Desenvolvimento de competências e conhecimentos tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior é o tema das palestras simultâneas debatido na manhã desta quinta-feira (16), no segundo dia do Congresso Nacional de Educação Católica, ministradas pelo prof. Celso dos Santos Vasconcellos e prof. Dr. Carlo Franzato.  Além do objetivo principal – discutir os grandes desafios da educação católica no momento atual da sociedade brasileira – o evento tem por finalidade promover estudo, analise e ainda propor de forma colaborativa metodologias que estimulem o desenvolvimento da criatividade no processo educacional. Com o formato de palestras simultâneas os congressistas tem acesso as temáticas específicas de interesse.

Educação Básica

O prof. Dr. Celso dos Santos Vasconcellos, autor de diversos livros e palestrante da temática voltada para área da Educação Básica, iniciou a palestra ao citar o recente caso de professores agredidos em manifestações no mês de abril. Aplaudido por todos os presentes pela lembrança do ocorrido, Vasconcellos afirmou estar de luto, não pela educação, mas pelo tratamento que os dirigentes e governanças tem oferecido a educação brasileira.

Sobre a temática Vasconcellos afirma que é preciso renovar e deixar os velhos costumes de lado, dar espaço e se refazer neste meio. O docente, segundo ele, precisa reconhecer o mundo objetivo, o social, o subjetivo e o espiritual principalmente os que estão nas escolas católicas. O desenvolvimento de competências, segundo ele, pede o enfretamento dos desafios na sala de aula, contudo existe um conjunto de possibilidades para isso na prática pedagógica, entre outros, como resgatar a zona de desenvolvimento proximal com o aluno.

Vasconcellos ressalta ser preciso trazer para prática pedagógica a centralidade do amor, ser como a criança na ingenuidade, na pureza para o desenvolvimento de competências e o conhecimento. “Siga a sua criança interior. Quem não for como criança não entrará na área da pedagogia”, parafraseia e finaliza Vasconcellos.

Ensino Superior

Professor do curso de mestrado em designer da Unisinos (RS), Carlo Franzato, iniciou a palestra voltada para área de Ensino Superior no Auditório Tuca. Na ocasião, ele ressaltou a importância do congresso em oferecer a possibilidade de explorar as potencialidades e se prepararem para trabalhar em rede, desenvolvendo competências e conhecimento.

Momentos de compartilhamento das práticas educacionais e discussão dos rumos do ensino foram partilhadas pelos participantes que estavam presentes na palestra. Para Franzato, essa partilha torna-se fundamental para compreender a identidade dessas instituições, consolidar os princípios que fundamentam suas propostas e situá-las na centralidade das ações de formação cidadã inclusiva, de inspiração cristã.

 Franzato destacou os três principais desafios para a universidade contemporânea:

  • Capacidade da universidade junto com o Estado e as empresas redesenharem e partilharem conhecimento e competências;
  • Fazer com que a universidade ganhe mais espaço, sendo mais proativa nesta relação colaborativa;
  • Transformar a universidade de produção de conhecimento, assumindo uma postura de empreendedorismo em todos os níveis, desde o ensino à pesquisa e também na extensão universitária.

Dessa forma, de acordo Carlos Franzato, o objetivo de muitas universidades é se constituir num contexto social, tecnológico, científico e contemporâneo se tornando em uma universidade Global de pesquisa.

No período da tarde foi dado continuidade aos grupos de trabalho iniciados no dia anterior. Estão sendo apresentados desde ontem (15) 39 grupos de trabalho divididos em seis eixos. Os grupos têm como objetivos centrais a troca de ideias e experiências, além da construção de um conjunto de referências e recomendações às instituições de ensino. Os assuntos abordados vão desde a identidade pastoral ao estudo da legislação brasileira, assim como da responsabilidade ambiental a educação e formação da pessoa.

Por: Telma Martes e Tereza Brasil, jornalistas ANEC

  • Conferência de Encerramento do III Congresso Nacional de Educação Católica

  • Palestra para Educadores do Ensino Básico

  • Palestra do terceiro dia do III Congresso da ANEC

  • III Congresso Nacional de Educação Católica em Curitiba/PR

  • Prof. Celso dos Santos Vasconcellos durante o III Congresso da ANEC no Paraná

  • Palestra do III Congresso da ANEC

  • Público presente no III Congresso da ANEC

  • A ANEC anunciou a parceria entre o Portal Futurum e a rede global Schollas Occurrentes

  • Abertura do III Congresso da ANEC em Curitiba/PR

  • Celebração Eucarística celebrada pelo Arcebispo de Curitiba Dom José Peruzzo

  • Abertura do III Congresso Nacional de Educação Católica

About the author