Profª. Ma. Irmã Sônia Maria Pinho de Matos

Mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália. Especialização em Análise Institucional – Instituto São Tomás de Aquino (ISTA) – Belo Horizonte, MG. Bacharelado em Teologia. Curso de formadores (as) – Pontifícia Salesiana – Roma, Itália. Formação para dinamizar Círculos de Reconciliação – Lima, Peru. Agente de Pastoral Paroquial e Ribeirinha. Professora de Teologia no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior (ITEPES) da Amazônia. Acompanhamento humano espiritual da comunidade educativa e famílias, Santarém/PA. Formação humano espiritual de alunos e alunas, Santarém/PA. Mestra de noviças das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. Provincial das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo (2002-2005), Manaus/AM Conselheira Geral das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo (2005-2017), Roma, Itália.

Prof. Mestre Irmão Iranilson Lima

Irmão Marista, Psicólogo formado pela Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte (UNP/RN), com MBA em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Especialista em Ensino Religioso pela UCB/DF e Mestre em Psicologia pela UCB/DF, com pesquisas na área de Valores Humanos. Diretor do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré – Belém/PA. Comitê Gestor do sistema Marista de Educação do Ensino Médio e de Ensino Religioso. Participou da elaboração da Matriz Curricular Ensino Religioso da UMBRASIL. Atualmente é Membro do Conselho Superior da ANEC. Compõe o Conselho de Administração da UBEC – Universidade Católica de Brasília e o Comitê Estratégico da UBEC.

Maria Helena Krüger

Profissional do ensino superior, atuando em gestão universitária (IES Pública: UFSC e UDESC e Privadas: UNIUBE, CESUMAR e UNG). Mestre em Gestão Estratégica das Organizações – ESAG-UDESC/SC; Especialista em Marketing – ESAG-UDESC/SC; Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC. No percurso profissional assumiu os cargos de Diretora da Biblioteca Central, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia, Pró-Reitora Comunitária e de Extensão e Secretaria Executiva de Planejamento da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC-SC; Pró-Reitora de Ensino de Graduação e de Extensão da Universidade de Uberaba – UNIUBE/MG; Diretora de Desenvolvimento Institucional , Presidente da CPA, Presidente da Comissão de análise e Acompanhamento do PROUNI, Representante do PROUNI, Coordenadora do Projeto Escola de Fábrica – FNDE/MEC no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR/PR. Atuou como Vice-Reitora da Universidade Guarulhos – UnG-SP, Superintendente Acadêmica, Presidente da Comissão de Avaliação Institucional e Pró-reitora de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão. Em 2009 prestou Consultoria na UNIPLAC – SC, na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. Em 2009 recebeu o PRÊMIO TOP EDUCACIONAL – ABMES com o Projeto Mão de Via Dupla. De 2008 a 2010 foi Consultora no Programa Nacional de Reorientação da formação profissional em saúde – PRÓ-SAÚDE, na UEM – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Em 2012 – organizou e ministrou as oficinas do SEMINÁRIO NA FAMES – ES, sobre Capacitação em Avaliação Institucional. Desde 2012 ministra cursos e oficinas para a AMPESC – SC. Em 2013 presidiu o II ENCONTRO NACIONAL DE CPAS – HUMUS/ SÃO PAULO.

Prof. Dr. Antônio Lisboa Leitão de Souza

Antônio Lisboa Leitão de Souza é filósofo e pedagogo de formação, tendo concluído o Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2002, com estágio na Universitè Paris 8 e na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS/Paris. Trabalhou como docente na UFRN entre 1993 e 2010, onde atuou nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração institucional, Foi pesquisador permanente, depois colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UFRN entre 2006 e 2015, tendo orientado trabalhos de mestrado e doutorado na Linha de Estado, Política e Práxis da Educação. Desde 2011 é professor ASSOCIADO da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd desta Universidade, onde orienta estudos e pesquisas na Linha História, Política e Gestão Educacionais. Tem ampla participação em eventos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior, com publicações em periódicos científicos, capítulos de livros e anais de eventos nas áreas de Educação, Filosofia e Política. Na área de Educação, tem atuado nos últimos anos com ênfase nas seguintes temáticas: Política Educacional, Trabalho e Formação Docente e Gestão e Avaliação da Educação. Atualmente, desenvolve pesquisas, dentre outras, sobre a relação público-privado na educação; o direito à educação dos povos tradicionais na Paraíba; políticas de educação ambiental na perspectiva do Bem Viver.

Além da dimensão profissional acadêmica, o Dr. Antônio Lisboa atua na dimensão eclesial-pastoral: é Diácono Permanente da Diocese de Campina Grande-PB, onde realiza trabalhos de formação e espiritualidade junto às Pastorais, organismos e movimentos sociais. Também é integrante da coordenação nacional do Movimento Fé e Política.

Prof. Dr. Paulo Tomazinho

Google Certified Innovator. Membro do Grupo Técnico de Inovação em Ensino Superior do SEMESP e Membro do Grupo de Inovação do SINEPE-PR. Pesquisador, Palestrante e Consultor nas áreas de Estratégias Assimétricas de Ensino Aprendizagem, Inovação Acadêmica e Tecnologias Educacionais.

Prof. Dr. Victor Mendes

Posee maestria em Educacíon y em teologia sistemática. Presbítero de La Diócesis de Lages, Santa Catarina, Brasil. Em 2006 obteve el doctorado em Educación . Se desempeño como formador de seminário, pároco, educador, predicador de retiros, professor em diferentes centros académicos. De 2011 al 2015 actuó como Secretario Ejecutivo de Cultura y Educaación em el Consejo Episcopal Latinoamericano, CELAM, Bogotá, Colombia, Vicerrector Académico y professor em el Centro Bíblico Teológico Pastoral para a América Latina, CEBITEPAL, Miembro del equipo de reflexion teológico del CELAM. Actualmente desarrolla investigaciones de doctorado em teologia dogmática en la Universidad Pontificia de Salamanca (USPA) y Estudios Avanzados de Educación em la Universidad de Salamanca (USAL).

Profª. Drª. Aleluia Heringer Lisboa Teixeira

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é diretora de unidade – Colégio Santo Agostinho – Contagem. Articulista do Pensar Educação em Pauta (FAE-UFMG); ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animal) . Autora do livro: Enciclica Laudato Si’ e a Educação: qual a parte nos cabe. Ao longo de sua vida como educadora tem feito proposições que contribuem para a construção de uma via que relaciona educação e Ecologia Integral. Idealizadora da Plataforma Terráqueos e coordenadora do GTEIA (Grupo de Trabalho de Envolvimento e Iniciativa Ambiental) da Sociedade Inteligência e Coração (SIC).

Profª. Drª. Yvonne Bezerra de Mello

Graduação e doutorado, Faculdade de Letras — Filologia e Linguística, Sorbonne, Paris, 1970. Escola de Línguas e Administração, Universidade de Lisboa, Portugal, 1977. Mestrado em Políticas Públicas, UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 1998. Doctor Humanae Letters, Loyola University of Chicago, 1999. Consultora em educação na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Implementação da pedagogia UERÊ – MELLO na rede pública de ensino desde 2008. Consultora do Council on Foreign Relations (Ta sk Force on Brazil). Consultora de Educação da Unesco no Rio de Janeiro — 2013 – 2015. Consultora da empresa Continentall para aplicação para o programd de responsabilidade socila na área de educação — desde 2014. Menbro do Conselho da Criança e do Adolescente da OAB (Organização de Advogados do Brasil — desde 2014. Premiações: Prêmio Rio Sem Preconceito, Prefeitura do Rio de Janeiro e Coordenadoria da Diversidade Sexual, 2013 / Condecoração Légion d’honneur, 2014 / Prêmio Alceu Amoroso Lima, Universidade Candido Mendes, 2015 / Prêmio D. Hélder Câmara, Senado Federal, 2016.

Prof. Me. Euvaldo Ruiz

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, Coordenador e professor de pós-graduação da Fafire e membro do GT de assessores da ANEC. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco, especialização em Administração Financeira pela UPE, Especialização em Controladoria UFPE. Tem como atividade principal a Controladoria da Rede Educacional Damas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, custos, tributária, controladoria, sistema de informação e terceiro setor.

Prof. Dr. Francisco Thiago Silva

Doutor e Mestre em Currículo pela Unb. Licenciado em História e Pedagogia. Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área de Didática, Currículo e Avaliação. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação- Modalidade Profissional na UnB. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”.

Profª. Ma. Débora Lana

Mestre em educação com mais de 15 anos de experiência em todas as fases escolares. Foi coordenadora do Ensino Médio e Fundamental do Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte. Desde 2010, lidera a equipe pedagógica da DHEL – Escola de Criação, Prototipagem e Robótica com o propósito de formar educadores para utilização de metodologias ativas no ensino tecnológico.

Prof. Rafael Luis

Formado em História na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e professor do Colégio Santo Antônio de Belo Horizonte. Co-criador do AppProva, maior plataforma de avaliação do Brasil, que ajuda mais de 2.000.000 de alunos do Brasil na preparação para o ENEM, vestibulares e avaliações internas escolares. Atualmente faz parte da maior empresa de educação do mundo, a SOMOS/Saber Educação, sendo responsável pelo time de relacionamento que trabalha com mais de 800 escolas que fazem parte da solução educacional par. É um grande entusiasta do uso da tecnologia e dinamização da educação brasileira.

Prof. Francisco Morales

Presidente da Câmara de Ensino Superior. Diretor 2º Secretário da ANEC e Conselheiro para Educação Básica na ANEC-MG. Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Formado em Teologia pela PUC-RJ. Pós-graduação em Administração Escolar. Foi Secretário Geral da OALA – Organización de Agustinos Latinoamericanos. Vice-Presidente do SINEP – Sindicato das Escolas.

Prof. Me. Ir. Natalino Guilherme

Mestre em Teologia Sistemática pela mesma Faculdade e doutorando em Sociologia da Universidade de Brasília – UnB. Graduado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte/MG, e em Filosofia pelo Instituto São Tomás de Aquino. É professor de Teologia, assessor de Vida Religiosa e membro do GT de espiritualidade da CLAR (Conferência Latinoamericana de Religiosos). Atualmente, é Secretário Executivo da União Marista do Brasil (UMBRASIL).

Prof. Me. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Reitor da PUC Minas e é bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Formado em Filosofia e Teologia, tem mestrado pelo Centro de Estudos Superiores dos Jesuítas. Possui longa prática de magistério no ensino superior – graduação e pós-graduação. É membro da Sociedade de Teologia e Cientistas da Religião do Brasil.

Mineiro de Ponte Nova, Reitor da PUC Minas, o Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães é Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Formado em Filosofia e Teologia, Mestre pela FAJE, Faculdade Jesuíta. Possui longa prática de magistério no ensino superior, em diversas instituições. Assessora assembleias e encontros de formação teológico-pastoral. Membro da SOTER, Sociedade de Teologia e Cientistas da Religião. Nomeado pelo Papa Francisco membro do Pontifício Conselho da Cultura no Vaticano. Presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde presidiu também a Comissão para o acompanhamento da Reforma Política e foi membro do Conselho das Edições CNBB. Presidiu o Conselho Superior da ANEC, Associação Nacional de Educação Católica, do
qual é membro ainda hoje. Participou do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico do Governo Federal. Responsável por uma Região Episcopal na Arquidiocese de Belo Horizonte, pelos veículos de Comunicação, por acompanhar as várias instituições desta Arquidiocese.

Profª. Catarina Pontes

Tem Bacharelado em Letras (Português/ Inglês), com habilitação em Tradução e Interpretação pela Unibero e Especialização em Tradução pela USP. Gerente de Formação na International School. Trabalha há mais de 20 anos com ensino de inglês, e há mais de dez com desenvolvimento de cursos de inglês e com educação de professores, área na qual atualmente faz seu mestrado com a Universidade de Chichester. É palestrante, main course tutor de ICELT (University of Cambridge), e Team Leader de exames de Cambridge. Catarina tem diversas publicações na área de ensino de inglês e de educação de professores, incluindo artigos em sites e newsletters, um artigo co-autorado no livro Language Learning Beyond the Classroom (Routledge), e é co-autora de Getting into Teacher Education – a Handbook (Cengage Learning). Foi presidente do Braz-TESOL São Paulo Chapter, e é atualmente a coordanadora do SIG de Pronúncia do IATEFL.

Profª. Drª. Maria Cândida

Doutora em Educação (Currículo), pela PUC/SP e mestre pelo Instituto de Pesquisa Espaciais – INPE/CNPq e pela UNICAMP. Durante 20 anos, foi professora de pós-graduação em Educação na PUC/SP e na UCB/DF (1997 a 2017) e professora visitante do Programa Master em Educação da Universidade de Barcelona. Pesquisadora do CNPq, da CAPES e do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona, além de coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes/UB. Foi assessora de planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington) e consultora do Banco Mundial. Conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de duas centenas de conferências e palestras em sua área de atuação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: paradigma ecossistêmico, epistemologia, complexidade, transdisciplinaridade, educação a distância. Autora de mais de vinte livros, entre eles, O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE, 17ª. Ed,Pensamento Ecossistêmico, 2ª ed., Sentipensar, 3ª ed.; Educar na biologia do amor e da solidariedade, ambos com a chancela da UNESCO; Ecologia dos saberes (2008); Transdisciplinaridade, criatividade e educação (2015); Sete saberes para a educação do presente (2010); Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade (2008), dentre vários outros.

Profª. Mª. Carla Floriana

Mestre em Engenharia de Produção (UFMG) no eixo Estudos Sociais, do Trabalho, da Tecnologia e da Expertise, MBA em Tecnologias da Informação e Comunicação para Escolas (PUCRS), MBA em Gestão Educacional (UCB). Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFMG). Associada à International Association of School Librarianship, (IASL), Coordenadora da Comissão de Divulgação do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB 6), membro da Comissão de Estudos em Biblioteconomia Escolar (CBBE), na Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Prof. Dr. Marcos Kutova

Diretor do Núcleo de Educação a Distância da PUC Minas e professor do departamento de Ciência da Computação na mesma instituição. Doutor em Geografia pela PUC Minas, mestre em Ciência da Computação pela USP, especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e bacharel em Engenharia Elétrica pela UFMG. Na PUC Minas, é responsável pela definição de políticas institucionais para a educação a distância, pela prospecção e avaliação de tecnologias educacionais, pela preparação dos docentes para a educação a distância, pela produção do material didático digital da universidade e pela gestão das disciplinas à distância de cursos de graduação e de pós-graduação.

Prof. Dr. Oscar Augusto Elizalde Prada

Docente investigador de la Universidad de La Salle desde 2007. Periodista colaborador de la Revista VidaNueva (edición española y colombiana) desde 2009. Asesor en instituciones católicas a nivellatinoamericano desde 2006.

Profª. Drª. Irmã Adair Aparecida Sberga

Formada em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre em Educação pela UPS/Roma (no Programa de Pastoral Juvenil) e Doutora em Psicologia pela USP/SP. Atualmente é Diretora Executiva da Rede Salesiana de Escolas (RSE), 1ª Diretora Vice-Presidente da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), coordenadora do Curso de Pós-graduação em Pastoral Juvenil na UNISAL/SP. Autora de artigos e livros, dentre eles “Voluntariado jovem: construção da identidade e educação sociopolítica” e “A formação da Pessoa em Edith Stein: um percurso de conhecimento do núcleo interior”, da Editora Paulus.

Profª. Drª. Viviane Mosé

Mestre e Doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É uma poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas.

Prof. Jefferson Feitosa

Licenciado em computação, especialista com extensão universitária em Conflitos interpessoais na educação e a construção da autonomia moral. Autor de diversos projetos e materiais didáticos na área de tecnologia educacional, gestor de Ed. Tech da International School e Diretor pedagógico da Engenhoteca (Escola das Invenções).

Prof. Ir. João Gutemberg

Possui Mestrado e Doutorado em Teologia da Vida Consagrada pelo Instituto de Theologia da Vida Consagrada Claretianum, em Roma. Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, na Universidade Gama Filho. Graduado em Ciências Religiosas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Filosofia e Teologia, em Cruzeiro do Sul-Acre, no Seminário Maior São João M. Vianney. Realizou diversos cursos relacionados aos temas amazônicos. Por duas vezes, foi superior do Distrito Marista da Amazônia que integrou a atual Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Atualmente, atua na comunidade marista de Manaus e em diversos espaços da Igreja na Amazônia, contribuindo na articulação da Rede Eclesial Pan-Amazônica que visa, entre outros, a promoção da Ecologia Integral.

Profª. Irmã Irene Lopes

Licenciatura em Filosofia pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de Teologia – Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Pós-Graduação em Psicanálise e Educação. Pós-Graduação em Psicopedagia. Especialização em Filosofia para Crianças. Desde de 2009 é Assessora da Comissão Episcopal para Amazônia – CNBB. Secretaria Executiva da REPAM Brasil desde 2014. E foi Nomeada pelo Papa Francisco como representante da Vida religiosa no Sínodo para a Amazônia em outubro de 2019.

Prof. Dr. Ir. Afonso Murad

Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana, na Itália. MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais, na USP. Professor de Teologia no ISTA e na Faculdade Jesuíta (FAJE), em Belo Horizonte. Tem licenciatura em Pedagogia e Filosofia. Articula seu pensamento a partir de várias ciências e saberes, como a educação, a gestão, a comunicação e a ecologia. Produz o programa de rádio “Ecoagente – Amigo da Terra”, de educação para a sustentabilidade. Autor de vários livros, entre os quais: Gestão e Espiritualidade, Paulinas; Introdução a Teologia (com J.B. Libanio), Loyola; A casa da Teologia (org), EST – Paulinas; Ecoteologia. Um mosaico (org) Paulus; Cuidar da Casa Comum. Chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’ (org. com S. TAVARES), Paulinas.

Prof. Pe. Danilo Pinto

Cursa Mestrado em História Cultural na Universidade de Brasília (UNB). Pós-graduação em História da Arte Sacra pela Faculdade Dom Luciano Mendes (2017). MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Ruy Barbosa (2014) e graduação em Teologia pela Universidade Católica do Salvador (2010), tendo realizado intercâmbio no Centro de Formação Bíblica Ecce Homo, em Israel (2008-2009). É professor da Universidade Católica do Salvador (UCSal), atualmente cedido à Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB) para atuar como assessor das Comissões de Bens Culturais e Educação e Cultura (Setor Universidades) da CNBB. Na UCSal, lecionou a disciplina de Teologia e Humanismo nos cursos de Direito, Engenharia, Administração, Ciências da Computação, Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem. Assessora regiões do país na articulação do Setor Universidades, segundo organização da CNBB. Integrou os Grupos de Trabalhos (GTs) Nacionais de Pastoral Universitária da Associal Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) (2014 – 16), Universidades e Amazônia (2017 – 18), Revitalização do Ensino Religioso no Acordo Brasil x Santa Sé (2017 – 18). Desenvolve atividades de extensão acadêmica em diversos lugares do país, abordando a temática do humanismo solidário no âmbito do Ensino Superior.

Prof. Me. José Roberto Vasconcelos

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Licenciado em Letras pela Universidade Potiguar. Especialização em Metodologia do Ensino Religioso (UNICAP-PE). Especialização em Pastoral Escolar (UCB – Universidade Católica de Brasília).Especialização em Educação Moderna: metodologias, tendências e foco no aluno, pela PUCRS (cursando). Mestrado em Ciências da Religião (UNICAP-PE). Professor do curso de Serviço Social (UNINASSAU) e na UCB (Universidade Católica da Bahia) – Professor visitante na Pós-Graduação em Religião e Educação na Contemporaneidade. Professor do Colégio Marista de Natal de Cultura Religiosa e Filosofia; responsável pela formação de professores na parte de espiritualidade e estudos sobre educação; Especialista em componente curricular (coordenação de área) de Filosofia e Cultura Religiosa.

Profª. Drª. Marisa Claudia Durante

Possui graduação em Administração. Especialista em Planejamento Estratégico de Marketing. MBA em Gestão de Negócios. Psicopedagoga. Mestre e Doutora em Educação. Experiência de 32 anos no mercado de trabalho, exercendo a função de diretora geral da Faculdade de Pres. Epitácio-SP (UNIESP), experiência como docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Gestão da Tecnologia da Informação, Agronegócio e Educação Física. Atualmente faz parte do corpo docente da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, exercendo também a função de coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Atua no NDE dos cursos Administração, GTI, Pedagogia, Agronegócio e Educação Física. É membro do Grupo Gestor do Planejamento Estratégico da Faculdade La Salle, Coordenadora da CPA. É parecerista de diversas Revistas Científicas no Brasil e outros países. Como pesquisadora estuda o desenvolvimento humano.

Profª. Ma. Roberta Guedes

Possui graduação em História pelo Centro Universitário Salesiano – UNISAL. Especialista em Tecnologia Educacional pela PUC PR. Especialista em Gestão Educacional pela PUC RS Especialista em Processos Acadêmicos pelo UniProjeção. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Doutoranda em Ciências Sociais no UniSinos de São Leopoldo Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo e Interdisciplinaridade na Formação Docente do CNPQ/UniProjeção. Experiência de 22 anos na educação básica, exercendo as funções de professora, coordenadora pedagógica e direção educacional. Atua há 10 anos no ensino superior como docente na Graduação e Pós-Graduação e coordenadora pedagógica dos cursos de Pedagogia, Direito e Letras do UniProjeção. Foi analista educacional da Rede Marista da Província Centro Norte. Atualmente é gerente educacional da educação básica da Associação Nacional de Educação Básica – ANEC e atua como consultora pedagógica de diversas redes.

Profª. Maria Cristina Bove

É membro Titular do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Politica Nacional para a PSR e participa do GT da População de Rua do Conselho Nacional de DH. Assessora a Pastoral Nacional do Povo da Rua e é membro do INSEA- Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável e do Centro de Sustentabilidade das Pastorais Sociais e Organismos da CNBB- Census. Uruguaia, membro da Fraternidade das Oblatas de São Bento. Vive no Brasil desde 1965 desenvolvendo Missão Urbana com crianças e adolescentes de rua, mulheres em situação de prostituição e no sistema prisional, população em situação de rua e catadores de material reciclável. Morou nas cidades de Recife, São Paulo e Belo Horizonte. Coordenou a Pastoral de Rua de BH durante 15 anos e a Pastoral Nacional do Povo da Rua, organismo da CNBB, durante 14 anos (2001/2015).
Participação no Grupo Interministerial GTI para elaboração da Política Nacional da PSR e em eventos, conferencias, simpósios nacionais e internacionais

Prof. Me. Rodinei Balbinot

Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2005). Possui licenciatura Plena em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1995), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1999), aperfeiçoamento em educação pela Universidade de Passo Fundo (2003), e especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (2010).

Prof. Gabriel Mais Salgado

Graduado em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru) e especialista em sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP), Gabriel é coordenador do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, que integra o movimento global Design for Change e atua no reconhecimento, valorização e divulgação de iniciativas transformadores realizadas por estudantes de todo o país. Além disso, tem experiência na área de Direitos Humanos, principalmente, em políticas públicas na área de educação e participação infanto-juvenil.
Atuando no Brasil desde 2015, o Criativos da Escola já realizou quatro premiações anuais

Prof. Dr. José Pacheco

Educador, Pedagogo, Especialista em Leitura e Escrita, MSc em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Na EcoHabitare é Coordenador Pedagógico dos Projetos de Formação.

Nager Castilho Amui

Analista técnico do Sebrae MT na cidade de Cuiabá, já a 17 anos. Graduado em direito com pós-graduação em Gestão Empresarial e em Educação Ambiental 08 anos já atuando no Centro Sebrae de Sustentabilidade. Atualmente responsável pela gestão do centro Sebrae de sustentabilidade, sua governança e na disseminação dos conteúdos produzidos pelo centro.

Viviane Kelly Pozzolo

Formada em Administração de Empresas, com Especialização em Gestão Empresarial pela Trevisan, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.  Analista do SEBRAE MT, desde 2013 e Gestora do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Estado de Mato Grosso, desde 2015.