Por mudanças nas salas de aulas foi um dos pontos abordados na segunda palestra da quarta edição do Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento que tem como apoio a Pontifícia Universidade Católica de Minas, começou ontem (19) e vai até amanhã (20) com mais de 1300 participantes vindos de todo o país.

Antes da palestra foi realizado pelo arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros (MG) e Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para Cultura e Educação/CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva celebração eucarística aos presentes no Congresso.

Com o tema “Por uma Educação no Século XXI: ética, sustentabilidade e inovação”, o palestrante, tradutor e escritor brasileiro, Dr. Gabriel Perissé trouxe como reflexão alguns pontos acerca das mudanças na era digital e da necessidade de transformações no cotidiano do professor em sala de aula. “ É necessário pensar e agir como essa geração pensa e agi. É preciso mudar a maneira de dar aula, o professor não deve proibir o celular na sala de aula, mas estimular, pois vivemos uma vida digital”, afirmou Perissé. Dentre os pontos que Perissé ressaltou, além da vida digital inseridas no século XXI estão a ameaça ambiental, a variedade social, a violência mortal, a religiosidade plural e a formação integral.

  • Congresso aconteceu na capital mineira (BH)

  • Evento começou no dia 19 e vai até até 21 de julho

  • Missa marca abertura do IV Congresso Nacional de Educação Católica

  • Celebração de abertura do IV Congresso da ANEC

  • Palestrante Gabriel Perissé (dir)

  • Grande público compareceu ao evento promovido pela ANEC

  • Palestra sobre Ética Sustentabilidade e Inovação realizada do segundo dia do evento

  • Fórum do IV Congresso da ANEC

  • Fórum de Comunicação e Marketing realizado durante o congresso da ANEC em 2017

  • Fóruns de educação marcaram o segundo dia do congresso

  • Último dia de atividades do Congresso da ANEC

Na ocasião, o palestrante citou também uma frase do filosofo espanhol, Affonso Lopez que dizia “Mais do que professores ou instrutores, devemos ser formadores. No entanto, é preciso que cada um de nós descubra e desenvolva suas possibilidades criativas”. Na formação integral, pensando nessa frase do filósofo, Perissé afirmou que os educadores precisam identificar, detectar e procurar soluções para os problemas, eles não podem exigir igualdade dos alunos, pois cada um tem uma maneira de absorver a informação. “Formação Integral, não é saber tudo, mas é aprender quase tudo”, disse Perissé.

O reitor da Universidade Católica de Brasília e conselheiro do Conselho Nacional de Educação Frei Gilberto Garcia foi o segundo palestrante dessa manhã e falou sobre  o tema “Os impactos da nova Base Nacional Comum Curricular, abordando os pontos mais relevantes da proposta para o ensino básico nacional.

Contextualizando o histórico do ensino básico no Brasil, Frei Gilberto Garcia, fez referência à fala do ex-ministro Renato Janine Ribeiro durante palestra no primeiro dia do Congresso, reforçando a dificuldade da proposta do federalismo. “Temos um déficit que é consequência ou resultado da falta de políticas públicas para a educação”, pontuou. Ainda segundo ele, “as políticas públicas voltadas para o ensino superior tiveram mais avanço do que a educação básica”. Um dos maiores problemas, para Frei Gilberto, é a homogeneização do sistema educacional em um país de proporções continentais, como o Brasil, uma vez que há diferenças culturais e regionais que dificultam a unificação do sistema.

Frei Gilberto Garcia discorreu acerca de outros temas, como, por exemplo, as questões de gênero. “O tema, que está no projeto como Identidade de gênero e educação. É importante que se diga que surge como um problema de educação, e não como uma questão social, no sentido específico. Os problemas reais que acontecem nas nossas escolas ligados à questão de gênero e não podem deixar de ser discutidos”, explicou o frei.

No período da tarde conforme divulgado na programação foi realizado o Fórum de Educação Básica, o Fórum de Ensino Superior, Fórum de Pastoral e o Fórum de Comunicação e Marketing.

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