CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO CATÓLICA, ao completar 70 anos de serviços à Educação Católica da América, tem o prazer de convidá-los para nosso grande evento trienal: O Congresso Interamericano de Educação Católica. Nesta 24ª edição do Congresso, que ocorrerá no período de 13 a 15 de janeiro de 2016, nos acolherá a hospitaleira cidade de São Paulo, no Brasil.

JUSTIFICATIVA

Vivemos uma verdadeira mudança de época, uma “importante mudança de paradigma” que afeta o mundo como um todo, economia, política e culturas; mudança de época caracterizada por uma série de transformações realmente inéditas, profundas e de desafios provocadores que geram uma forte crise na civilização. O que até então vinha ocorrendo e funcionando de maneira instável, já não é mais, e o que está emergindo não nos permite ter clareza sobre o caminho a seguir. Que futuro vislumbramos? Que mundo possível buscamos? E neste contexto deve-se perguntar como a educação inspirada no Evangelho pode ser uma resposta relevante para este novo mundo.

Nesta conjuntura, a Escola Católica da América, com suas numerosas instituições educacionais, oferece uma importante contribuição à Igreja, no caminho inaugurado pelo Papa Francisco, ajudando a construir, a partir das pessoas e da cultura, os valores antropológicos e evangélicos necessários para edificar uma sociedade solidária e fraterna.

Motivados pelo 50º aniversário da Declaração Gravissimum Educationis em 2015, pelos desafios apontados pelo Instrumento Laboris “Educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova”, e a partir da reflexão realizada na América por seus Chefes de Estado, que compõem a OEI, apresentada através das “Metas 2021”, e de nossos Bispos do CELAM, através do documento “Vão e Ensinem”, este Congresso se propõe a redefinir o papel da Escola Católica para o século XXI, respondendo aos desafios que a realidade do continente nos apresenta.

OBJETIVOS

  1. Repensar e relançar o papel da Escola Católica para o séc. XXI na América, à luz das análises das propostas educativas eclesiais, em diálogo com os desafios e com as realidades de nosso continente.
  2. Construir um espaço de reflexão para a Escola Católica da América que permita responder aos seguintes questionamentos: Que sonhos queremos construir? Que horizontes pretendemos alcançar? Que caminhos pretendemos percorrer? Que pessoas pretendemos educar? E que riscos estamos dispostos a assumir?
  3. Proporcionar espaços de integração que possibilitem pensar a práxis educativa católica na América, de forma articulada e coerente.

24º CONGRESSO INTERAMERICANO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA

Data: 13 a 15 de janeiro de 2016

Local: Colégio São Luis – Rua Haddock Lobo, 400. Cerqueira Cesar – São Paulo/SP
* A entrada para o evento será feita pela rua Luis Coelho, 323 (Centro de Eventos São Luis) – São Paulo/SP