Mesas Temáticas são espaços de debates, reflexões e socialização de experiências educativas que, pela sua temática e relevância são consideradas estratégicas para o desenvolvimento da atividade educacional das associadas da ANEC. As mesas apresentarão, cada uma, três trabalhos de acordo com a sua área. Cada trabalho será apresentado duas vezes, sendo uma na primeira sessão e outra na segunda. Cada trabalho terá 15 minutos para exposição e 15 minutos para debate, perfazendo um total de 30 minutos por apresentação.
Divisão das Mesas Temáticas por áreas/temas (download)
Dia 19 de julho de 2017, das 14h às 18h30
Área: Formação e Prática Docente 01
Sub-Área: Formação profissional e realização pessoal
• Extensão universitária: Formação transdisciplinar na graduação
• O projeto de formação de professores da RJE: uma experiência em curso
• A desvalorização social do professor e suas precárias condições salariais e de trabalho: causas da crise das licenciaturas
Área: Gestão 01
Sub-Área: Gestão do conhecimento e organização curricular
• Reestruturação curricular Marista: um jeito de educar e evangelizar
• Escolas católicas e a educação física: pressupostos curriculares na perspectiva filosófica de Santo Agostinho
• Pedagogia franciscana enquanto educação humanizadora
Área: Gestão 02
Sub-Área: Gestão do conhecimento e organização curricular
• Inclusão e acessibilidade em Museus: audiodescrição de cenários no Museu de Artes e Ofícios
• A Importância do Núcleo Psicopedagógico no ensino superior: um estudo de caso na Faculdade Damas da Instrução Cristã
• Relato de experiência: primeiros passos para uma escola inclusiva
Área: Processos Pedagógicos 01
Sub-Área: Educação Inclusiva
• O currículo para alunos com deficiência intelectual nas escolas comuns
• Um estudo da construção de posicionamentos identitários assumidos por estudantes pibidianos em relatos orais sobre a temática do tornar-se professor
• Processo de inclusão de um aluno com síndrome de down nas aulas de educação física
Área: Processos Pedagógicos 02
Sub-Área: Formação Integral
• A sexualidade infantil a serviço da aprendizagem: uma revisão bibliográfica
• Trilhas da Esperança – roteiros formativos para educação ético-religiosa
• Grupinho: uma intervenção coletiva e terapêutica no ambiente escolar
Área: Identidade Confessional 01
Sub-Área: A contribuição da espiritualidade e da mística na formação de alunos, professores, colaboradores e gestores
• Decisões e escolhas de vida de jovens de educação superior: uma leitura a partir do aconselhamento pastoral
• Colégio Marista Criciúma: acolhida como um conjunto de elementos inculturadores
• A prática de Jesus como fundamento para a identidade católica de uma IES: experiência de um centro universitário
Área: Identidade Confessional 02
Sub-Área: A contribuição da espiritualidade e da mística na formação de alunos, professores, colaboradores e gestores
• Olhares sobre a educação católica: desafios, dificuldades e sinais de esperança
• Juventudes e espiritualidades, uma cosmovisão através da escola católica
• Educação Católica: um diálogo a partir das reflexões do Papa Francisco
Área: Identidade Confessional 03
Sub-Área: Currículo evangelizador / A contribuição da Pastoral Escolar e do Ensino Religioso na formação integral da comunidade escolar
• O agente de pastoral e a defesa da vida e dos biomas brasileiros na escola católica
• A Meditação como prática de autoconhecimento numa instituição Jesuíta – Relato de experiência
• Educar para o cuidado da Casa Comum: um olhar a partir da educação e espiritualidade ecológicas
Área: Criança e adolescente – Identidades e diferenças
Sub-Área: Convivências no ambiente escolar / Violências e o contexto escolar / Infâncias e juventudes
• Transformações culturais e sociais do século XX e XXI nas famílias das primeiras séries do ensino médio do colégio Marista de Criciúma
• Bullying e Cyberbullying: uma proposta de análise, conscientização e convivência
• O desenvolvimento moral face as condutas de transgressão e violência em ambiente escolar
Área: Gestão 03
Sub-Área: Inovações em gestão escolar e acadêmica
• Cenários prospectivos: reconfigurações na gestão escolar e acadêmica do Colégio Medianeira
• Governança de tecnologia da informação em instituições católicas: desafios e perspectivas
• Gestão do espaço escolar: um olhar para o ambiente educativo como terceiro educador
Área: Processos Pedagógicos 03
Sub-Área: Processos e práticas inovadoras
• Fonoaudiologia educacional: intervenção junto a escolares e professores do ensino infantil
• Coaching educacional
• Consciência fonológica, leitura e escrita de escolares
Área: Processos Pedagógicos 04
Sub-Área: Processos e práticas inovadoras
• Ciência e empreendedorismo: pesquisa e desenvolvimento em nutrição no combate a doenças negligenciadas
• Orientação de estudos: uma proposta autorregulatória
• Ciência e empreendedorismo: inovação no ensino de nutrição pelo estímulo a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos
Área: Processos Pedagógicos 05
Sub-Área: Processos e práticas inovadoras
• Programa de preparação para vestibulandos
• Metodologias Ativas: possibilidades e desafios
• As metodologias ativas aplicadas ao ensino de filosofia
Área: Processos Pedagógicos 06
Sub-Área: Processos e práticas inovadoras
• O uso de blog na prática extensionista: a experiência do projeto Ponto Jovem
• Etnomusicologia: estratégias na relação escola, sociedade e ambiente
• O desafio da interdisciplinaridade: a experiência do Curso de Ciências Contábeis da unidade São Gabriel da PUC Minas
Área: Processos Pedagógicos 07
Sub-Área: Processos e práticas inovadores / Avaliação na contemporaneidade
• Inovação e convenção: os desafios da formação política e cidadã de jovens no programa Parlamento Jovem de Minas
• Avaliação da educação infantil: uma conexão entre pais e escola
• A Introdução de Práticas Curriculares de Extensão nos Cursos de Graduação de uma Universidade confessional e comunitária
Área: Processos Pedagógicos 08
Sub-Área: Avaliação na contemporaneidade
• Avaliação Socioemocional: uma nova medida para o desempenho escolar
• Reavaliando o processo de avaliação acadêmica
• Avaliação da Educação Infantil: uma conexão entre pais e escola
Área: Responsabilidade Social 01
Sub-Área: As instituições diante das políticas públicas
• O cotidiano da intersetorialidade e suas relações
• A experiência da implementação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal no Curso de Ciências Contábeis, no Campus Coração Eucarístico, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
• O trabalho em rede e o fortalecimento das políticas públicas – a experiência do Projeto Articulando Redes, Fortalecendo Comunidades
Área: Responsabilidade Social 02
Sub-Área: Relação entre escola e sociedade
• O diálogo necessário com a sociedade: avaliação de um projeto de extensão universitária na PUC Minas
• Projeto Entrelaçar
• A Função social da escola na contemporaneidade
Área: Responsabilidade Social 03
Sub-Área: Relação entre escola e sociedade / Sustentabilidade
• Incubadora de desenvolvimento econômico com inovação ambiental e social da PUC Minas (ideias): um elo entre escola e sociedade
• Assessoria técnica a ocupações urbanas
• Universidade sustentável: caminhos estratégicos para uma gestão ecoeficiente na PUC Minas
Área: Responsabilidade Social 04
Sub-Área: Sustentabilidade
• Universidade Socialmente responsável e sustentável
• Estudo da taxa de degradação: bioplástico de farinha de trigo integral e policloreto de vinila (PVC) em solução de eugenol e óxido de zinco (ZNO)
• Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): comportamento dos indicadores de risco das empresas brasileiras
Área: Responsabilidade Social 05
Sub-Área: Ética do cuidado / As instituições diante das políticas públicas
• Cuidado paliativo orientado pelos princípios da bioética
• A morada da espiritualidade em cuidados paliativos: a escuta do sofrimento
• Migrações internacionais e IES: a experiencia da PUC Minas
Área: Tecnologia 01
Sub-Área: A tecnologia à serviço da educação
• A leitora ótica aplicada no ambiente escolar
• O fator Minecraft e a aprendizagem ativa na educação bilíngue
• Mãos nos blocos: um relato sobre protagonismo, criatividade e aprendizagem significativa
Área: Tecnologia 02
Sub-Área: A tecnologia à serviço da educação / Educação à Distância e ensino-aprendizagem mediado por tecnologias
• Concepções do uso das tecnologias na formação de jovens e adultos
• Questionário de histologia online como ferramenta de auxílio para o estudo de discentes do curso de ciências biológicas da PUC Minas em Betim
• Um recorte exploratório do Blended learning nos repositórios brasileiros
Área: Tecnologia e Gestão
Sub-Área: Educação à Distância e ensino-aprendizagem mediado por tecnologias / Gestão dos corpos docente e técnico / Inovações em gestão escolar
• Planejamento da implantação das disciplinas semipresenciais nos cursos de graduação
• A gestão universtária: a bioética na perspectiva da economia de comunhão
• Inserindo estratégias de inovação no contexto da formação
Área: Processos Pedagógicos / Formação e Prática Docente
Sub-Área: Ética e educação / Trabalhar em sala de aula com as diversidades e identidades sociais
• Os valores são inabitáveis à educação em tempo de modernidade? Uma análise sobre a existência da prática de valores em uma unidade educacional confessional
• Português como língua estrangeira (PLE): formação docente e construção de expedientes didático-metodológicos