Na Plenária da Congregação para a Educação Católica, realizada no dia 9 de fevereiro de 2017, o Papa Francisco enfatizou a necessidade de humanizar a educação, de modo que que a educação se coloque à serviço de um humanismo integral, a manter a cultura do diálogo e o respeito às diferentes culturas e religiões, e que a educação deve semear a esperança.

São valores como estes que norteiam a Educação Católica em todo o mundo. No Brasil, de forma particular, o esforço e o empenho das escolas e instituições de ensino superior católicas é manter acesa a chama do cristianismo, a crença na pessoa, imagem e semelhança do Pai, e no caminho, que nos coloca todos em saída e construção do Reino.

A continuidade dessa missão é tarefa de todos aqueles que realizam a Educação Católica, aos quais se soma a ANEC. Queremos neste momento particular, de realização do V Congresso Nacional de Educação Católica do Brasil, promover o debate e a reflexão sobre o nosso papel de educador e nossas finalidades e contribuições para a sociedade brasileira.

Em 2019 estaremos no 5º ano de implantação do 2º Plano Nacional de Educação. Passamos atualmente por mudanças profundas na Educação Básica, sob a expectativa da anunciada Reforma do Ensino e sua organização através de itinerários formativos, que exigirá de toda comunidade escolar novas inteligências organizacionais de gestão da escola e gestão da sua proposta pedagógica. O lançamento da Base Nacional Curricular Comum será outro desafio enorme a ser vivenciado, pois ele exigirá das escolas uma adaptação para atualizar-se e integrar-se frente aos novos parâmetros curriculares.

No Ensino Superior o cenário não é diferente. Novos cursos de graduação e tecnológicos, o aumento da oferta do Ensino a Distância e a necessidade de aprimorar a gestão e currículos formativos de modo a tornar a IES sustentável e excelente, face à regulação e avaliação dos órgãos de controle e do mercado.

O fato é que tanto as escolas quanto as instituições de ensino superior deverão aprimorar rapidamente sua gestão e oferta, como condição para sua manutenção e continuidade da missão, como é o caso das católicas.

No mundo cheio de mudanças, de uma cultura tecnológica cada vez mais sofisticada e inovadora, com o maciço uso no cotidiano de aplicativos, internet, fluxo de informações e conteúdos de diversos produtores, fez com que a escola perdesse sua autoridade, quase que exclusiva, de ser a produtora de conteúdos. Há muito mais conteúdo fora da escola (e de seus currículos) que se possa imaginar. Produtos e serviços para a educação multiplicam-se e forçam a escola a também se adaptar.

O crescente negócio educacional parece ser irreversível, tal qual ocorrera no Ensino Superior, a bola da vez é a Educação Básica… e como nossas escolas católicas se prepararam para isso?

Entender, estudar, mapear, discutir, refletir e planejar parecem imperativos a cada dia. São caminhos para a sustentabilidade (ou subsistência?).

No mundo em transformação acelerada, ritmo próprio da cultura tecnológica, a escola precisa acelerar. O que queremos neste Congresso é ser esse espaço de catarse e iluminação, inspiração e formação de todos aqueles comprometidos com a Educação Católica no Brasil.

Venha ser ANEC!

 

Objetivo:

  • Congregar as instituições educacionais para refletir sobre os sentidos e propósitos da educação no contexto atual.
  • Aprofundar discussões sobre os processos de inovação nas instituições educacionais.
  • Compreender de forma sistêmica o conceito, as ações e os desdobramentos da sustentabilidade para a sociedade.
  • Ampliar a reflexão sobre o humanismo solidário para impulsionar a cultura do encontro.
  • Renovar o ardor missionário e evangelizador dos educadores das escolas católicas associadas a ANEC para a continuidade da missão e o fortalecimento da associação e comunhão com a Igreja, em parceria com a CNBB e CRB.

PÚBLICO-ALVO
Provinciais e Presidentes das Mantenedoras, Reitores, Gestores das Escolas e IES Católicas, Agentes de Pastoral, Equipes Técnico-Pedagógicas, Educadores e Estudantes.

DATA DO V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA ANEC
25 a 27 de março de 2019.

LOCAL DO V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC
Centro de Eventos Pantanal (Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Jardim Santa Marta, MT, 78043-903)