O que é?

O Fórum Nacional de Agentes de Pastoral é uma proposta da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), de caráter nacional, com periodicidade de dois em dois anos. Em sua primeira edição, acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2016, em Brasília (DF), no Centro de Convenções Israel Pinheiro.

Com tal proposta, objetiva-se reunir os pastoralistas que atuam nos seguimentos da Educação Básica e do Ensino Superior, com o intuito de refletir a dimensão pastoral em nossas instituições Católicas e dinamizar o caminho de comunhão e articulação da Pastoral da ANEC, nos Estados e no âmbito nacional.

O Fórum de Pastoral da ANEC terá o espaço da reflexão de nossa ação evangelizadora, à luz da Carta Encíclica Laudato Si’; propostas de oficinas; rodas de conversas por regiões brasileiras; celebração da caminhada da dimensão pastoral da ANEC nos estados do Brasil em que se faz presente; bem como divulgação dos projetos pastorais assumidos pela ANEC, em âmbito nacional, como por exemplo a Revista de Pastoral da ANEC; atividade cultural e apresentações de relatos bem-sucedidos no âmbito da pastoral, os quais passarão por um processo de seleção. O mesmo será dinamizado e articulado pelo Setor de Pastoral da ANEC.

Público-Alvo:

Agentes de Pastoral e gestores que atuam nas escolas, IES e obras sociais católicas; Agentes de Pastoral e colaboradores que estão ligados à CNBB e que têm o foco na Educação e Cultura; Gestores que queiram aprofundar a dimensão pastoral; interessados.

Objetivo Geral:

Congregar os pastoralistas que atuam nos seguimentos da Educação Básica e do Ensino Superior, com o intuito de refletir a dimensão pastoral em nossas instituições Católicas e dinamizar o caminho de comunhão e articulação da Pastoral da ANEC em âmbitos nacional e estaduais, em sintonia com a caminhada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Objetivos específicos:

1)    Refletir sobre a ação evangelizadora das Instituições de Educação Católica, em um contexto de mudança de época, de pluralismo e de grandes desafios contemporâneos, à luz da Carta Encíclica Laudato Si’;

2)    Discutir sobre os desafios apontados pela Laudato Si’ para o trabalho educativo e pastoral em nossas escolas;

3)    Fomentar a cultura do Bem Viver dentro da Casa Comum;

4)    Proporcionar ocasiões de intercâmbio de experiências pastorais, por meio de oficinas, rodas de conversas por regiões e apresentações de cases (relatos de experiências bem-sucedidas).

Metodologia

O Fórum Nacional de Agentes de Pastoral, em sua primeira edição, quer se propor como o espaço representativo das escolas, IES e obras sociais católicas, para refletir sobre sua dimensão pastoral no compromisso da formação integral da pessoa humana e seu agir no mundo.

Assim, os principais atores do Fórum são os agentes das Pastorais Escolar e Universitária e da Pastoral da Solidariedade e gestores que atuam diretamente nesses seguimentos.

São convidados a entrar nesta “roda de conversa” e de intercâmbio de experiências os agentes de pastoral que atuam nas pastorais sociais da CNBB que se sentirem motivados a participar deste Fórum, bem como os colaboradores da Pastoral da Educação, da Cultura e do Setor Universidades.

Como proposta metodológica do Fórum, apresentamos as seguintes etapas: convocação, nucleação, formação, intercâmbio de experiências, envio e missão.

1. Convocação

Esta etapa caracteriza-se pela chamada pública ao Fórum Nacional de Agentes de Pastoral.

2. Nucleação

O Fórum Nacional de Agentes de Pastoral é a proposta de nucleação. O mesmo ocorrerá a cada dois anos, como ocasião para refletir sobre os passos dados na dimensão pastoral da Educação Católica, elencar os desafios e as conquistas, apontar para as possibilidades e celebrar a caminhada nos estados, nas regionais e no Nacional.

3. Formação

Durante os dias de Fórum, teremos os seguintes momentos formativos para os participantes:

a) Conferência de abertura;

b) Palestras simultâneas para os públicos da Educação Básica e do Ensino Superior;

c) Espiritualidade;

d) Plenária de Encerramento.

4. Intercâmbio de Experiências

Para o intercâmbio de experiências, propomos:

a) Roda de Conversa por regiões brasileiras;

b) Oficinas;

c) Apresentação de Cases;

d) Painel com a trajetória da dimensão pastoral da ANEC nos estados;

e) Noite Cultural Brasileira.

5. Envio e Missão

Durante o encerramento do Fórum, a equipe organizadora proporcionará a síntese dos dois dias de Fórum, fomentará alguns compromissos que os participantes podem assumir em seus variados contextos e a constituição de uma rede virtual de interação, e realizará o envio de todos para a missão de educar e evangelizar com o testemunho e compromisso profissional e ético.

Impacto social

Ao ser proposto, almejamos que este I Fórum Nacional de Agentes de Pastoral possa ser um encontro nacional que, ao reunir os agentes de pastoral e gestores que atuam nas escolas, IES e obras sociais católicas, propicie a formação permanente dos mesmos, anime nesses atores sociais a profecia do Reino de Deus e o anúncio do Amor de Deus Pai no ambiente de ensino-aprendizagem. Outro resultado esperado é a fomentação da liderança do agente de pastoral e a sinergia da rede entre pastoralistas de todo Brasil que atuam nas instituições de ensino católicas.

Que este Fórum possa contribuir na promoção dos valores e princípios que favorecem a cultura do encontro, do Bem Viver, do Diálogo nas diferenças, da valorização da vida. Formando os agentes de pastoral e gestores, chegamos por alcançar o público-alvo principal: as crianças, os adolescentes, os jovens, as famílias. E os resultados ultrapassam os muros das escolas, das IES e das obras sociais.