualmente é Pró-Reitor de Ensino Pesquisa e Extensão e Pesquisador Institucional da FAE Centro Universitário e professor do curso de Engenharia de Produção da PUCPR. Tem experiência acadêmica e profissional nas áreas de Supply Chain, Logística de Suprimentos, Planejamento e Controle da Produção, Logística Industrial, Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas:gerenciamento da cadeia de suprimentos, lean and green supply chain, produção enxuta, estratégia de operações, controle de estoques e planejamento e controle da produção. É consultor atuante nas área de Logística Industrial, Controle de Estoques e Lean Manufacturing.
– Hemerson Pistori

Graduação, mestrado e doutorado em computação pela UFMS, UNICAMP e USP, respectivamente, tendo estado como pesquisador visitante na University of Bristol, UK e na University of Nebraska in Lincoln, USA, entre 2010 e 2012. Bolsista de produtividade pelo CNPQ. Participa de conselhos editoriais e comitês de avaliadores de revistas como a Pattern Recognition Letters e o International Journal for Computer Vision and Biomechanics (IJCV&B), além de ter atuado como membro de comitê de programa e revisor de diversos eventos científicos nacionais e internacionais como SIBGRAPI, WVC, CIARP, IWCIA, e PSIVT. Possui 7 PIs cadastradas no INPI e mais de 100 artigos completos publicados. É coordenador do grupo de pesquisa INOVISÃO da UCDB, que trabalha com visão computacional e aprendizagem de máquina. Mantém um canal no youtube para difusão da área da visão computacional com vídeos que explicam de forma gráfica os principais conceitos da área. O canal possui 1950 inscritos e mais de 250.000 visualizações (https://www.youtube.com/user/hpistori). Até 2017 foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB e vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Brasil. É professor nos cursos de mestrado e doutorado em desenvolvimento local e ciências ambientais e sustentabilidade agropecuária da UCDB e de ciência da computação da UFMS, estando também vinculado ao curso de graduação em engenharia da computação da UCDB.

Cases sobre financiamento

FAE – Centro Universitário

 

Cases sobre acreditação

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

​Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

A​ssociação Brasileira de Instituições Evangélicas de Educação – ABIEE

​Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio

 

Cases sobre avaliação

FAE – Centro Universitário

GT de PI e CPA  da ANEC

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

 

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC – realizará, nos dias 16 e 17 de agosto de 2018, o seu VIII Fórum das Instituições de Ensino Superior Católicas. Este Encontro será realizado em Curitiba/PR, na FAE – Centro Universitário, e tem como objetivo principal promover o debate e a troca de experiências entre os gestores de ensino superior, com temas referentes ao Sistema de Avaliação, Acreditação e Financiamento do Ensino Superior. No evento será realizada exposição de Trabalhos em Pôsteres, que poderão ser oferecidos por qualquer profissional do ensino vinculado às associadas da ANEC nos termos do presente Edital.

INVESTIMENTO

​1º lote:
Até 01/07 – Associada: R$: 320,00 e Não-associada : R$: 600,00

2º lote:
Após dia 02/07 – Associada: R$: 380,00 e Não-associada : R$: 700,00

Restaurante Velho Madalosso
Endereço:  Av. Manoel Ribas, 5852- Santa Felicidade, Curitiba/PR
Tel: (41) 3273-1014
Jantar por adesão : R$: 60,00 para os participantes do evento ANEC.
Informamos que a opção de aderir ao jantar, deve ser feita no dia 16/08/18 no próprio restaurante.
Itens Inclusos além do jantar: Refrigerante, água mineral com ou sem gás e sorvete sabor creme.
A organização do evento sugere os seguintes restaurantes e hotéis próximos à FAE, para almoço no dia 16.
 
Hotéis:

Blue Tree Towers Saint Michel – Lamenha Lins nº 71

 
Restaurantes:
– Nelbe – dentro da FAE Business School, buffet por kg
– Shopping Curitiba: Fica à 3 quadras do local do evento e conta com praça de alimentação diversificada.
– Nos hotéis que indicamos acima, também são servidos almoço.

Patrocínio Diamante

 

 

Patrocínio Prata

 

Patrocínio Bronze

 

 

 

 

 

 

Palestra Magna (Sistema de Avaliação, Acreditação e Financiamento do Ensino Superior, educando ao Humanismo Solidário)
– Prof. Dr. Frei Gilberto Garcia (CNE/USF);

Painel (Financiamento)
– Clayton Calixto, João Noronha e Steven Assis  (Banco Santander)
Arquivo 1; Arquivo 2, Arquivo 3.

Case sobre financiamento
FAE

Painel (Avaliação) –
Profª Drª Cinthia Spricigo (PUCPR)
Profª Mariângela Abrão (INEP)

Cases sobre avaliação
FAE
GT de PI e CPA
PUC Minas

Painel (Acreditação)
Profª Drª Fernanda Valdes Raczynski (PUC Chile)
Prof. Rogério Dentello (INEP)

Cases sobre acreditação (PUCRS, ​PUCSP, ​ PUC Rio e ABIEE)

Painel final (Contribuições das 3 temáticas para o futuro da Educação Superior Católica)
Prof. Dr. Everton Drohomeretski (FAE)
– Prof. Dr. Hemerson Pistori (UCDB);

Clique no botão e emita o seu certificado.